sábado, 5 de novembro de 2011

New York Times é o veículo de comunicação mais influente do mundo


Pesquisa realizada pelo site TweetLevel, que faz parte da empresa de relações Edelman, aponta o New York Times como o veículo de comunicação mais influente do mundo e, no Brasil, o portal R7, da Record, ficou em quarto lugar.

A lista geral apresenta 100 primeiros colocados. O primeiro é o cantor Justin Bierber, seguindo do NYT. Outros veículos de comunicação influentes são o site de tecnologia Mashable,  de Pete Cashmore, que ficou em segundo lugar, e o jornal espanhol El País, na posição de terceiro colocado. Foram analisados a influência e a relevância dos perfis da rede social, tendo como critérios o número de seguidores, retweets e menções. O perfil @ny times, por exemplo, tem mais de 3,9 milhóes de seguidores. No ranking também são apresentadas outras categorias, como popularidade, engajamento e confiabilidade.

Além de empresas e celebridades, qualquer usuário do Twitter pode saber seu ranking no levantamento. Para isso, é só digitar seu perfil e obterá a colocação.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

TV online e rede social voltadas para cristãos já recebem cadastros

Muita música e interatividade: é isso o que promete a LOUVETV, uma nova rede social e TV online que pretende disponibilizar gratuitamente uma programação sobre o panorama gospel no Brasil. Além de assistir a clipes e conferir entrevistas com artistas e novidades sobre o tema, os usuários vão poder interagir, opinar sobre a programação, votar nos seus vídeos musicais favoritos e ainda utilizar as salas de bate-papo do site, que está em sua versão beta, mas já está recebendo cadastros.

Esse veículo especificamente voltado para o público cristão terá como alvo os jovens de 12 a 35 anos. “Segundo um estudo realizado pelo Dossiê Universo Jovem MTV, em 2010, de 64 milhões de jovens brasileiros entrevistados, entre 12 a 30 anos, 81% consideraram como atividade de lazer ir a igrejas e a grupos de oração. Atualmente, o segmento gospel na indústria fonográfica vem crescendo significantemente. Em 2010, o volume total movimentado no Brasil foi de R$1,5 bilhão, incluindo shows, venda de CDs e DVDs. Grandes gravadoras como a Universal, Sony, Som Livre, entre outras, possuem um selo específico voltado para esse público”, ressalta o site TechTudo em uma matéria sobre a LOUVETV publicada no início desta semana.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

As novas mídias e as lutas sociais

Por Pedro Carrano, no jornal Brasil de Fato


Como definir a imensa variedade de pessoas envolvidas no que se convenciona chamar por “blogosfera”? Qual a sua presença no cenário político brasileiro e mundial? Qual o seu nível de enfrentamento contra a informação divulgada pela mídia corporativa? E, mais ainda, qual o real peso das chamadas novas mídias, ou mídias sociais, nos protestos que ganham o mundo e até o momento pedem por mais democracia?

Por certo, o I Encontro Mundial de Blogueiros Progressistas trouxe algumas chaves para enfrentar as questões relacionadas a essas transformações nas sociedades. Blogs, vídeos no youtube, convocatórias para marchas e atos via twitter e facebook tiveram expressão nas revoltas árabes, no movimento dos indignados da Espanha, em Wall Street, no Chile.

No caso brasileiro, de acordo com Altamiro Borges, do Centro de Estudos Barão de Itararé, a conformação de uma blogosfera teve uma particularidade, pois obteve uma certa organicidade, respeitando a diversidade. Para chegar a este encontro, ele afirma, aconteceram dois encontros no Brasil, além de 14 encontros estaduais e 2 regionais – muitos deles reunindo um público de mais de 300 pessoas. Realizado em Foz do Iguaçu, no Parque Tecnológico Itaipu (ITI), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, a etapa mundial reuniu 468 ativistas digitais, entre militantes, jornalistas, acadêmicos de 23 países e 17 estados brasileiros.

A visão da Microsoft para um futuro próximo...

