sábado, 1 de setembro de 2012

Anatel libera aplicativo para medir qualidade da sua conexão


(Fonte da imagem: Reprodução/Brasil Banda Larga)
Anatel iniciou, esta semana, uma pesquisa com intuito de avaliar a qualidade das conexões de banda larga. Para isso, a Agência pretende instalar caixas de análise em lares brasileiros e disponibilizar um aplicativo online. 

Serão 12 mil consumidores voluntários, apontados por sorteio, que receberão os equipamentos. Os escolhidos terão seu sinal de Internet monitorados 24 horas por dia.

Para os demais clientes, a Anatel usará outra ferramenta para completar o estudo: a liberação de um  software. O programa, disponível no site Brasil Banda Larga (ligado à Anatel), tem a função de verificar se o usuário está recebendo o prometido pelas operadoras.

Se quiser conferir a qualidade da sua conexão,  entre na página e pressione o botão “Faça seu teste agora”. Espere alguns minutos e veja a velocidade - de envio e recebimento - dos pacotes de dados.

(Fonte da imagem: Reprodução/Brasil Banda Larga)

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Saiba mais sobre o fenômeno Gina Indelicada


“Pergunte o q quiser, e eu responderei como EU quiser”. Assim, o mais novo fenômeno das rede sociais, Gina Indelicada, se descreve no Facebook. Com respostas surpreendes, francas e nada delicadas, a personagem fictícia alcançou, em duas semanas, mais de 1,7 milhão de curtidas.

página, criada dia 14 de Agosto, já teve mais de 30 milhões de visualizações, gerou grande repercussão na mídia online e foi considerada pela Forbes, o maior case de sucesso da atualidade.

O êxito foi tamanho, que o estudante de publicidade, Ricck Lopes,  criador da Gina Indelicada,  passou de desempregado a publicitário disputado. Aos 19 anos, o mineiro que vive em São Paulo, afirmou que a ideia não virou um fenômeno por acaso. A escolha da personagem e o formato dos posts nasceu após muita pesquisa e reflexão sobre experiências anteriores no mundo virtual (confira o vídeo abaixo).

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Evite a "mensagem visualizada" no seu chat do Facebook


Há pouco mais de um mês, o Facebook fez uma alteração importante no seu chat. Agora, quando você visualiza uma mensagem recebida, seu amigo sabe a hora exata que isso aconteceu.

Uma mudança que dividiu opiniões. Caso você seja um dos usuários que não curtiu a transformação, existe um programa que evita que seus amigos percebam sua visualização. O software, FB Unseen, que só funciona no Google Crome, deixa seu chat como era antes da atualização.

Você precisa baixar o arquivo, clicar em “usar no Crome” e instalá-lo. Em seguida, basta conferir se a extensão está ativada em “Ferramentas”. Pronto, agora você pode conversar no chat sem preocupações.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Usuária mais velha do Facebook visita Mark Zuckerberg


Florence Detlor, usuária mais velha do Facebook, foi recebida por Mark Zuckerberg e pela chefa de operações, Sheryl Sandberg. O encontro aconteceu segunda-feira (27), na sede da rede social, em Menlo Park, Califórnia, EUA.

A americana, dona da mais longa "linha do tempo", possui 652 amigos e também mora em Menlo Park. Ela se formou em 1932, na Occidental College, e seus interesses são bons livros.

“Honrada por conhecer Florence, que com 101 anos é a usuária mais velha do Facebook. Obrigado por nos visitar, Florence”, postou Sheryl. Em seguida, alguns usuários comentaram a publicação e afirmaram que criarão contas para seus pais e avós.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Redes sociais ameaçam o futuro dos fotógrafos


Redes sociais ameaçam o futuro dos fotógrafos
Gary Williams, experiente fotojornalista americano, em entrevista à Agência Efe, afirmou que seu ofício corre perigo. De acordo com o profissional, na área há mais de 40 anos, as redes sociais são as maiores ameaças ao futuro dos fotógrafos.
Williams teme que o poder da instantaneidade das novas mídias e o uso generalizado de fotografias nelas, substituam o trabalho dos profissionais. 
O fotógrafo, que trabalhou mais de 30 anos no jornal Puerto Rican El Nuevo Dia, afirmou que,  ainda que o fotojornalista tenha maior competência para exercer o trabalho, a facilidade de postar fotos em qualquer meio diminui a necessidade de contratá-lo.

"A fotografia digital mudou drasticamente desde que todos têm telefones celulares ou qualquer tipo de câmera para fotografá-los e postar seus meios de fotos. Então, onde é o nosso trabalho?", questiona Williams, que agora vive na costa oeste de EUA.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sobre a misoginia no Jogos Online



Um artigo recente do New York Times chamou atenção para o  assédio que muitas mulheres vivem em comunidades de jogos online. Assédio na internet é um fenômeno tão antigo quanto os jogos online, mas, o que chama atenção é a violência que tem acontecido a partir das denúncias sobre esse tipo de problema. 

Desde maio deste ano, a feminista Anita Sarkeesian, realiza uma campanha para angariar dinheiro com objetivo de examinar tropos misóginos nos jogos e documentar como as mulheres são retratadas em games. Suas páginas no YouTube e no Facebook foram imediatamente inundada com comentários cheios de ódio, além de receber ameaças pessoais violentas. A agressão chegou a tal ponto, que criaram um game cujo único objetivo era exterminá-la.

Pesquisas americanas mostram que o percentual de mulherem em jogos online varia de 12% para cerca da metade do número de usuários, dependendo do tipo de jogo. Estatísticas da indústria da Entertainment Software Association dizem que 47% dos jogadores são mulheres, mas não há como confirmar esses dados em função dos próprios avatares. 

Mulheres do mundo inteiro relatam ameaças sexuais, insultos e agressões. Em sites como NotIntheKitchenAnymore.com ou FatUglyorSlutty.com, as mulheres são recebidas com mensagens abusivas, como "Cadela", "Vagabunda" ou "Vá para a cozinha e pare de jogar".

domingo, 26 de agosto de 2012

Apple venve primeira batalha contra Samsung


O tribunal de San José, na Califórnia, concedeu veredito favorável à Apple, na primeira batalha judicial contra a Samsung. Os nove jurados entenderam que a empresa sul-coreana copiou criações da empresa da maçã e considerou como injustificadas as alegações de que a Apple também teria violado patentes.

Além proibir a venda de vários dispositivos da Samsung nos Estados Unidos, a corte atendeu a maioria das queixas da Apple, que ainda vai receber US$ 1 bilhão da concorrente. Valor menor do que os 2,5 bilhões de dólares pedidos.

Essa foi a primeira decisão judicial que envolve as duas empresas e, por isso, de extrema importância. Os executivos das Samsung temem que ela sirva de modelo para os próximos tribunais.