sábado, 12 de maio de 2012

Dieckmann desiste de processar o google


 
Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
O advogado de Carolina Dieckmann informou nesta sexta-feira, ao G1,  que não vai mais processar o Google Brasil. Segundo Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um representante do site entregou uma carta em mãos, na qual a empresa trata do caso envolvendo a atriz Carolina Dieckmann, que teve fotos dela, nua, divulgadas na internet. O Google expôs ao advogado os empecilhos técnicos para impedir as buscas às imagens.

Na quinta-feira, Kakay disse que entraria com uma ação civil inibitória contra o Google, exigindo que a empresa retire do ar a ferramenta que permite a localização dos sites que estão divulgando as fotos de Carolina nua. No entanto, após a carta, o advogado mudou de opinião, “vamos mandar para o Google uma resposta à carta. Mas não justifica processá-lo, tendo em vista essa abertura demonstrada e o contato, esse diálogo que se estabeleceu. Ficou de bom tamanho”.

Site cadastra presidiárias que desejem começar relacionamento na prisão

Quando se imagina que não há possibilidade de se criar mais redes sociais, americanos lançam mais um site de relacionamentos, dessa vez para presidiárias buscarem um namorado. A nova rede se chama Meet – an- Inmate e explora um público novo, sob a justificativa de que apesar de estarem na prisão não significa que as mulheres presas sejam más.

O serviço é gratuito. Presidiárias e interessados fazem o cadastro no site. As mulheres preechem informações como altura, religião, previsão de soltura, além de postar duas fotos. Já os homens que tenham interesse em procurar uma namorada no site, podem refinar a busca por categorias, como idade (o site separa as idades de 18 a 65 anos).

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Muçulmanos vão lançar "Facebook religioso"


Ocorrerá, no próximo mês de julho, o lançamento de uma rede social com estilo semelhante ao Facebook, porém voltada para jovens que seguem a religião muçulmana. Denominada Salam World, a página utilizará tecnologia para censurar propagandas de bebida alcoólica, pornografia e outros conteúdos considerados incompatíveis com o Islã.

O objetivo do grupo de empresários muçulmanos que vai lançar essa rede social é atingir a marca de 50 milhões de usuários em três meses. Entretanto, o desafio é grande, pois a página terá que concorrer com redes sociais que são populares no mundo muçulmano e não têm qualquer tipo de censura, como é o caso do
Facebook e do Twitter.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O jornalismo e a revolução digital

"Estamos cada vez mais em um mundo de informação em tempo real", afirma Richard Gingras, chefe de Produtos de Notícias do Google. Para ele, os meios de comunicação precisam criar uma nova maneira de funcionar após um século desenvolvendo o mesmo formato ao repassar as notícias e defende ainda que jornalistas competentes são imprescindíveis, para garantir crebibilidade aos usuários, sendo mais importantes que as próprias marcas das empresas.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Animais de estimação têm redes sociais próprias na internet

Quem disse que cachorros ou outros animais de estimação não têm a sua própria rede social? Sim, existem várias páginas na internet exclusivas para eles. A pioneira no Brasil é a The Pet’s Universe, que conta atualmente com mais de 3 mil usuários-mascotes, entre cães, gatos, peixes, hamsters, coelhos e, por que não?, um cavalo e até uma dupla de porquinhos-da-índia.

Nessa rede social, os donos dos animais podem interagir, conversar no chat, adicionar amigos, postar fotos, ler dicas veterinárias e, lógico, encontrar pares para os seus bichos de estimação.

Outra página criada também com esses propósitos é o Animal Club. Essa rede social conta com aproximadamente 7 mil usuários (entre eles, um ouriço-do-mar), que trocam quase mil mensagens por dia. O curioso desse site é que, nele, os donos dos animais postam mensagens como se fossem os próprios bichos falando. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

O pós-Facebook

Por Luli Radfahrer*
(Publicado na Folha Online em 30/4/2012)

Com quase um bilhão de usuários, o Facebook parece inquebrável. Seus números são tão grandes que chegam a se confundir com os da própria Internet. Entrelaçado a praticamente tudo que é social no mundo eletrônico, ele se tornou uma plataforma de interação ampla, usada para fins tão variados quanto publicar fotos, trocar ideias, ler textos ou jogar games cada vez mais complexos. Empresas de todos os tipos usam o cadastro do Facebook como crachá de identificação e todo dia surgem novos produtos e serviços desenvolvidos exclusivamente para ele. Um dos pilares do ambiente digital, é difícil imaginar o futuro sem ele. Não é à toa que a expectativa pela oferta pública de suas ações em Wall Street venha causando tanto furor.

Mas o mundo digital evolui muito rápido, e quem pretende ficar na frente não pode se acomodar se não quiser ser ultrapassado. Até há pouco tempo ninguém imaginava que a Microsoft seria ameaçada em sua hegemonia. Sorrateiramente, o Google foi invadindo o espaço com produtos e serviços integrados, apoiados na nuvem, pois tinha compreendido que o modelo de venda de software estava com os dias contados.

Hoje é importante pensar no que virá depois das mídias sociais. Modelo de comunicação praticamente inexistente há dez anos, hoje essas plataformas de publicação e compartilhamento se tornaram tão populares e influentes a ponto de reconfigurar a visão que se tinha da Internet. Se no final do século passado “estar online” significava ter acesso a bibliotecas do mundo inteiro hoje a experiência é muito mais próxima, informal e restrita.

Por mais que redes como o Facebook tenham abrangência global, os grupos de contato e interesse formados nela normalmente consistem de pessoas de uma mesma cidade, bairro, ambiente ou escola, trocando ideias a respeito do que foi publicado por alguns formadores de opinião. Seu uso não é tão diferente do compartilhamento de algo acontecido no jogo de futebol, novela, política, notícia ou publicidade nos papos informais cotidianos.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Facebook lança filme para atrair investidores


Facebook começou, hoje, uma campanha na Internet para atrair acionistas antes da abertura do IPO (oferta pública oficial de ações). Mark Zuckerberg e sua equipe divulgaram um vídeo de 30 minutos e 59 segundos que mostra a história, planos futuros, avanços e vantagens de investir na empresa.

O filme é dividido em cinco partes onde cada integrante da equipe explica a sua visão sobre o mercado e investimentos. O intuito do vídeo "Facebook Roadshow" é esclarecer ao potencial acionista quais as formas de adquirir capital através da rede social. 

Mulheres no Iêmen usam tecnologia digital para denunciar assédio sexual

Um grupo de mulheres tem chamado a atenção para a violencia sexual no Iêmen. Atualmente, o Iêmen não tem qualquer legislação específica para proteger as mulheres contra o assédio sexual. Por isso, um grupo liderado por Ghaidaa al Absi usa a tecnologia digital como um meio para garantir seus direitos. Com a campanha "Desafiando o Silêncio", elas pretendem denunciar a agressão sexual contra as mulheres e punir os agressores.

Como parte do trabalho, mais de 200 mulheres foram treinadas no uso do software livre para se tornem vozes ativas de suas comunidades usando mapas do Google, Wiki e Facebook e Blogs. Elas estão produzindo um mapa interativo que revela em 'tempo real' locais perigosos, onde o assédio sexual tem sido relatado. Com essa trabalho, as ciberativistas procuram dar visibilidade aos abusos e propoem soluções para garantir a segurança das iemenitas, apesar das dificuldade de acesso em determinadas áreas.