sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mobilização na internet contra o Projeto de Lei da Copa 2014


Para que torcedores e consumidores possam ter seus direitos assegurados durante a Copa de 2014, o Comitê Popular da Copa (Ancop) e o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) estão fazendo uma campanha chamada “Fifa abaixa a bola”.

Tendo em vista o potêncial de mobilização da internet a campanha se dá exclusivamente através desse meio, com mensagens que pressionam os deputados pela não aprovação do Projeto de Lei Geral da Copa 2014.

Na próxima segunda-feira (27/02) está agendado um tuitaço para mobilizar e denunciar os abusos que o projeto de lei da copa traz e que entrará na pauta da Câmara dos Deputados semana que vem. O mote do tuitaço leva o nome da campanha: #fifabaixaabola.

A mobilização começou em novembro do ano passado e conta com a participação popular pela internet para barrar alguns pontos críticos do projeto que fere direitos históricos conquistados pela sociedade brasileira como o estatuto do idoso, estatuto dos torcedores, o código de defesa do consumidor, e o direito de meia entrada para estudantes, além de dar amplos poderes à Fifa.

A batalha pela marca 'iPad'


Enquanto homenageava seu criador, Steve Jobs, a Apple viu seu nome envolvido em uma disputa judicial. A briga acontece por conta da marca “iPad” que, segundo a tawanesa Proview Tecnology, teve aquisição fraudulenta.

A Proview, especializada na montagem de monitores, decidiu levar aos Estados Unidos sua batalha pelo uso da marca iPad, originalmente de sua propriedade. De acordo com o site The Wall Street Journal, no dia 17 de fevereiro, a empresa entrou com uma ação contra a Apple no Tribunal Superior da Califórnia, na qual acusa a companhia de utilizar, de forma dolosa, a empresa britânica IP Application Development para adquirir os direitos de uso do nome em 2009.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Apple destaca os 57 anos de Steve Jobs


Por meio do texto intitulado “Remembering Steve", a Apple lembrou o aniversário do fundador da empresa. Steve Jobs, morto em outubro do ano passado, completaria 57 anos nesta sexta-feira (24).

A partir da nota, no site oficial da Apple, muitos fãs aproveitaram para deixar mensagens de lembraça e reafirmar a admiração ao homem que mudou os rumos da internet mundial.

A nota diz “Mais de um milhão de pessoas de todo o mundo compartilharam suas memórias, pensamentos e sentimentos sobre Steve. Uma coisa todos eles têm em comum – de amigos pessoais a colegas para proprietários dos produtos da Apple - é a forma como eles foram tocados por sua paixão e criatividade. Você pode ver algumas dessas mensagens abaixo. E compartilhar sua própria em rememberingsteve@apple.com”.


Com sugestões dos leitores, Folha de S.Paulo publica as "notícias do futuro"

Uma ideia interessante da Folha de S.Paulo para interagir com o seu público resultou em um inusitado especial publicado no último domingo (19). O jornal, um dos maiores do Brasil, lançou a proposta aos seus leitores: "Qual a notícia que você gostaria de ver na Folha daqui a 90 anos?". A recepção foi tão boa que um grupo de jornalistas foi montado para separar e editar as reportagens: ao todo, foram enviadas aproximadamente 7,5 mil sugestões.

A experiência de fazer o público escolher que notícias gostariam que fossem publicadas em 2101 fez parte das comemorações dos 90 anos da Folha de S.Paulo. E a manchete principal demonstra a esperança dos leitores no desenvolvimento do País: "Brasil continua com melhor IDH do mundo". Outras matérias que podem ser lidas no especial são "Número de habitantes na Lua já supera a casa dos 10 milhões" e "Especialistas comentam exercícios que prometem aumentar a expectativa de vida de 120 para 150 anos".

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nova política de privacidade do Google gera polêmica

No final do mês de janeiro, o Google revelou sua nova política de privacidade, prevista para entrar em vigor no dia 1º de março. Os regulamentos apontam como a companhia usa os dados pessoais que coleta de pessoas que acessam seu sistema de buscas, e-mail, mapas e serviços (Leia mais: Google quer juntar dados coletados dos usuários em seus serviços).

A novidade (e a polêmica) está no fato de a empresa pretender juntar os dados que são coletados dos usuários em seus serviços como o e-mail, o vídeo e as redes sociais para criar uma experiência “simples e intuitiva”. Ou seja, um sistema integrado de dados, que vai ligar informações de um serviço a outro – pegar informações do usuário no Gmail para usar no YouTube, por exemplo.

Portátil PlayStation Vita é lançado nos EUA por US$ 250

O console portátil PlayStation Vita, da Sony, foi lançado nos Estados Unidos nesta quarta-feira (22). O aparelho móvel é o mais recente de uma longa linhagem de videogame que inclui Game Boy, da Nintendo, e o Lynx, da Atari. No entanto, com a recente mudança nos hábitos de consumo dos jogadores, o modelo da gigante japonesa pode também ser o último de sua espécie.

