Para que torcedores e consumidores possam ter seus direitos assegurados durante a Copa de 2014, o Comitê Popular da Copa (Ancop) e o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) estão fazendo uma campanha chamada “Fifa abaixa a bola”.
Tendo em vista o potêncial de mobilização da internet a campanha se dá exclusivamente através desse meio, com mensagens que pressionam os deputados pela não aprovação do Projeto de Lei Geral da Copa 2014.
Na próxima segunda-feira (27/02) está agendado um tuitaço para mobilizar e denunciar os abusos que o projeto de lei da copa traz e que entrará na pauta da Câmara dos Deputados semana que vem. O mote do tuitaço leva o nome da campanha: #fifabaixaabola.
A mobilização começou em novembro do ano passado e conta com a participação popular pela internet para barrar alguns pontos críticos do projeto que fere direitos históricos conquistados pela sociedade brasileira como o estatuto do idoso, estatuto dos torcedores, o código de defesa do consumidor, e o direito de meia entrada para estudantes, além de dar amplos poderes à Fifa.