sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Contratos das redes sociais escondem perigos à privacidade dos usuários

Você já leu o “Li” ou “Aceito”, que tratam dos termos de uso e das políticas de privacidade, nos cadastros do Facebook, do Twitter, do Google+ ou do Orkut? Seria importante dar mais atenção, pois ao clicar sim o usuário estará automaticamente autorizando os quatro sites a utilizarem os seus dados pessoas - fotos, vídeo, textos - como quiserem,  inclusive em conteúdo publicitário. 

Os sites podem ainda alterar as regras a qualquer momento sem informar aos usuários. É o caso do Orkut que criou um recurso que permite ao usuário saber quem visitou o seu perfil. Fez a mudança sem dizer nada aos participantes da rede social, que acabaram descobrindo foram repassando por meio de mensagens ao demais. 

Outra cláusula duvidosa dos contratos é sobre o compartilhamento de informações com terceiros. Por exemplo, quem vai participar de uma das redes sociais utilizando um aplicativo de uma empresa diferente autorizaria que vejam os seus dados. 

Apesar da possibilidade de uso, os sites não são responsáveis pelo conteúdo publicado pelos usuários de acordo com decisão do Superior Tribunal de Justiça. Por conta desse entendimento, um usuário que teve um perfil falso criado no Orkut, perdeu a causa contra a empresa, na semana passada. A responsabilidade somente haverá se o site receber uma notificação informando do uso inapropriado. Veja algumas regras aceitas pelos usuários  segundo reportagem da Folha s.Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário