sábado, 18 de fevereiro de 2012

Invasor do Facebook é condenado à prisão


Um hacker britânico foi condenado nesta sexta-feira (17) a oito meses de prisão. O estudante de programação informática foi punido por ter invadido, entre abril e maio de 2011, o Facebook.

Glenn Mangham, de 26 anos, reconheceu ter hackeado a rede social, da casa de seus pais em York, norte da Inglaterra, mas alega que o fez para “demonstrar as falhas do sistema de segurança da empresa”. Ele, inclusive, confessou ter feito o mesmo com o Yahoo! para, em seguida, explicar ao portal os defeitos de seu site.

Apesar das "boa intenção", o promotor do caso, Sandip Patel, rejeitou as alegações do jovem e assegurou que o hacker foi "mal-intencionado, atuou com determinação e com um espírito calculista". O promotor reforçou que este “foi o incidente de pirataria em rede social mais grave e mais importante enfrentado pela Justiça britânica”.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Brasil é o terceiro país com mais usuários no Google+

O Brasil já é o terceiro maior mercado do Google+, rede social lançada em junho de 2011. É o que mostra uma pesquisa da Website-Monitoring, divulgada na semana passada.

De acordo com o levantamento, o país conta com 5,43% dos usuários da rede social do Google. Com isso, o público brasileiro fica atrás apenas da Índia e dos EUA, que representam, respectivamente, 13,69% e 31,49% do público.

Ainda segundo o estudo, os usuários predominantes do Google+ são estudantes, homens e solteiros.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

App Clik transforma Smartphone em controle remoto


O app Clik foi lançado nesta quinta-feira. Por enquanto disponível apenas para iPhone e Android, o aplicativo é capaz de transformar um smartphone em controle remoto para computadores.

Apesar de alguns aparelhos já possuírem essa função, o Clik possui a vantagem de tornar o expediente de sincronizar computador e celular muito mais simples.

O usuário acessa, do computador que pretende controlar, a página do aplicativo. O site identifica a máquina e gera um código de barras em duas dimensões - o QR code. Em seguida, basta abrir o aplicativo e escanear o código – a partir daí, o celular identifica o laptop ou desktop e passa a comandá-lo.

O Facebook e os números

Semana passada, o Facebook deu entrada no que deve ser a maior oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de uma empresa de tecnologia da história.

No documento, entregue à Securities and Exchange Commission (SEC), algumas informações comprovam o tamanho da estreia, como também demonstram que o site vem se tornando menos dependente de publicidade.

Confira alguns números:
  • 83% da receita total do Facebook vem de publicidade; 
  • Essa fatia representa 3,15 bilhões de dólares; 
  • No início de 2010, 99% da receita do site era proveniente de publicidade; 
  • 12% da receita do ano passado veio de games e aplicativos produzidos pela Zynga; 
  • O Netflix gastou 3,9 milhões de dólares anunciando na rede em 2011; 
  • 1 bilhão de dólares foi o lucro líquido do site em 2011; 
  • A rede tem hoje 845 milhões de usuários ativos; 
  • A cada 24 horas, 250 milhões de fotos são postadas; 
  • Diariamente, são 2,7 bilhões de likes e comentários; 
  • 28 milhões de dólares foi o valor gasto pelo Facebook com publicidade em 2011; 
  • O site concentra hoje 17,7% da receita de publicidade online de display, mais do que Google (9,3%), Yahoo (13,1%) e Microsoft (4,9%); 
  • Até o fim do ano, essa fatia subirá para 28%; 
  • Em dezembro, o site deve concentrar 1/6 da receita publicitária dos Estados Unidos. 
Fonte: Revista Exame

Depoimento de Lindemberg Alves é transmitido via Twitter



Por volta das 13 horas de ontem, 15, o réu do Caso Eloá, Lindemberg Alves, começou a depor no terceiro dia de seu julgamento no Fórum de Santo André (SP). Pela primeira vez, partes do interrogatório de um réu foram transmitidos em tempo real via Twitter, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (@tjspoficial).


Após mais de cinco horas de depoimento, os trabalhos do terceiro dia foram encerrados e a informação também foi para o Twitter: "Juíza encerra os trabalhos, que serão reiniciados amanhã, às 9h, com os debates (18:44 - 15 Fev 12 via Twitter for iPad)".


