sábado, 14 de janeiro de 2012

ICANN abre inscrições para novos domínios

Desde o dia 12 de janeiro é possível fazer uma candidatura de um novo domínio no ICANN, órgão que fiscaliza o sistema principal de nomeação de domínios na internet. Os antigos sites .com e .org e outros poderão ser abandonados por outras siglas mais criativas. A expectativa é que serão recebidas 2 mil inscrições durante os três meses do certame.

Em 13 anos de existência, essa é uma das iniciativas mais radicais do ICANN – instituição baseada nos EUA –, e busca estimular a competição e a criatividade, possibilitando que os novos domínios criem novas comunidades e estabeleçam vínculo com seus os usuários.

Para se candidatar, é preciso pagar US$ 185 mil, mais as despesas iniciais de US$ 500 mil e os custos de manutenção de US$ 100 mil. Com esses valores, as candidaturas devem ser em sua maioria de marcas líderes e consolidadas, ficando de fora as pequenas empresas e organizações.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Confira a lista dos "100 links para clicar antes de morrer"

A revista Bula publicou, ainda no ano passado, uma lista com os 100 links para clicar antes de morrer. Elaborado a partir de uma seleção com os melhores links publicados na coluna Web Stuff (do suplemento Opção Cultural, do Jornal Opção), o ranking consiste em um inventário do que teve de melhor na internet nos últimos três anos, contemplando os mais distintos segmentos e tendências. Há postagens sobre cinema, jornalismo, música, fotografia, livros, tecnologia, artes, humanidades, mídias sociais. Para presentear os seus leitores neste início de ano, o blog Interatividade publica abaixo a relação completa das postagens com os seus respectivos links. Confira:

Twitter vira arma no mundo do futebol

Twitter é mania entre os boleiros. Eles usam para descrever treinos, fazer amigos, interagir com fãs e, devido ao notório crescimento no poder de compra dos clubes nacionais, o microblogging virou ferramenta de autopromoção. Uma opção que, no início do ano, tempo de contratações no futebol brasileiro, auxilia também no trabalho de empresários e jornalistas.

O diferencial de 2012, que começa com o mercado tão competitivo, são os altos valores de direitos de imagem pagos pela TV Globo. Capital que gera uma inflação no custo de aquisições e salários, provoca nos representantes dos boleiros a possibilidade de fazer lobby nas negociações e impõe ao jogador a necessidade de perceber a importância da comunicação virtual.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tecnologia 4G para a Copa 2014

Ao que parece, a geração de celulares 3G foi superada, pelo menos nos Estados Unidos e no Japão, como mostraram os repórteres da Rede Globo numa matéria exibida nesta quarta, 11, no Jornal da Globo. A novidade é a internet móvel 4G, já no mercado norte-americano há cerca de dois anos. Segundo a reportagem, quando se compara a velocidade de downloads entre a 3G e a 4G, a diferença é superior a 100%.

Aqui no Brasil, a expectativa é de que a tecnologia esteja operando em todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, facilitando a vida da imprensa e dos turistas, que poderão se conectar de dentro dos estádios com muito mais facilidade - o que é praticamente impossível com a instabilidade da tecnologia 3G. Segundo a Anatel, a licitação da concessão do 4G no país sai em abril deste ano.

Confira a reportagem abaixo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Brasil já é o terceiro país que mais acessa o Google+

Quem achava que o Google+ não estava ganhando a simpatia dos brasileiros está enganado. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da ComScore: o Brasil é o terceiro país que mais acessou a rede social em novembro do ano passado, com o total de 3,4 milhões de visitantes únicos. Quem lidera o ranking é os Estados Unidos, com 14,7 milhões de usuários, ou seja, 14,8% do total, enquanto a medalha de prata ficou com a Índia, com 4,3 milhões de acessos. Vale ressaltar, porém, que o relatório não considera a quantidade de usuários cadastrados e nem usuários via celular.

“O resultado contraria a percepção de que a rede (Google+) está ‘deserta’. A análise é de que o site do Google, lançado em junho de 2011, pode crescer com o tempo se trouxer inovações e aproveitar as reclamações sobre privacidade no Facebook”, ressalta a revista Exame em sua página na internet.

Ainda assim, o Facebook continua sendo a rede social mais acessada mundialmente. Em novembro de 2011, a rede social de Mark Zuckerberg registrou 792,9 milhões de visitantes únicos. Em seguida, surge o Twitter, com 167,9 milhões, e o LinkedIn, que ocupa o terceiro lugar, com 94,8 milhões. Já a rede social do Google teve 66,7 milhões de acessos, ultrapassando apenas o MySpace, que teve 61 milhões de visitantes.

BBB estimula a interação entre Brothers e fãs


O Big Brother Brasil 12 começou ontem. O Reality Show que é sucesso de audiência e faturamento, a cada nova edição, traz mais possibilidades de interação entre Brothers e fãs do programa. Durante três meses, os assuntos mais polêmicos da casa tomam conta de sites, blogs, redes sociais e, também por isso, o BBB atrai cada vez mais anunciantes e se tornou um sucesso concreto.

Embora a audiência, desde a estréia em 2002, tenha alternado e chegado à pior média no  BBB11 , o alcance virtual do programa modificou a organização do jogo - que se adapta aos desejos do público - e supri qualquer queda no Ibope. Prova disso é que, ao somar a publicidade  na TV Globo, canais fechados e Internet, a 11ª edição bateu recordes ao ultrapassar os R$ 400 milhões e o BBB12  inicia a temporada com o faturamento de R$ 320 milhões, além de uma fila enorme de espera para  fazer merchandising.

