Está disponível no YouTube, desde a última quarta-feira (14), uma ferramenta que permite a edição de vídeos publicados no site sem precisar utilizar um programa específico. Outra novidade dessa nova ferramenta de edição é que os vídeos vão continuar com o mesmo endereço. Com isso, eles não vão perder a audiência: antes de fazer as modificações, o usuário poderá ver uma prévia e decidir se irá ou não alterar o vídeo, sem que isso interfira na contagem do número de visitas recebidas antes de ele ser editado.
De acordo com o blog oficial do YouTube Brasil, isso vai permitir que os vídeos que já estejam sendo exibidos possam ser modificados sem perder sua identificação do usuário (ID), os comentários que outros usuários tenham postado ou ainda os vídeos relacionados. Vale ressaltar também que os internautas apenas poderão editar vídeos de sua própria autoria e precisam estar logados para conseguir usar a ferramenta.
Entre as opções de edição, estão encurtar a extensão dos vídeos, ajustar o brilho, o contraste e a saturação ou ainda aplicar filtros e efeitos de cor como o preto e branco. Para isso, basta clicar no botão “Edit Video”, que fica logo acima do vídeo (no Brasil, o referido botão foi denominado “Aprimorar vídeo”). No vídeo acima, há alguns exemplos do que é possível fazer utilizando a nova ferramenta de edição.
A exceção refere-se aos vídeos com mais de mil visualizações ou aqueles com alguma reivindicação de conteúdo. Nesses dois casos específicos, os vídeos até podem ser editados, mas terão quer ser salvos em um novo endereço.