sábado, 17 de setembro de 2011

Usuários têm novas opções de edição de vídeo no YouTube

Está disponível no YouTube, desde a última quarta-feira (14), uma ferramenta que permite a edição de vídeos publicados no site sem precisar utilizar um programa específico. Outra novidade dessa nova ferramenta de edição é que os vídeos vão continuar com o mesmo endereço. Com isso, eles não vão perder a audiência: antes de fazer as modificações, o usuário poderá ver uma prévia e decidir se irá ou não alterar o vídeo, sem que isso interfira na contagem do número de visitas recebidas antes de ele ser editado.

De acordo com o blog oficial do YouTube Brasil, isso vai permitir que os vídeos que já estejam sendo exibidos possam ser modificados sem perder sua identificação do usuário (ID), os comentários que outros usuários tenham postado ou ainda os vídeos relacionados. Vale ressaltar também que os internautas apenas poderão editar vídeos de sua própria autoria e precisam estar logados para conseguir usar a ferramenta.

Entre as opções de edição, estão encurtar a extensão dos vídeos, ajustar o brilho, o contraste e a saturação ou ainda aplicar filtros e efeitos de cor como o preto e branco. Para isso, basta clicar no botão “Edit Video”, que fica logo acima do vídeo (no Brasil, o referido botão foi denominado “Aprimorar vídeo”). No vídeo acima, há alguns exemplos do que é possível fazer utilizando a nova ferramenta de edição.

A exceção refere-se aos vídeos com mais de mil visualizações ou aqueles com alguma reivindicação de conteúdo. Nesses dois casos específicos, os vídeos até podem ser editados, mas terão quer ser salvos em um novo endereço.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Escritores em "Tuitaço" a favor dos contos

A partir da próxima quarta-feira, 21 de setembro, e nas próximas cinco semanas, os internautas poderão acompanhar e participar de um “Tuitaço” em prol do relato breve. A cada semana um escritor será convidado para criar uma linha de uma história, e os tuiteros poderão agregar as quatro frases seguintes para criar um conto de 670 caracteres, com a etiqueta #soatale en Twitter.

A iniciativa é da Sociedade de Autores do Reino Unido, que serve aos interesses dos escritores profissionais há mais de um século. Atualmente, tem mais nove mil membros de diferentes áreas, de romancistas a médicos, escritores de livros didáticos, ilustradores etc. Entre os autores que irão participar do "Tuitaço" está o escritor, criador de histórias, como The Sandman, e blogueiro do The Guardian, Neil Gaiman (foto).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jornal desenvolve espelho que interage com usuário



Falar com o espelho é uma exclusividade da bruxa da história da Branca de Neve, correto? Não necessariamente. No que depender do laboratório de novas mídias do jornal "The New York Times" — que busca inovações tecnológicas na área da comunicação para antecipar novas formas de disseminação de notícias —, nós também poderemos falar com o espelho e pedir a ajuda dele para conseguir informações cotidianas, até mesmo sobre o que vestir, como mostra o vídeo acima, sobre o funcionamento do aparelho.

Intitulado “Magic Mirror” (Espelho Mágico, numa tradução literal), o projeto que pode tornar isso não apenas possível como também normal utiliza tecnologia do Kinect, da Microsoft, para detectar os movimentos de quem está na frente do espelho. Ele conta ainda com um sistema de reconhecimento de voz, que possibilita às pessoas falarem os comandos para o mecanismo.

Através desse espelho, será possível acessarmos o conteúdo do jornal enquanto escovamos os dentes ou usamos o fio-dental e até conferirmos informações sobre produtos farmacêuticos ou ainda consultarmos a prescrição médica para algum remédio. Segundo o colunista da Folha.com, Gilberto Dimenstein, quem preferir vai poder ainda utilizar o espelho para solicitar informações sobre trânsito e fazer a reserva num restaurante, por exemplo. Isso tudo num futuro não muito distante. Moral da história? É bom já ir treinando o famoso “Espelho, espelho meu...”.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Plataforma na web obtém êxito com a participação do usuário


