sábado, 19 de novembro de 2011

Continente asiático tem os jornais de maior tiragem do mundo

Cinco dos 100 diários com maior tiragem do mundo se encontram no Japão. Essa informação e mais a quantidade de exemplares por cada mil habitantes em cada um dos países pesquisados são possíveis de análise no mapa criado por Mark Graham, Scott A. Halle, Monica Stephens e Corinne M. Flick, pertencentes ao Institude de Internet da Universidade de OxFord

De acordo com o mapa, que traz informações do 
Banco Mundial e do portal Newspapers 24, a maioria dos jornais com tiragem acima de um milhão de exemplares está no continente asiático. Reino Unido está à frente na tiragem na Europa. Na Espanha, a tiragem é entre 151 e 300 exemplares por cada mil habitantes.

Na América Latina, infelizmente, nenhum dos diários consegue alcançar a cifra de um milhão de impressões. No continente africano, somente o egípcio Al-Ahram, fundado em 1875, supera a cifra do milhão. Os 10 primeiros colocados mundiais são os seguintes :

1. Yomiuri Shimbun (Japan)
2. The Asahi Shimbun (Japan)
3. Mainichi Shimbun (Japan)

4. Nihon Keizai Shimbun (Japan)
5. Chunichi Shimbun (Japan)
6. Bild (Germany)
7. News of the World (UK)
8. The Sun (UK)
9. Sankei Shimbum (Japan)
10. Canako Xiaoxi (China)

No Brasil, os dados da ANJ (Associação Nacional dos Jornais) de 2010 apontam que a circulação diária de todos os jornais do país, um total de 652, chega a cifra de 8.358 milhões. Em uma comparação com o continente asiático, onde um jornal tem tiragem de mais de um milhão, percebe-se o quanto é preciso avançar no mercado local. Mais investimento em educação  e incetivo à leitura podem fazer a diferença.  

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Microsoft planeja lançar rede social para rivalizar com Facebook e Google+

Ache o que você precisa e compartilhe o que você sabe: este é o slogan da rede social que a Microsoft planeja lançar para concorrer com o Facebook, que tem quase 800 milhões de usuários, e o recém-lançado Google+, com cerca de 50 milhões de cadastros. Chamada de Socl, essa nova rede social permitirá aos internautas integrar a ela suas contas de Twitter e Facebook e terá um design bastante parecido com o do sistema operacional Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft para smartphones.

“A nova rede social é centrada na ferramenta de busca e nas atualizações dos amigos, em um feed de notícias similar ao do Facebook. Como nos rivais, o Socl permitirá que o usuário siga as atualizações dos amigos, receba convites de outros usuários e veja vídeos a partir da página inicial. A busca da rede social, como previsto, usa os resultados de busca do Bing, ferramenta de busca da Microsoft. Os resultados de busca podem, inclusive, receber comentários dos usuários da rede social, que também podem curti-los e marcá-los. A rede social também incluirá um recurso chamado Video Party, uma espécie de chat por vídeo similar ao Hangout, do Google+, mas que permite que o usuário assista a vídeos do YouTube com seus amigos durante conversas. Mas um dos recursos que faltam na rede social da Microsoft é um mecanismo para trocar mensagens privadas. Além disso, não há nenhum recurso para segregar os amigos em grupos de amizade e compartilhar conteúdos específicos para cada um deles, como nos círculos do Google+”, compara o site The Verge em uma matéria publicada na última terça-feira (15).

Ainda de acordo com o site, a nova rede social está sendo testada pelo Fuse Labs, laboratório de projetos da Microsoft, com um número restrito de usuários. E o lançamento do serviço deve ocorrer por meio de um sistema de convites, mas ainda não foi estabelecida uma data para isso acontecer.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Censo 2010: três vezes mais computadores


O Censo 2010, divulgado nesta quarta (16) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelou que a presença de computadores nos lares brasileiros triplicou: saltou de 10,6%, em 2000, para 38,3%, em 2010. Hoje, são cerca de 21,8 milhões de lares com computadores próprios, com 17,5 milhões destes conectados à internet (30,7% dos lares).

O Distrito Federal é a unidade da Federação com o maior número de domicílios com computador: 63% do total. Depois vem São Paulo (53%), Santa Catarina (50%) e Rio de Janeiro (49%). Maranhão (13%) e Piauí (15%) são os estados com menos computador nas residências.

Segundo o levantamento, o computador foi o bem durável com maior crescimento de presença nos domicílios. Entre todos os bens duráveis, apenas a presença do rádio caiu, de 87,9%, em 2000, para 81,4%, em 2010.

Os dados foram apurados pelo Questionário da Amostra do Censo Demográfico 2010, realizado em 6,1 milhões de domicílios, ou 11% do total no Brasil.

Saga de Danilo Gentili vira game

O CQC Danilo Gentili agora quer chegar aos tablets e celulares dos brasileiros. O apresentador do "Agora é Tarde" (BAND) lançou um game disponível para iPhone, iPad e iPod da Apple e celulares equipados com Android no sistema freemium.


Segundo o repórter, “O Mundo VS Danilo Gentili” é um jogo baseado em sua própria história. Com cinco fases, o humorista faz, no jogo, piadas que irritam políticos, seguranças, celebridades, ex-BBBs, entre outros, que declaram guerra contra Gentili. Para escapar, o comediante compra uma máquina de clones na internet para se multiplicar com o objetivo de enganar os oponentes. A partir daí, o jogador terá de comandar as mais diversas versões do personagem para livrá-lo de seus inimigos.


