sábado, 4 de agosto de 2012

Twitter passa dos 500 milhões de usuários, mas sofre desaceleração no Brasil

O Twitter chega a 517 milhões de usuários no mundo, mas perde espaço no Brasil. A afirmação é da consultoria francesa Semiocast que analisou, no mês de julho, a utilização do microblog em mais de 50 países.

Apesar do grande número de perfis, a pesquisa verificou que apenas uma terço das contas são consideradas ativas. Ou seja, somente 170 milhões dos usuários  postam com frequência na rede social. No Brasil, com mais de 40 milhões de contas, esse dado é ainda pior: cerca de 10 mihões (25%) são usuários frequentes e 30 milhões (75%) são os chamados usuários "fantasmas".


De acordo com a Semiocast, ainda que o país seja o segundo em número de usuários, o crescimento é cada vez mais desacelerado. Entre os 50 países que possuem mais pessoas no Twitter, o Brasil é o segundo que menos cresceu nos últimos seis meses: 17%. Apenas a Coréia do Sul (16%) teve crescimento inferior.

Os motivos prováveis da queda: a consolidação do Facebook no país e o crescimento do Tumblr.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

83,09 milhões perfis do Facebook são falsos

8,7% das contas do Facebook não são verdadeiras. A informação é da Comissão de Segurança dos Estados Unidos que, no levantamento feito para a rede social,  classificou como falsos: os perfis duplicados, os feitos de “maneira errada” e os indesejados.

A comissão analisou todos os 955 milhões de usuários do Facebook (número superior aos 901 milhões apontados pela empresa de consultoria Gartner há uma semana) e verificou que a maioria das falsas contas, 45 milhões ou 4,8%, são de usuários repetidos. São contas que foram copiadas (informações, fotos estc.) por hackers.

As contas classificadas como de “maneira errada” somam 21 milhões ou 2,3%. Esses são os perfis, por exemplo, de animais ou instituições, que foram criados, não são usados e não são considerados potenciais consumidores. O restante dos perfis falsos, 17 milhões ou 1,6%, são os “indesejados”: usuários que violam os termos de uso da rede social e prejudicam a imagem da empresa.

O intuito da pesquisa é elaborar um mapa para eliminação dessas contas. O Facebook acredita que esses perfis espantam anunciantes.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Endereços ".br" chegam a três milhões de registros


O Registro.br, órgão responsável pela distribuição de endereços de internet no Brasil, anunciou que o país chegou a marca de três milhões de domínios com final “.br” registrados.

Nos últimos dois anos foram um milhão de novas páginas. Um crescimento exponencial que revela a explosão do uso da Internet no Brasil.
 
Frederico Neves, diretor de serviços e tecnologia do NIC.br, considera o número significativo. Segundo ele, “apenas sete domínios de países têm mais registros que o “.br”. Esta é a prova de que o “.br” continua sendo o domínio de preferência dos brasileiros”. 

No Brasil, também é possível registrar um domínio internacional (com final “.com” ou “.org”) e cada registro possui um custo anual de R$ 30,00.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Confira 10 curiosidades à venda no eBay

Vimos no Interatividade o caso da americana que ofereceu a “mão” da sobrinha em casamento. Esse foi apenas mais um "objeto" estranho à venda no eBay, famoso site de leilões virtuais.

Inspirado nessas bizarrices, apresentamos a pesquisa do Mashable. São 10 objetos inusitados, disponíveis para compra no eBay:
BONECA ASSOMBRADA 
Foto: Reprodução/eBay

terça-feira, 31 de julho de 2012

Atletas são banidos das Olimpíadas por conta de mensagens no Twitter

A atleta grega foi expulsa antes do início dos jogos
As Olimpíadas de Londres acabaram cedo para dois atletas que estavam escalados para as competições de 2012. A triplista grega Voula Papachristou e o jogador de futebol da Suíça, Michel Morganella, foram cortados por conta de mensagens racistas publicadas no Twitter.


O zagueiro suíço, de branco, ofendeu os sul-coreanos 
Na segunda-feira, 23, quatro dias antes do início das competições, a triplista escreveu: “Com tantos africanos na Grécia... No mínimo os mosquitos no Nilo Ocidental irão comer comida caseira!!!”. Após a mensagem, duras manifestações foram enviadas à atleta pela rede social. Com a repercussão, o Comitê Olímpico Grego (COG) resolveu exclui-la da delegação que participaria dos jogos. Papachristou se assustou com a repercussão do seu tweet e pediu desculpas na quarta, 25, pela própria rede.

Já o jogador publicou, no último dia 29, uma mensagem em francês xingando os sul-coreanos após a derrota sofrida pela Suíça. A mensagem que repercutiu negativamente pelas redes sociais foi a seguinte: “destrocei todos os coreanos. Vão para o inferno, bando de atrasados mentais”. Por conta das ofensas, o zagueiro teve sua credencial cassada pelo chefe da delegação suíça. A conta do atleta no microblog foi deletada.

Antes dos jogos, os organizadores da competição haviam expressado suas preocupações com o uso das redes sociais. Está aí o porquê.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Facebook deixará de compartilhar matérias que você lê



Com o lançamento oficial do plugin “barra de recomendações”, o facebook deixará de compartilhar a matéria que você lê em sites. Agora, apenas com a nova ferramenta será possível sugerir textos aos seus contatos.

O botão “curtir”, que antes servia para compartilhar as leituras feitas, será reformulado e não funcionará mais como um "leitor social". O internauta poderá dizer que gostou (curtir) do que leu sem que a informação seja compartilhada automaticamente no seu feed de notícias.

Com esta nova barra, haverá uma fragmentação em que cada página (globo.com e Yahoo por exemplo) terá uma espécie de mini web-app com as suas próprias opções. Segundo o Inside Facebook, a mudança  é vista como positiva pelo Facebook e também por empresas terceirizadas, como a ShareThis, que está desenvolvendo widgets de compartilhamento para companhias interessadas.

domingo, 29 de julho de 2012

Newsweek pode dar adeus a versão impressa

Para compensar as sucessivas perdas com a publicação impressa, a revista americana Newsweek cogita sair apenas na versão digital a partir de 2013, informou a empresa.

Não estou afirmando que suceda totalmente, mas a transição do papel ao digital acontecerá”, afirmou Barry Diller, diretor executivo da IAC/Active Corp, grupo proprietário da publicação.

O conglomerado de mídia registrou um lucro moderado no segundo trimestre deste ano. Mesmo assim, a manutenção da revista em papel está sob análise, sendo uma das  opções torná-la apenas online, segundo o The Wall Street Journal.