O vídeo mostra como a empresa acredita que o futuro será daqui a 5 ou 10 anos. Todas as ideias que aparecem na reprodução são baseadas em tecnologias reais. Funções como reconhecimento de voz, tradução em tempo real e visualização de dados em superfícies já existem hoje. Claro que muita coisa apresentada no vídeo pode ficar apenas no imaginário das pessoas, mas, com certeza, muita gente torce para que essa seja a nossa realidade o quanto antes...

Vídeo publicado no último dia 27 de outubro no blog da Microsoft.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A internet não é meio de comunicação

Por Eugênio Bucci, é jornalista e professor daECA-USP e da ESPM
Reprodução do O Estado de S.Paulo


No início do mês (3/10) a Suprema Corte, nos Estados Unidos, decidiu que baixar uma música da internet não equivale a exibir essa mesma música em público. Portanto, ao copiar o arquivo de uma canção no seu computador, o consumidor não deve ser tratado como alguém que toca essa mesma canção para uma grande audiência, no rádio ou num show.

Ora, dirá o leitor, nada mais óbvio. Baixar uma faixa de CD é mais ou menos como copiar no gravador de casa uma canção que a gente sintoniza na FM. Trata-se de um ato doméstico, que não se confunde com executar uma obra musical para uma plateia de 5 mil espectadores. No entanto, até hoje, o pensamento oficial sobre a internet – em especial o pensamento das Cortes de Justiça – carrega uma tendência de equipará-la aos meios de comunicação de massa. Um erro grosseiro e desastroso. Além de obtusa, essa visão traz consequências perversas, como a que levou parlamentares brasileiros, há coisa de dois anos, a tentarem aprovar uma lei que impedia os cidadãos de manifestarem suas opiniões sobre as eleições em sites e blogs durante o período eleitoral, como se a rede mundial de computadores fosse da mesma família que as redes de televisão e de rádio, que funcionam sob concessão pública.

Mãe descobre pelo Facebook que o filho morreu


Não é de hoje que as redes sociais servem como fonte de informação, ainda que boatos que surgem vez ou outra nos lembrem que não é prudente confiar em tudo que se publica nesses sites. Mas, no dia 23 de julho, por exemplo, quem estava conectado no Twitter ou no Facebook ficou sabendo da morte da cantora Amy Winehouse antes mesmo de o fato ser noticiado pelas TVs e pelos portais de notícias. Porém e quando você descobre pela internet a morte de um filho, como lidar com a situação?

Foi o que aconteceu com Jackie Barden, que descobriu pelo Facebook que o seu filho, Ridge Barden, um aluno do ensino médio de 16 anos, tinha morrido em um jogo de futebol americano. Como não foi informada durante a partida porque não estava listada como um contato para emergências, e sim seu ex-marido, que também não lhe avisou, ela soube da morte do filho horas depois através de uma página nessa rede social que prestava luto ao jovem e intitulada “Descanse em paz, Ridge Barden”.

"Eu realmente espero que as pessoas simplesmente deem uma olhada e comecem a perceber que as coisas têm que mudar para que nenhum outro pai tenha que sofrer e passar pelo que eu passei", disse Jackie Barden ao programa americano WSYR TV. De acordo com o jornal Daily Mail Online, os resultados da autópsia revelaram que o filho dela morreu devido a uma forte pancada na cabeça. Ele ainda chegou a ser levado para um hospital, mas não resistiu.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Blogueiros reafirmam poder das novas mídias para a democracia



O 1º Encontro Internacional de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, terminou com a leitura da Carta de Foz do Iguaçu e a aprovação de um novo encontro, em novembro de 2012, na mesma cidade.

O evento durou três dias e reuniu ciberativistas, jornalistas, blogueiros e representantes de diversos movimentos sociais com o objetivo de debater formas de contribuir para a democratização do acesso à informação, a resistência e a forma de atuação dos grandes grupos econômicos de comunicação e outros temas relacionados.


Um documento foi elaborado a partir dos debates e contém os principais pontos levantados pelos participantes durante o encontro.

Saiba como foi o encontro no site blogueirosdomundo.com.br

Continue a leitura do post e confira a íntegra da Carta de Foz do Iguaçu.