O Vita terá a difícil tarefa de atrair atenção de jogadores que já jogam em smartphones e carregam computadores tablet em suas mochilas. Por US$ 250, ele tem mais ou menos o mesmo preço que um modelo básico do PlayStation ou do Xbox 360, da Microsoft.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Conflitos na Síria matam dois jornalistas ocidentais


Fotógrafo francês Rémi Ochlik e repórter americana Marie Colvin: Foto Efe/Reuters
Um bombardeio na Síria matou dois jornalistas ocidentais nesta quarta-feira, 22, na cidade de Homs. A jornalista norte-americana, Marie Colvin, veterana como correspondente de guerra, e o repórter fotográfico Remi Ochilik foram atingidos por um bombardeio em um Centro de Imprensa. Ao menos outros três jornalistas ficaram feridos, segundo ativistas.

Marie Colvin trabalhava para o jornal britânico Sunday Times desde 1986. Veterana em cobertura de guerras, Colvin já havia perdido o seu olho esquerdo ao ser ferida durante os conflitos no Sri Lanka, em 2001. Em uma entrevista para a BBC nesta terça-feira, um dia antes de morrer, Colvin descreve a situação na Síria como “absolutamente revoltante”. Ela era a única jornalista de um jornal britânico trabalhando naquele país.

Inspirado no Facebook, Orkut agora permite que scraps sejam respondidos por e-mail

Boa notícia para os usuários do Orkut: desde a semana passada, a rede social passou a permitir que os scraps sejam respondidos por e-mail. Funciona da seguinte maneira: ao responder uma mensagem de notificação do scrap por e-mail, a resposta será enviada automaticamente ao site como scrap.

Anunciada através de um post no blog oficial do Orkut, a nova forma de responder aos scraps está inicialmente restrita aos usuários que tenham e-mail do Yahoo! ou Gmail. “Mas continuaremos trabalhando para adicionar mais provedores em breve”, promete a mensagem postada no blog dessa rede social.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Saiba como usar a internet para encontrar seu amor de Carnaval após a folia


Imagine a cena: enquanto brincava o Carnaval, você conheceu alguém interessante com quem teve um romance durante a folia, mas acabou se esquecendo de trocar contatos. Triste fim? Não no que depender da internet.

Sites como Oncinha, cadê você? e Segunda Chance podem ajudar aqueles que querem que o romance tenha fôlego para além da Quarta-feira de Cinzas. No último domingo (19), o site Tech Tudo publicou uma matéria sobre essas duas opções para reencontrar o amor de Carnaval após a folia. O blog Interatividade selecionou os principais trechos do texto e apresenta abaixo aos seus leitores. Confira e boa sorte!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Eletrônicos viram objetos de desejo das mulheres


Se você tem dúvida sobre que presente dar para a sua namorada, não hesite. Pesquisa da empresa Consumer Eletronics Association (CEA) constata que o interesse das mulheres por tecnologia cresceu muito nos últimos 5 anos.

De cada 10 mulheres, 8 expressaram interesse por produtos eletrônicos e 41% delas afirmou que estava muito interessada em alguns deles.

Apesar dos homens ainda gastarem mais do que as mulheres com eletrônicos, a diferença entre ambos esta diminuindo.

Revista elabora ranking das 10 companhias mais inovadoras do mundo e do Brasil

A publicação norte-americana Fast Company divulgou na última quinta-feira (16) o ranking de inovação tecnológica de 2012. Os três primeiros lugares não apresentam grandes surpresas. Apple, Facebook e Google ficaram com o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Quem surpreendeu foi o Occupy, movimento que iniciou em Wall Street e se espalho pelo mundo, que ficou na sétima posição do ranking.

"Disruptivo. Democrático. Transparente. Know-how tecnológico. Design inteligente. Local e global. Valores definidos. O Occupy é espiritualmente semelhante às empresas inovadoras que elogiamos nesta lista", diz o texto da Fast Company que justifica a inclusão do movimento no ranking.

Conheça 10 ameaças ao seu computador



Quem que não teve seu computador invadido por algum software malicioso?! Na maioria dos casos, a infiltração poderia ser evitada com uma simples atualização do antivírus.

Além disso, para que Malwares não causem danos ou roubo de informações, é fundamental usar o bom senso: excluir os arquivos que não esperava receber, não baixar aplicativo executável de origem desconhecida e ser cuidadoso ao trocar arquivos pela internet.

O internauta deve estar atento e tomar bastante cuidado com os perigos à segurança da sua máquina.

Para a melhor proteção é válido conhecer os mecanismos dos invasores. A partir daí, talvez você possa impedir um ataque ou descobrir se já há um Malware em seu computador.