segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Guerra dos sexos no Google?


A Google quer descobrir o exato momento em que a empresa perde funcionárias mulheres para criar uma maneira de mantê-las no grupo. Os executivos estão preocupados com o fato de que muitas mulheres desistem durante o processo de entrevistas e não são promovidas com a mesma freqüência que os homens. Considerada uma empresa onde as mulheres se destacam, a Google se preoucupa agora com o porquê das mulheres dos níveis de comando estarem perdendo espaço na empresa.

Desde que Larry Page se tornou o executivo chefe e reorganizou o Google, no ano passado, as mulheres têm sido afastadas dos centros de comando ou são preteridas nas promoções. Isso inclui Marissa Mayer, que deixou a empresa em julho para comandar o Yahoo após ser deixada de lado pela Google.

Algumas pessoas afirmam que a saída das mulheres do topo da empresa é reflexo da cultura machista da engenharia. A percepção dos funcionários é que Page valoriza os profissionais de produtos, em detrimento dos funcionários voltados a negócios. E no Google, assim como em muitas outras empresas de tecnologia, os engenheiros de produtos costumam ser homens. Como medida paliativa, a empresa está incentivando mulheres do alto escalão a indicarem outras mulheres e também aumentou a licença maternidade de três para cinco meses e passou a pagar o salário durante esse período.

A empresa não está sozinha em sua batalha para atrair, reter e promover mulheres em áreas técnicas. O número de mulheres que trabalham em cargos de computação diminuiu 8% entre 2000 e 2011, caindo para 25%, ao passo que o número de homens aumentou 16%, de acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho. A imagem do Vale do Silício como um local pouco atrativo para as mulheres recentemente se tornou um novo tópico de discussão, quando Ellen Pao, associada júnior na empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers, abriu um processo de discriminação sexual contra seu empregador.
Fonte: The New York Times


Nenhum comentário:

Postar um comentário