sábado, 1 de outubro de 2011

Cientistas inventam programa que escreve notícias no lugar do jornalista


Um software capaz de redigir notícias sem precisar da ajuda de seres humanos: esta é a nova invenção dos cientistas da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. O programa desenvolvido por eles foi batizado com o sugestivo nome de Monkey (Macaco).

“O programa é desenvolvido para trabalhar com estatísticas. A partir delas, o Macaco produz a notícia com o máximo de objetividade possível, captando e analisando os dados disponíveis na internet. Por enquanto, ele só redige notícias sobre beisebol. Mas já está sendo treinado para escrever sobre negócios”, afirma Gilberto Dimenstein, que assina uma coluna no portal da Folha de S.Paulo.

Anúncios do Prêmio Nobel ao vivo na internet

Será dia 3 de outubro o primeiro anúncio dos escolhidos para o Prêmio Nobel 2011, nas categorias Medicina e Fisiologia. Os fatos do evento poderáo ser acompanhados ao vivo pelo site oficial, o Nobrelprize.org, e as últimas notícias pelo Facebook ou pelo Twitter ou ainda pelos celulares.

Nos dias seguintes estão previstos os anúncios dos ganhadores das outras categorias, Física, Química, Literatura, Paz etc. Além de todo o aparato organizado na internet, haverá um trabalho direcionado aos dispositivos móveis, como os celulares, com SMS sobre as últimas notícias do evento. Nas redes sociais, será a etiqueta o # nobelprize no Twitter e Prêmio Nobel em Facebook.

Além dos vídeos ao vivo dos anúncios dos premiados, a equipe oficial do Prêmio Nobel ainda fará entrevistas exclusivas por telefone com os escolhidos, logo após receberem a notícia, contando as primeiras impressões.

Prêmio aos melhores

O prêmio Nobel foi criado por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, e foi instituído em seu testamento redigido em 1895. Ele deixou uma fortuna no valor de 32 milhões de coroas da época e a incumbência de seus herdeiros criarem uma instituição para premiar pessoas de qualquer nacionalidade que realizassem relevantes serviços à humanidade.

A primeira cerimônia de premiação do Prêmio Nobel foi, em 1901, nas áreas de Física, Química, Literatura, Fisiologia, Medicina, no Conservatório Real de Estocolmo, Suécia. O Prêmio da Paz foi entregue em Oslo, Noruega.

Desde de 1902, os prêmios são entregues pelo Rei da Suécia. A entrega do Nobel da Paz continua em Oslo, sendo realizada pelo Rei da Noruega.

A entrega do prêmio é anual, no dia 10 de dezembro, data que morreu Alfred Nobel. No entanto, os anúncios dos escolhidos são realizados no mês de outubro.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aplicativo transforma usuário de smartphone em repórter



De problemas da comunidade a concertos de música ou eventos esportivos: tudo pode virar notícia com o programa Meporter, que transforma os usuários de smartphones em repórteres diante de fatos que presenciarem. O aplicativo funciona como um tipo de rede social, porém destinada à publicação de informações pelos usuários de fatos importantes que estejam acontecendo em determinado momento.

A mecânica não é complicada e consiste em escrever, fotografar, filmar e publicar na internet, e, em seguida, compartilhar com os amigos e com qualquer pessoa relacionada ao assunto em questão. Para começar a utilizar o serviço, é preciso apenas se cadastrar na página do Meporter na internet e fazer o download gratuito do aplicativo para o smartphone.

“O aplicativo tem cinco abas: Map, Newswire, Post, Friends e Profile. Na primeira, ele mostra a sua localização e locais próximos ao que você está, como no Google Maps, por exemplo. Newswire é seu feed de notícias, que pode ser classificado em diversas categorias, entre elas vida noturna, notícias curiosas e esportes, por exemplo. Em Post, é possível publicar suas histórias. Friends é a lista de amigos e Profile o seu perfil”, explica o site TechTudo.

Na matéria sobre o aplicativo publicada na última quarta-feira (28), o TechTudo lista ainda os primeiros passos para utilizar o Meporter. Para ilustrar o tutorial, o site usa um hipotético acidente de carro como exemplo.

“Tire uma foto ou faça um vídeo; faça um check-in no local onde você se encontra no mapa; escolha a categoria em que a informação será publicada; escreva resumidamente o que está acontecendo; depois de realizar os passos acima, compartilhe as informações em suas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, e, é claro, no MePorter. Em apenas alguns segundos, sua história já estará online para seus amigos e para todos os usuários da região em que você estiver como uma notícia. Há a possibilidade de os leitores também interagirem com a publicação, comentando ou fazendo check-in como testemunhas do evento. Conforme o usuário for realizando mais e mais publicações, ele passa a receber prêmios parecidos com os utilizados no Foursquare. São selos que indicam o quão regularmente o internauta escreve, posta fotos, vídeos e etc. As insígnias ganhas podem ser trocadas por brindes posteriormente. Ou seja, além de atuar como repórter, você ainda pode ser recompensado por isso. E o melhor: usando um app gratuito”, finaliza o texto.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pesquisa apresenta dados atuais da internet

A Online Schools acaba de disponibilizar uma pesquisa sobre os últimos dados sobre a internet. Entre os fatos destacados estão a distribuição das redes sociais, os governos considerados inimigos da rede e o número de blogs existentes na atualidade.