Hoje, último dia do julgamento, a transmissão prossegue via Twitter. Acompanhe: @tjspoficial.


Fique por dentro do Caso Eloá através da página especial do Estadão.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estudo aponta falhas na publicidade dos webjornais

Nem atrativa nem funcional é a publicidade apresentada em muitos webjornais americanos.  Essa é a conclusão do estudo realizado por pesquisadores da Pew Research Center em 22 site de notícias e mais de 5.300 anúncios publicitários.

De acordo com o artigo publicado no New York Times, a falta de publicidade nos webjornais é o resultado da falta de esforço das próprias empresas em usar a potencialidade da tecnologia, como personalizar os anúncios conforme o comportamento do público.

Morte de Whitney Houston foi noticiada primeiro no Twitter


Não faltam exemplos para comprovar que as redes sociais são, atualmente, um dos meios mais ágeis de se obter informações. O caso mais recente data do último sábado (11), quando a morte da cantora Whitney Houston, de 48 anos, foi divulgada no Twitter 27 minutos antes de a imprensa confirmar a notícia como verídica.

Enviada pelo usuário Big Chorizo (@chilemasgrande), às 16h30 (22h30, horário de Brasília), a primeira mensagem a mencionar a morte da cantora dizia: “Minhas fontes dizem que Whitney Houston foi encontrada morta em um hotel em Beverly Hills... Nada foi noticiado ainda”. O tweet foi divulgado para apenas 14 seguidores e teve apenas um retweet. Vale ressaltar que a polícia de Beverly Hills informou que Whitney Houston foi declarada morta às 15h55 (21h55, horário de Brasília).

“Porém, um dos leitores do site Mashable afirma que o usuário @AjaDiorNavy enviou a mensagem 15 minutos antes do tweet publicado por Big Chorizo. O autor da mensagem, Aja Dior, disse: ‘Minha tia Tiffany, que trabalha para Whitney Houston, acabou de encontrá-la morta na banheira’.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Relatório da ONU alerta sobre impacto negativo do lixo eletrônico nos países da África Ocidental

Foto: UNEP
O relatório da ONU Onde está o desperdício de equipamentos eletroeletrônicos na África? revelou que na África Ocidental se produz entre 650 mil e 1 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano, com potencial impacto negativo para o meio ambiente e a saúde. O estudo realizado em dois anos avaliou a situação em cinco países – Benin, Costa do Marfim, Gana, Libéria e Nigéria.

Segundo o relatório, lançado na última sexta-feira, 10 de fevereiro, esses aparelhos apresentam riscos sanitários e ambientais preocupantes, mas, se houver uma gestão sustentável, podem servir para inscrementar a economia africana.

"Podemos acelerar as economias africanas, gerando empregos decentes e protegendo o meio ambiente, se apoiarmos a gestão sustentável do lixo eletrônico e a recuperação dos metais valiosos e outros recu
rsos presos dentro desses equipamentos que acabam virando lixo eletrônico”, disse o Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, sobre as estratégias que o estudo pode fornecer para limitar os danos e criar oportunidades econômicas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A greve da PM/BA na Rede

A Greve da PM/BA teve fim no último Sábado. Durante 12 dias, a paralisação foi o assunto com maior destaque na mídia online. Quem ficou em casa, por conta da falta de segurança nas ruas, pode ter acesso imediato às informações através de matérias, imagens e vídeos postados na Internet.


notíciasbr

Campus Party ainda é lugar para meninos?


A Campus Party, o maior evento sobre internet e tecnologia do planeta, realizado entre os dias 6 e 12 de fevereiro em São Paulo, liberou no sábado passado (11/02) os dados oficiais do evento. Ao todo, 7,5 mil pessoas visitaram essa edição, no entanto, as mulheres ainda são minoria no evento geek. Ao todo, somente 29% dos campuseiros eram do sexo feminino, contra 71% dos homens.

A organização do evento comemora esses números, pois alega que essa foi a maior participação das mulheres desde que a feira começou a ser feitas aqui no Brasil. Ano passado, elas representavam apenas 20% dos participantes.

Pensando nisso, os organizadores montaram nessa edição atividades especificamente voltadas para este publico, com palestras sobre empreendedorismo feminino e mulheres nas mídias sociais. No entanto, vale questionar se colocar algumas palestras sobre gênero é o suficiente para estimular a participação feminina.