Infográfico: o valor do consumidor digital

A Nielsen e a NM Incite, uma empresa Nielsen /McKinsey, ilustram alguns resultados de uma pesquisa feita para o mercado americano que destacam o comportamento do consumo digital e padrões de consumo que podem ajudar anunciantes e marcas a entender seus clientes mais valiosos e como eles são influenciados pelas mídias sociais, móveis e locais.


Clique sobre as imagens para ampliá-las.


Do MídiasSociais.Net

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que as mulheres preferem: sexo ou internet?

Está circulando na internet uma pesquisa realizada recentemente pela revista americana Cosmopolitan com 2 mil leitoras que precisavam responder: "O que você não agüentaria ficar sem durante 1 semana – sexo ou Facebook, sexo ou computador, sexo ou TV, sexo ou sms?" A resposta que deixou os internautas abismados foi que 1 em cada 5 mulheres escolheram a rede social. Além disso, 57% escolheram o computador e 50% optaram pelo celular em detrimento ao sexo. Pesquisa semelhante já tinha sido realizada pela Intel, em 2008, para conferir a importância da rede na vida contemporânea. A conclusão da pesquisa, realizada também nos EUA, foi que as mulheres preferem a rede à cama. O estudo conduzido pela empresa Harris Interactive, concluiu que quase metade (49%) das mulheres entre os 18 e 34 anos prefere navegar na internet do que fazer sexo. Dos 35 aos 44 anos, 52% das mulheres preferem a internet. Antes de ficar abismados com o resultado das pesquisas americanas, temos que nos perguntar o papel que as novas tecnologias têm assumido também na vida das mulheres brasileiras de classe média/classe media baixa.

E no Brasil: o que elas preferem?

Em abril de 2010, o ProXXIma evento que trouxe experiências e projetos de marketing e de marca do Brasil, apresentou um importante debate sobre o comportamento da mulher no mundo digital. A idéia era pensar em como essas mulheres utilizavam as redes sociais. Afinal de contas, do ponto de vista mercadológico, elas controlam 73% de compras nos Estados Unidos e 66%, no Brasil. Segundo dados da pesquisa de Sophia Mind para o “M de mulher”, 93% das suas usuárias usam redes sociais, deixando claro que a internet é a mídia mais consumida por elas. Ou seja, são mais de 32 milhões de mulheres na web, que procuram na internet conteúdos facilitadores para a sua rotina. Exatamente por isso elas buscam na internet e no celular aliados para ajudá-las nas tarefas cotidianas: informações precisas sobre como lidar com os filhos, dicas sobre o trabalho, a forma exata de aplicar maquiagem e como resolver problemas nos seus relacionamentos.
Se levarmos em conta, então, a nova configuração da família fica fácil entender porque o público feminino faz a gestão de sua rotina através desses meios.

domingo, 30 de outubro de 2011

Nova tentativa de entrar no mercado de TV é realizada pelo Google


Acessar vídeos on-line e sites na TV e se divertir com aplicativos, como games, além de poder utilizar novas ferramentas para recomendação de filmes, programas de TV e vídeos virtuais: estes são alguns atrativos da Google TV. Inaugurada no ano passado e atualmente embutida em alguns modelos de televisores da Sony e de produtos da Logitech International, a Google TV teve a sua versão 2.0 lançada na última sexta-feira (28), trazendo novas funcionalidades que visam tornar o produto mais fácil de usar e mais atraente para os consumidores.

“O Google está fazendo outro esforço para levar sua astúcia na internet para aparelhos de televisão, na esperança de entrar em um mercado vasto e novo apesar da fraca reação dos consumidores à primeira tentativa. A companhia de buscas na web não revela quantos usuários tem para o Google TV, mas alguns analistas dizem que a versão 1.0 do produto tem sido um fracasso. Mas a TV é um segmento muito atrativo para o Google ignorar, especialmente para uma companhia que gerou 96% de suas receitas em 2010 de publicidade. Segundo a empresa de pesquisas IDC, o segmento publicitário televiso deve ficar próximo a US$ 70 bilhões nos EUA apenas neste ano”, informa uma matéria da agência Reuters publicada no portal Terra.