sábado, 28 de janeiro de 2012

Facebook contrata jornalista e provoca boatos sobre a criação de sua página de notícias

O jornalista Dan Fletcher (foto), ex-funcionário do Daily Northwestern, ex-diretor associado do Time e há alguns dias responsável pelas redes sociais do Bloomberg, é o mais novo funcionário do Facebook. A empresa não divulgou qual será sua função na casa, gerando especulações e boatos entre os profissionais da comunicação.

Emil Protalinski, repórter da editoria de tecnologia da ZDNet, especula que, talvez, Mark Zuckerberg não esteja satisfeito em que o Facebook ofereça apenas aplicações de notícias aos participantes da rede social. "Estaría buscando criar sua própria página web para levar notícias aos seus usuários”, analisa.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os 15 Games mais aguardados de 2012

Quem curte jogos virtuais sabe: 2012 promete. Os lançamentos devem abusar da tecnologia; com gráficos cada vez mais reais e envolventes. Entre os mais aguardados estão:

- Prototype 2: você é o protagonista, um militar que quer se vingar do herói do primeiro game e acabar com a infecção que destruiu Nova Iorque.


- Grand Theft Auto 5: A série GTA causa devoção no mundo dos games.


Conheça o The Nicest Place on the Internet, site que oferece abraços virtuais

Não importa em que lugar do planeta você vive ou que idioma você fala: todo mundo precisa de um abraço de vez em quando. Foi pensando nisso que surgiu o site The Nicest Place on the Internet. O projeto tem como objetivo demonstrar a importância de um abraço para alguém e que esta é simplesmente uma forma singela e acolhedora de transferir boas vibrações para outra pessoa.

"Qualquer um pode enviar o seu abraço para o The Nicest Place on the Internet. Basta gravar um vídeo com o seu abraço, enviá-lo para o YouTube, e mandar um e-mail para os responsáveis do projeto. Depois da inclusão do seu abraço no sistema, você precisa mandar alguns dados adicionais e pronto. Você está apto a abraçar o mundo, mesmo que seja pela internet", informou o site TechTudo em uma matéria publicada na última quarta-feira (25).

Confira abaixo um vídeo demonstrativo do The Nicest Place on the Internet:


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O livro é perpétuo e insubstituível, defende vídeo

Nokia recebeu $250 milhões da Microsoft em 2011


Na apresentação anual dos resultados fiscais, a Nokia afirmou que recebeu da Microsoft, para garantir o uso do sistema operacional Windows Phone em seus novos smartphones da série Lumia, 250 milhões de dólares.
O pagamento, realizado no último trimestre de 2011, seria o primeiro de vários agendados para os próximos anos. Assim garante o canadense Stephen Elop, diretor da empresa finlandesa e antigo executivo da própria Microsoft.
“Nosso acordo com a Microsoft prevê essa captação de recursos, assim como o pagamento de royalties por nossa parte pelo uso do sistema em cada aparelho”, afirmou a Nokia em comunicado oficial. O acordo para o uso da plataforma móvel, que prevê a injeção de dinheiro na companhia, já era conhecido por analistas de mercado. A surpresa ficou por conta dos altos números divulgados.
A abertura de valores pode significar que a companhia finlandesa esteja recebendo um desconto, não confirmado, pelo uso do Windows Phone em seus smartphones – valor que pode chegar a 30 dólares por aparelho, de acordo com a Microsoft.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Orkut completa 8 anos

O Orkut completou 8 anos de existência na última terça-feira (24). E não há como negar: durante boa parte dessa jornada, a rede social do Google foi a preferida pelos brasileiros. A sua chegada ao Brasil aconteceu em 2004 e, no início, era preciso receber um convite para utilizá-la, o que gerou certa repercussão entre os usuários da época. Ao longo dos últimos anos, o Orkut tentou se reinventar: lançou modificações em sua interface e adicionou novos recursos, incluindo aplicativos para smartphones Android e iOS. Ele tinha tudo para continuar sendo a rede mais utilizada no Brasil, se não fosse pelo surgimento do Facebook.

“A inversão das posições, no entanto, era quase que inevitável. De acordo com dados divulgados pela comScore no dia 17 de janeiro, a rede social de Mark Zuckerberg foi a mais acessada no último mês de 2011, um aumento de nada menos que 192% nos últimos 12 meses. Apesar de haver uma grande polêmica em torno do resultado, uma vez que ele não contabilizou o acesso às redes provenientes de computadores públicos ou via dispositivos móveis, os números são surpreendentes. Todavia, o Orkut não deixa de ser importante para o Brasil. É inegável que uma parcela considerável dos usuários de Internet começou a acessar a grande rede através de computadores públicos, para manter contato com seus amigos no Orkut. Com a chegada do Google+, a briga entre os serviços sociais está apenas recomeçando”, afirma o site TechTudo em uma matéria publicada na última terça-feira (24).