Com números gigantescos, parece piada o prêmio de R$ 1,5 milhão. Afinal, são os participantes que motivam comentários, discussões, curiosidades nos meios online e provocam a criação de fã-clubes virtuais. A força é tamanha que atinge quem gosta ou não gosta do Reality. Hoje, os admiradores ultrapassam o poder do voto, e não só "espiam", dão sugestões e até já modificaram resultado de provas. O retorno do público fez a Rede Globo disponibilizar um mural para que os confinados possam interagir com o público e incitar mais visibilidade gratuita.

Para saber e interferir no que acontece com cada morador da casa, o internauta pode acessar  a página oficial do BBB. Quem prefere o twitter, pode seguir o @boninho (diretor do programa) e o @oficial_bbb. Outras opções são o  www.aimorridesungabranca.com, o home.cartasparabial.com.br, o tvfoco.pop.com.br e o televisao.uol.com.br/bbb.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Brasileiros inovam no Cinema Interativo



Qual espectador não gostaria de interagir com o filme, série ou novela que assiste? Quem curte essa ideia de “dirigir” a trama, pode se preparar. Abriu-se uma nova possibilidade, graças ao esforço de uma pesquisa nacional e às ferramentas oferecidas pelos meios digitais, do público interferir no comportamento de personagens e nas cenas.

O projeto é fruto de uma parceria entre pesquisadores do departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Unirio e UFSM, e que acaba de desenvolver o primeiro protótipo de um sistema do chamado Video-Based InteractiveStorytelling, a partir de resultados de outros projetos do The Logtell Project. Neste sistema, o espectador é capaz de interagir via controle remoto, celular, voz ou gestos e modificar o curso da história assistida.

Rede Globo adere ao Facebook


A Rede Globo de Televisão resolveu ceder e criar sua fan page no Facebook. Há poucas semanas da estreia de mais uma edição do reality show Big Brother Brasil, a emissora começou a usar a rede social que já era usada por alguns programas e artistas da casa.

A notícia da página foi divulgada através do twitter oficial da emissora no último dia 2 e já tem mais de 80 mil "curtidores". As postagens anunciam a programação do dia e pede a opinião dos seguidores sobre as atrações da grade, além de disponibilizar fotos e vídeos exclusivos. A página faz parte das novidades da emissora para 2012, que pretende, por meio da redes sociais, ampliar os canais de interação com o público.

Já era tempo da principal emissora de TV do Brasil reconhecer o potencial das redes sociais, principalmente do Facebook, que tem se tornado cada vez mais popular no país. O problema deve estar justamente aí: ter um canal aberto com o público e ouvir todos os comentários e as opiniões acerca de suas produções não deve ser nada fácil de se gerenciar e pode se tornar uma ameaça.

Uma coisa é fato, a Globo só quer mais audiência e não poderia perder para o Face, afinal, são mais de 35 milhões de brasileiros conectados à rede do Mark Zuckerberg - e, talvez, muitos  estavam deixando a TV de lado para curtir outras coisas pela rede... Como diz o Arlindo Cruz, isso é globalização!

Brasil foi o país que mais cresceu no Facebook em 2011

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Celular à favor das mulheres na Índia

Na India, duas iniciativas com o uso de celulares estão sendo testadas para transformar a realidade das mulheres locais. Na área rural,
mulheres estão sendo alfabetizadas por telefones celulares com a ajuda da ONG Mahila Shakti Pratish (Fundação da Força Feminina).


Através dessa iniciativa, mais de mil mulheres indianas começaram a ler em inglês e em outras línguas pelo celular. A ONG que tem patrocinio da Human Welfare Association (HWA – Associação pelo Bem-Estar Humano) tem conectado mulheres com telefones móveis, centros educacionais e grupos de auto-ajuda em 33 vilas, com o objetivo de usar os aparelhos como ferramentas adicionais para a ampliação do conhecimento e da educação.

Religião sueca que prega a pirataria virtual é legalizada

A igreja do Ctrl+C e Ctrl+V, ou Kopimismo, é aprovada na Suécia. Esta crença, que considera os comandos “copiar” e “colar” como símbolos sagrados, foi reconhecida pelo governo,  na primeira reunião do ano, como religião oficial do país. Segundo o fundador do kopimismo, Isak Gerson, de 19 anos, a ideia de copiar e compartilhar informação é “o melhor e mais bonito que há”.

Os adeptos almejam a liberação gratuita de qualquer tipo de download e cópia de arquivos. De forma mais clara, o kopimismo segue o ideal da pirataria virtual com o argumento de que copiar informação de um cidadão é mostrar apreço, e não uma violação. Quem copia, defende Gerson, “pensa que você faz algo bom”.

O projeto é audacioso e ganhou força com a criação do Piratpartiet (ou partido pirata), em 2006. O grupo político conseguiu 7% dos votos, há dois anos,  nas eleições parlamentares européias. Um marco para a cultura digital e motivação para a religião iniciar a entrada em outros países. Tanto o partido quanto a religião apostam que o avanço na popularização da internet será o fator de impulso internacional e, por isso, buscam alternativas diversas para atrair os internautas.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Londres sai na frente como maior zona de internet sem fio da Europa




Nos próximos meses, a capital da Inglaterra será dona da maior zona de internet sem frio (wi-fi) da Europa. Isso porque a cidade receberá os Jogos Olímpicos no início do segundo semestre.

De acordo com os sites El País e P3. Público, a internet grátis estará em todo o perímetro urbano de Londres e será desenvolvida pela empresa O2. Ainda neste mês de janeiro, será instalada no distrito de Westminster.

Além dos bairros, 120 estações de metrô terão internet grátis. A ideia é que os turistas que forem às Olimpíadas tenham conforto e comodidade, como tirar fotos dos jogos e compartilhar em redes sociais com facilidade.