Em menos de seis anos, é o blog mais lido, linkeado e citado de internet. Huffington Post ou simplesmente HuffPo, ao contrário dos meios tradicionais, apostou num modelo aberto a participação do público.
HuffPo foi fundado, em maio de 2005, por Arianna Huffington, Kenneth Leher e Jonah Peretti. Iniciou com um grande grupo de blogueiros e disponibilizando conteúdos de opinião e reportagens originais sem nada pagar a esses colaboradores. Outra estratégia adotada foi abrir aos comentários do público com uma moderação simples. Isso chamou a atenção do público e fomentou o jornalismo cidadão. Além da participação dos desconhecidos, a plataforma era incrementada pela publicação de celebridades e políticos, respectivamente, o diretor de cine, Michael Moore, o ator Alec Baldwin e o presidente americano Barack Obama.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Autora problematiza mecanismos de interação em blogs e redes sociais




Em seu artigo “Redes sociais na internet: considerações iniciais”, a doutora em Comunicação e Informação Raquel da Cunha Recuero (foto) apresenta diversos modelos teóricos que problematizam a estruturação das redes sociais. O interessante do texto é que as teorias são apresentadas, mesmo que suas falhas invibializem a sua aplicabilidade nas redes sociais utilizadas pela autora do texto: o Orkut, blogs e fotologs. Porém, a título de conhecimento, é uma proposta válida, já que certos aspectos teóricos podem ser aproveitados para análises de redes que se tornaram populares após 2004, ano em que o artigo foi redigido, como o Facebook, o Twitter e o Flickr.

A desmistificação do Orkut como uma rede social ampla e conectada, com um pequeno grau de separação, merece destaque. Há de se ressaltar, como o faz a autora, a possibilidade que a rede lançada pelo Google permite de adicionar amigos ainda que não exista qualquer tipo de interação social entre as duas pessoas envolvidas. Ou seja, muitas das conexões são falsas e não funcionam como representação da existência real de uma rede social. Como basta fazer o convite de amizade e o outro envolvido aceitar, essa “relação aditiva” não faz da interação social um pressuposto para o estabelecimento das conexões. Resultado: o que era para ser rede social pode se transformar numa mera “coleção de perfis”.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

You Tube está em negociação para oferecer serviço de jornalismo investigativo


Para atender ao um público interessado em mais conteúdo, o You Tube está em negociação com o Centro de Reportagem de Investigação (CIR, em inglês), de Berkeley, Califórnia, para oferecer reportagens investigativas. O CIR, que é uma organização sem fins lucrativos, deve produzir o conteúdo, que poderá ser disponibilizado na plataforma do You Tube.


De acordo com o diretor Executivo do CIR, Robert Rosenthal, em declarações a 
ABC News, de Austrália, "existe uma revolução da informação e da tecnologia". A questão é que os meios tradicionais têm limitações para produzir material mais aprofundado na rede, mas as plataformas de meios sociais, como You Tube, estão interessadas em fazer esse tipo de trabalho. E "estamos impressionados com a oportunidade", declarou. 

O Centro tem 35 funcionários, com jornalistas no Afeganistão e Egito. São produzidas mais de 30 reportagens investigativas por ano, que são vendidas aos serviços noticiosos americanos, como a National Public Radio, Frontline e NewsHour e WAshington Post.

domingo, 11 de setembro de 2011

SBT é o primeiro canal do Brasil a ter interatividade 24 horas na TV digital




Oferecer interatividade nas transmissões digitais durante 24 horas por dia: este é o objetivo do Portal de Interatividade (foto) do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Funcionando desde a última semana de agosto, o portal transformou a emissora de Sílvio Santos na primeira, no Brasil, a oferecer serviços interativos ininterruptamente. Isso porque outras emissoras nacionais, como a Globo e a Band, até então limitam a interatividade a programas específicos. 

Fruto de uma parceira com a Totvs, o Portal de Interatividade é composto de conteúdos independentes da programação, como notícias, uma ferramenta para seguir no Twitter os profissionais da emissora, uma loja virtual, enquetes e quiz. De acordo com a revista Home Theater & Casa Digital, o portal vem com a possibilidade de ter o conteúdo sincronizado com a programação do canal, porém sem retirar do ar o restante do conteúdo. Nesse caso, o que acontece é que a interatividade relacionada ao programa em exibição surge como outro item do portal. 

Alguns aperfeiçoamentos no Portal de Interatividade estão previstos. Um deles busca permitir que o telespectador tenha o seu próprio Twitter na página. Outra novidade que deve ser implantada se refere à loja virtual, criada em parceria com o Submarino: ela possibilitará a realização de transações diretamente da TV, no caso dos televisores com canal de retorno. Até agora, a transação precisa ser finalizada por telefone ou com um computador.