sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Twitter é utilizado para marcar audiências no Amapá



Você já imaginou entrar no Twitter e poder agendar uma audiência? Pois isso já é possível no Amapá. Criado no início de dezembro durante a Semana Nacional de Conciliação e Execução Trabalhista, o perfil @vt1macapa, da 1ª Vara do Trabalho de Macapá, possibilita ao internauta pedir uma audiência ou oferecer um lance em leilão pelo microblog.

“O perfil é administrado pelo diretor da secretaria, Rodrigo Monteiro. ‘As solicitações de audiências estão chegando mesmo é por e-mail. Acho que o uso das redes sociais ainda não está tão disseminado. Num grande centro, acho, a recepção seria maior’, diz. Mas, mantendo a reputação de 'melhor lugar para reclamar', microblog foi usado por um ex-funcionário que informou à Justiça trabalhista o descumprimento do acordo firmado com a empresa em que trabalhara. ‘A empresa não tinha feito o depósito. O advogado do ex-funcionário revelou o fato e, em um dia, a 1ª Vara do Trabalho determinou o bloqueio do valor devido’, conta o diretor da secretaria”, segundo o blog Nas Redes, do portal do jornal O Globo.

Será que a Justiça, tão conhecida por sua morosidade, vai aprender com o Twitter a tornar mais rápido o andamento dos processos? Ou ainda será que outras varas vão utilizar o mesmo procedimento que a de Macapá? É esperar para ver. Ou, se preferir, deixar a sua opinião ou o seu palpite nos comentários abaixo desta postagem...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Informações nas redes sociais ajudam criminosos




Um mensagem publicada na rede levou assaltantes à casa de um engenheiro em São Paulo. Ele postou que estava saindo para viajar e a folga do trabalho virou pesadelo. Quando retornou, assaltantes haviam invadido sua casa e levado todos os eletrônicos e objetos de valor. Para debochar do vacilo do engenheiro, eles deixaram um recado: 'a próxima vez que você for viajar, avisa’.

Portanto, é bom tomar alguns cuidados antes de publicar qualquer coisa nas redes sociais. Algumas sugestões, abaixo:

- Só aceite amizades de quem você realmente conhece.
- Não coloque fotos enquanto estiver viajando.
- Não diga que vai sair, onde está ou para onde vai.
- Nunca dê informações íntimas publicamente. 


Outro tipo de crime que tem aproveitado das informações publicadas nas rede sociais é o golpe do sequestro: a partir das postagens, o bandido aproveita informações sobre a vida da pessoa para se comunicar com a família e sabe qual momento em que a vítima estará indisponível no celular.

Na China, Twitter é pior que drogras

Para o governo chinês, o Twitter e outras redes sociais que espalham rumores por aí são piores que cocaína. Publicado na imprensa estatal, o comunicado de tolerância zero aos microblogs diz: "rumores de internet são drogas: por favor, resista a elas. (...) Heroína e cocaína estragam a saúde; rumores de internet são piores, pois envenenam o ambiente social e afetam a ordem".

Para manter a "ordem", o governo obrigou os serviços de microblogs a registrarem os nomes reais dos usuários e deletar contas que passarem da linha. No país, há 300 milhões de pessoas que usam este tipo de serviço.

Na China, os rumores que preocupam são: mensagens contendo denúncias ou protestos contra o governo chinês, reveladores de escândalos e também divulgando notícias falsas.

Em outubro, um órgão regulador da internet chinesa pediu um policiamento mais rigoroso de microblogs do país, além de encorajar autoridades a usá-los para se engajar com os cidadãos.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Facebook divulga lista dos assuntos mais comentados no Brasil e no mundo em 2011


A lista dos dez assuntos mais comentados em 2011 no Facebook pelos usuários foi divulgada na última terça-feira (6). A rede social de Mark Zuckerberg, que já conta com mais de 750 milhões de usuários, divulgou o ranking dos tópicos mais atualizados neste ano no Brasil e no mundo. Nacionalmente, o assunto que mais figurou no feed de notícias foi o campeonato UFC (Ultimate Fight Championship) de MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas).

“Nos tópicos mais comentados mundialmente, a morte de Bin Laden liderou a lista. Em segundo lugar ficou o jogo em que o Green Bay Packers derrotou o Pittsburgh Steelers no Super Bowl, liga de futebol americano (Packers win the Super Bowl). A americana Casey Anthony, inocentada pela morte da filha de 2 anos, ficou em terceiro, enquanto Charlie Sheen e a morte de Steve Jobs ficaram em quarta e quinta colocação, respectivamente”, informa o site TechTudo em uma matéria publicada nesta quarta-feira (7).

