sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Malware é capaz de tirar fotos no seu celular sem autorização


Um malware, criado pelo US Naval Surface Warfare, é capaz de tirar fotos no seu smartphone sem sua autorização. Para isso, o PlaceRaider desabilita vibrações ou sons e trabalha em total silêncio. 

Ele funciona da seguinte forma: filtra as imagens capturadas, escolhe as que interessam e as envia para um servidor. Este realiza uma modelagem 3D do ambiente capturado e o apresenta com exatidão.

O malware é um presente para criminosos. Através dele, pode-se descobrir número de cartões de crédito e localizar onde ficam objetos valiosos da possível vítima. 

Ainda bem que, por enquanto, o PlaceRaider, desenvolvido para estudos, ainda não é uma ameaça.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Facebook é acusado de publicar algumas mensagens privadas


Usuários do Facebook afirmam que antigas mensagens privadas foram publicadas na sua Linha do Tempo. O problema, denunciado anteriormente pelo jornal francês Metro, voltou a ser abordado pelo site TechCrunch. De acordo com as supostas vítimas, o erro é referente a conversas ocorridas antes de 2009.

Apesar das denúncias, a rede de Mark Zuckerberg nega que exista o defeito. Segundo a assessoria do Facebook, o que parecem ser velhas mensagens privadas são, na verdade, antigos posts no mural. Provavelmente, acredita a rede social, o usuário ainda não conhecia tão bem a ferramenta e, por isso, não sabia que a conversa era pública.

Em entrevista ao TechCrunch, um porta-voz da empresa tentou explicar a confusão. "Um pequeno número de usuários ficaram preocupados com o que eles erroneamente acreditaram ser mensagens privadas aparecendo na sua Linha do Tempo. Nossos técnicos investigaram estas denúncias e descobriram que as mensagens eram antigos posts nos murais que sempre estiveram visíveis nos perfis dos usuários. O Facebook está contente com o fato de que não houve quebra de privacidade dos usuários".
  
Caso sua conta no Facebook possua mais de três anos e você teme que algumas conversas pessoais apareçam na sua timeline, uma solução é esconder esses posts. Vá em Configurações de Privacidade e depois em “Linha do Tempo e Marcação”. Mude as configurações das opções “Quem pode ver o que outras pessoas publicam na sua linha do tempo?” e “Quem pode ver as publicações nas quais você foi marcado na sua linha do tempo?”, clique em “Personalizar” e selecione “Somente eu”.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cresce a "feminização" da internet

As mulheres estão cada vez mais presentes na internet, que, como quase tudo em tecnologia, era um antigo reduto masculino. Segundo um estudo realizado pela Ofcom, mulheres estão gastando mais tempo online do que os homens. Com o objetivo de se concentrar sobre as tendências e desenvolvimentos do mercado de comunicação, o estudo revela que se comunicar com os amigos é o principal uso desta chamada "feminização" da internet.

Para o diretor do grupo Ofcom, Adam Baum, a razão por trás do aumento do público feminino na web se deve a ascensão dos sites de relacionamento. O tempo que as pessoas gastam em sites como MySpace, Bebo e Facebook é maior do que nos tradicionais sites, pois a interação entre os usuários também aumentou.


Os resultados da pesquisa servem para tirar os estereótipos sobre a dominação masculina no ambiente web, pois a internet já entrou na rotina das mulheres, não só no local de trabalho, mas também em seu tempo livre. Se o uso da tecnologia antes era uma barreira para as mulheres, hoje não é mais. Mas, a que se deve essa mudança de comportamento? Os pesquisadores acreditam que hoje em dia, existem opções mais interessantes na web para a mulher interagir do que no passado.