Para celebrar a data, a equipe do Orkut postou no blog da rede social a seguinte mensagem: “Quase uma década depois, ele continua crescendo e melhorando com a ajuda de todos vocês que compartilham suas novidades e encontram seus amigos e interesses no Orkut. É um orgulho para nós fazer parte da vida de tantas pessoas que usam nossa rede social. Portanto, no dia do aniversário do Orkut, nós agradecemos às dezenas de milhões de usuários e convidamos a todos para festejar conosco essa data!”.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Filme À Sombra de um Delírio Verde retrata os índios Kaiowá e está disponivel ao acesso na internet

Enquanto todas as atenções envolvendo conflitos armados estão voltadas para a inquietante Primavera Árabe, especificamente na Síria ultimamente, a matança dos índios Guarani Kaiowá na região Sul do Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, atravessa estações e parece não haver apelo para que o massacre pare, pelo menos não por parte das transnacionais do agronegócio. Porém o documentário À Sombra de um Delírio Verde (Brasil, Bélgica e Argentina), disponível na internet, quebra as regras do jogo e da grande mídia e revela as tragédias acometidas aos indígenas daquela região.

A situação dos Guarani Kaiowá está retratada no documentário dirigido pelo jornalista brasileiro Cristiano Navarro, pela jornalista belga An Baccart e pelo cinegrafista argentino Nicolas Muñoz. À Sombra de um Delírio Verde denuncia a ação das transnacionais do agronegócio da cana-de-açúcar e seus efeitos sobre os povos indígenas do Mato Grosso do Sul.

Missão Bioma, o newsgame da Rede Globo

O jogo online Missão Bioma desafia os jogadores a proteger os biomas brasileiros das ameaças externas, provocadas pelo homem. Cada personagem colocado no tabuleiro tem que impedir de maneira diferente o avanço dos agentes da devastação, como poluição e motosserras.

O jogo combina raciocínio lógico com estratégia, além de exigir ação e rapidez do protetor virtual que luta em prol da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga, do Pantanal, da Mata Atlântica e dos Pampas. Para isso, cada jogador precisa estar bem informado: o participante tem de ler ou assistir notícias da Rede Globo sobre meio ambiente e responder perguntas sobre elas.

O game também permite compartilhar conteúdo noticioso sobre questões ambientais com seus amigos. A proposta é que o jogo seja uma forma diferente e divertida de se manter atualizado sobre o que acontece no campo ambiental no Brasil.

Online e gratuito, Missão Bioma é o primeiro newsgame - jogo com conteúdo jornalístico - da Rede Globo e foi desenvolvido dentro do Projeto Globo Natureza. Para jogar, acesse missaobioma.g1.globo.com.


Informações do G1.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

You Tube chega a 4 bilhões de vídeos assistidos ao dia

Nos últimos oito meses, o site de hospedagem de vídeos You Tube, teve um aumento de 25% em vídeos vistos. Segundo o site da Reuters, cerca de 4 bilhões são assistidos diariamente.

Isso porque os usuários passaram a ter outros meios para acessar o site, através dos televisores, tablets e smartphones. Para atrair ainda usuários, a empresa mudou recentemente o design da sua página inicial. Atualmente, 60 horas de vídeos são enviadas ao site por minuto.

No último mês de outubro, foram fechados acordos para obtenção de vídeos originais de artistas como Madonna e Jay-Z.

You Tube passa ainda a exibir filmes da Disney

O You Tube pertence ao Google desde 2006, quando foi comprado por U$ 1,65 bilhão.

Sobre ovos, BBB e violência contra a mulher


Peço licença aos leitores desta coluna para deixar de lado o texto informativo e explicitar a minha modesta opinião sobre a conduta da Rede Globo de Televisão diante do suposto estupro no BBB 12, assunto que circulou em todas as redes sociais na semana passada.

O comportamento de Boninho como Diretor do BBB não é diferente do comportamento do filho do Todo Poderoso da Rede Globo, que do alto da sacada de seu belo prédio no Rio de Janeiro, jogava ovos nas cabeças dos pedestres. Tal atitude, inclusive, explica a forma com a qual o diretor conduz tal programa e se relaciona com o seu público ainda hoje. Boninho age como se estivesse acima do bem e do mal, como se realmente não tivesse contas a prestar a sociedade em relação ao suposto estupro, refletindo a própria resistência da emissora em lidar de forma transparente com os conflitos.