Confira abaixo as duas listas:

Ranking brasileiro

1. UFC
2. Vasco da Gama
3. Morte de Amy Winehouse
4. Morte de Osama Bin Laden
5. Flamengo
6. Exaltasamba
7. Corinthians
8. Slipknot
9. PlayStation 3
10. Ronaldinho Gaúcho

Ranking mundial

1. Morte de Osama Bin Laden
2. Packers ganham o Super Bowl
3. Casey Anthony considerada inocente
4. Charlie Sheen
5. Morte de Steve Jobs
6. Casamento Real
7. Morte de Amy Winehouse
8. Call of Duty: Modern Warfare 3
9. Operações militares começam na Líbia
10. Furacão Irene

Leia também: Facebook lista os 40 artigos mais compartilhados neste ano

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Redes sociais chinesas

Na China, sites como Google, Facebook, Twitter ou YouTube são censurados, mas por lá existem quase 500 milhões de internautas (seis vezes mais que no Brasil), o jeito foi criar as próprias redes sociais para interagirem uns com outros.

Abaixo, veja a evolução das redes sociais na China no infográfico (em inglês) criado pela Gplus.


Clique AQUI para ampliar a imagem.

Efeitos da Internet ao cérebro


Pesquisadores têm questionado os efeitos causados pela Internet ao desenvolvimento mental e ao raciocínio das pessoas, é o que destacou a revista Época em edição recente (31/10/2011 - Ed. 702). Para esse grupo de estudiosos, estamos nos tornando cada vez mais distraídos – e mais burros – por causa do uso excessivo dos aparelhos digitais.


Leia a reportagem completa clicando aqui.


No livro The shallows – What the internet is doing to our brains (Os superficiais – O que a internet está fazendo com nossos cérebros, ainda sem tradução no Brasil), o escritor americano Nicholas Carr faz uma acusação seríssima: a exposição constante às mídias digitais está mudando, para pior, a forma como pensamos. E não é só ele que pensa assim. Outros autores, também respeitáveis na área, também acreditam que o uso excessivo do computador e de outros meios digitais tem alterado os nossos cérebros e está nos tornando menos inteligentes, mais superficiais e imensamente distraídos.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

De mulher para mulher: o mercado de e-commerce está atraindo a atenção de investidoras


As mulheres já representam 59% dos consumidores online. Nos sites de compra coletivas, esse percentual já ultrapassa os 60%. No entanto, a participação das mulheres no comércio eletrônico não se limita simplesmente ao consumo: segundo dados do Data Center Maxihost, er`g%INi2t no comércio de lojas virtuais, o crescimento de número de mulheres empreendedoras nos últimos 3 anos tem alcançado aproximadamente 30% ao ano e elas já representam cerca de 50% das proprietárias das mais de 3 mil lojas virtuais existentes.

Contando com um universo de 32 milhões de consumidores, as donas de comércio eletrônico se baseiam na própria experiência de compra para montarem os seus negócios. Atentas ao comportamento feminino na hora da compra, elas entendem que as consumidoras online buscam a internet para pesquisar os preços e pegar informações sobre os produtos com os demais usuários. Além disso, elas acompanham as marcas que gostam mais para saberem das promoções. Entre os produtos mais comprados por ela, estão o livros (20%), produtos eletrônicos (18%) e serviços de saúde e estética (12%). Lojas de calçados, roupas e outros acessórios de moda figuraram entre os maiores responsáveis pelo incremento de usuários aos sites de e-commerce. Para se ter uma ideia, somente em outubro deste ano, de acordo com dados do Ibope Nielsen Online, 10,5 milhões de consumidores visitaram pelo menos uma das 10 maiores lojas de calçados online.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Google Chrome: 1º lugar entre os navegadores na América do Sul

O Google Chrome é o navegador mais usado na América do Sul, o primeiro continente a atingir a marca histórica. Os dados foram divulgados pelo StatCounter.
                         

No Brasil, o Chrome ainda não alcançou o 1.° lugar. Entretanto, o crescimento está acelerado, e, segundo as previsões, o navegador deve chegar ao topo até maio de 2012.