A rede mundial ainda tem espaço para crescer. Segundo os dados da pesquisa, enquanto 71% das pessoas nos países desenvolvidos têm acesso à internet, somente 21% estão online nos países em desenvolvimento. “A internet mudou a maneira como vivemos, isso é obvio. Mas o que as pessoas esquecem é como é realmente grande e importante a rede mundial de computadores. Você sabe quanto tempo as pessoas gastam na internet todos os dias? Você mantém o controle de quantas vezes twitou no mês passado? , indaga o institucional da Online Schools.

Os resultados da pesquisa são interessantes e reveladores. Os gráficos e infográficos do site explicam de uma forma interativa os números descobertos. Justin Bierber é mais buscado na rede que Jesus, Lady Gaga  tem 8.400.000 seguidores 
no Twittersão realizados mais de 119 milhões de tweets por dia. 

Sobre o futuro, os especialistas são positivos. 64% dizem acreditar que o fluxo de informações online continuará em grande parte sendo livre das poderosas instituições de controle e 81% acreditam que aumentará a inteligência humana.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Obras de exposição em SP só ficam completas ao interagir com o visitante



Promover a interatividade entre a obra e o visitante: este é o objetivo da segunda edição da Mostra 3M de Arte Digital, que acontece em São Paulo até este domingo (2). Algumas obras da exposição só ficam completas e ganham sentido com a participação das pessoas que visitam o evento.

É o caso, por exemplo, do vídeo interativo YouToRemix teste#02: Bike C-Mapping @ YouTube[Mix], da videoartista Milena Szafir, ou Manifesto 21. A artista propõe ao internauta reordenar de forma aleatória uma sequência de imagens sugerida por ela [veja o vídeo acima]. A obra discute o conceito de liberdade na era de tecnologias como a telefonia móvel e o GPS.

“A exposição traz uma produção artística que privilegia o uso de mídias como vídeo, computadores, celulares, cinema e outras plataformas tecnológicas. A principal proposta da Mostra de Arte Digital é transformar o visitante em peça fundamental na criação da obra, tornando-o um co-criador do trabalho”, ressalta a revista Época em seu site.

A 2ª Mostra 3M de Arte Digital é realizada no Memorial da América Latina, que fica na Avenida Áuro Soares M. Andrade, 564, Barra Funda. O horário de visitação é das 9h às 18h e mais informações podem ser obtidas no site da exposição.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Nova tag para destacar trabalhos dos meios de comunicação


Para “agrupar as reportagens originais, os trabalhos de pesquisa, excluisvas e projetos especiais” dos meios de comunicação, o Google News lançou, na semana passada, em Boston, no Congresso Online News Associationa (ONA), uma nova tag, a “Standout”. A nova etiqueta pode ajudar a dar mais relevância e tráfico aos conteúdos publicados na rede. 


Ao colocar a tag no cabeçalho do conteúdo, por meio do código HTML, o editor ou repórter do webjornal tem mais chances de conseguir que o material publicado apareça na primeira página do Google News e/ou nos resultados de busca. O novo código é o seguinte:( ).
.
A tag funciona melhor quando existem detaques para conteúdos produzidos em outros sites.  "Acreditamos que o conteúdo citando outros ‘destaques’ gera e promove também o próprio conteúdo do webjornal”, descreve o Google News. Mais informações em Cyberjournalist.

domingo, 25 de setembro de 2011

Jovem consegue emprego após colocar vídeo no YouTube




Usar a criatividade para conseguir um emprego no competitivo e disputado mercado de trabalho atual: foi esta a estratégia do aspirante a publicitário chamado Matthew Epstein para abandonar a condição de desempregado. Ele, que vive na Flórida (EUA), resolveu apostar na interatividade que a internet possibilita e não teve dúvidas: fez um vídeo (postado acima) e colocou no YouTube. O objetivo? Ser notado pelas empresas.

Aliás, por uma empresa específica. O foco era nada mais nada menos do que o Google. Primeiro, “o americano criou o site GooglePleaseHire.Me. Na página havia um vídeo do Youtube — onde ele pedia para que o Google o contratasse — e seu currículo. O vídeo, que mostrava o candidato usando um bigode falso e sem calças, atraiu 720 mil acessos ao site”, segundo informações do site TechTudo.

Apesar de não ter conseguido uma vaga no Google, a estratégia deu certo. Ao todo, 80 empresas — incluindo gigantes como a Microsoft e o Amazon — chamaram o jovem de 24 anos para fazer uma entrevista de emprego. No final, Matthew Epstein conquistou a vaga na empresa SigFig, com sede em São Francisco.