Desenvolvido durante cinco meses, em parceria com a Monster Juice, e primando pelos detalhes, o aplicativo apresenta 59 piadas inéditas, escritas originalmente para o dispositivo, além de personagens “engraçados com características únicas e vozes hilárias”.


O game foi lançado nesta quarta-feira (16) pela Pontomobi e está disponível para download por US$ 0,99. Assista ao vídeo do lançamento abaixo:

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pesquisa mostra que blogs incentivam internautas a lerem estudos acadêmicos

Existe alguma relação entre os blogs e a quantidade de artigos científicos baixados na internet? Segundo a pesquisa "The Impact of Economics Blogs", definitivamente existe. O recente estudo, de autoria de David McKenzie e Berk Ozler, do Banco Mundial, concluiu que posts de blogs relevantes de economia, como o The Conscience of a Liberal, do The New York Times, ampliam o número de downloads de artigos científicos na Web.

“Um artigo de 1997 do economista Douglas Irvin, por exemplo, teve 0,8 downloads mensais em 2009. Em fevereiro de 2010, Paul Krugman — autor do blog — citou o texto, sobre aumento nos impostos. Foram 151 downloads no mês. É um aumento de quase 190 vezes. Entre as vantagens apontadas pelos autores nessa multiplicação está o fato de os blogs incentivarem internautas a ler estudos acadêmicos dos quais talvez não tivessem conhecimento”, segundo a Folha.com, que publicou ainda uma lista com cinco blogs relevantes de economia.

Clique neste link para conferir a matéria completa sobre a pesquisa e a lista dos blogs recomendados pelo portal.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O futuro dos websites

Uma série de entrevistas com 4 especialistas sobre o futuro dos websites, com base em Nova York (vídeo em inglês).




Publicado por Matt Spangler, empreendedor e consultor digital.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Facebook e as piadas sobre estupro

Depois de receber várias críticas de ativistas e anunciantes, o Facebook retirou do ar piadas que circulavam na rede sobre estupro. A empresa de Mark Zuckemberg foi denunciada por ativistas britânicas e americanas por fazer apologia a cultura do estupro e assédio sexual, depois do site ter se recusado a remover páginas que continham piadas e supostas confissões de assédio postadas por usuários.

Em agosto, os administradores do site de relacionamento afirmaram que "contar uma piada de mau gosto não vai fazer você ser expulso do seu bar local, assim com, o não vai fazer você ser retirado do Facebook", agora, a Organização volta atrás dizendo que "não há espaço no Facebook para conteúdo raivoso, ameaçador ou que incite violência". Com mais de 3.600 assinaturas no Reino Unido e 175.000 nos Estados Unidos, as ativistas pediram a remoção das páginas através de uma petição no site Change.org.

As entidades de apoio a vítimas de estupro elogiaram a exclusão das páginas, mas disseram querer ainda mais do Facebook. "Simplesmente retirar as páginas do ar não é suficiente. O público precisa saber se o Facebook mudou sua posição, ou se apenas removeu as páginas para proteger sua imagem pública. ", disse à BBC, Jane Osmond, do website Women's Views On News (Opiniões das Mulheres Sobre o Noticiário). 

Webjornais americanos subutilizam a interatividade do Twitter

Apesar das possibilidades disponíveis no Twitter para os webjornais e os próprios jornalistas interagirem com seus leitores, na prática, elas são pouco ou quase nunca utilizadas pelos meios e os profissionais da comunicação mais conhecidos dos Estados Unidos.  Esse é o resultado da pesquisa realizada pelo Pew Research Center.

 Jeff Sonderman, responsável pela pesquisa, destaca que as empresas de comunicação usam de forma limitada o Twitter, sendo, principalmente, para divulgar seu próprio conteúdo noticioso. É raro que o usem para compartilhar material de outros veículos e para gerar envolvimento com os seus seguidores. 

Entre os webjornais que foram estudados, durante uma semana, estão The Washington Post, The New York Times, USA Today,The Wall Street Journal, Arizona Republic, The Toledo Blade, NPR, CNN, Fox News, MSNBC, ABC News, Huffington Post y Daily Calle
.

Os dados são de que 93% dos tweets publicados estão relacionados com algum conteúdo publicado no próprio site do webjornal. Fo
i verificado que apenas 1% dos tweets são para outros sites de notícias, 1% para tweets de contas fora do âmbito noticioso e 6% de tweets sem links.  Veja gráfico:

domingo, 13 de novembro de 2011

De volta ao passado de sites, blogs e portais...

O ontem e o hoje dos layouts de sites, portais e redes sociais demonstram o quanto a área evoluiu em pouco tempo. Por mais que os usuários, algumas vezes, relutem com as mudanças, estas são imprescindíveis para o desenvolvimento de inferfaces mais interessantes, mais interativas e mais conectadas com os avanços da internet.  O Uol organizou um slideshow com algumas modificações realizadas ao longo dos últimos anos.    

Tecnologia vai permitir controlar equipamentos de uma casa apenas com gestos




Você já pensou em chegar em casa e com um simples gesto acender as luzes da sala ou trocar o canal da TV? Por meio de uma tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira At Home, isso já é possível.

De acordo com o G1, At Home é uma empresa de automação residencial ligada a Telefônica. Essa automação residencial é o que permite o controle de equipamentos pelo celular ou controle remoto, funcionando através de uma câmera infravermelha que capta os gestos das mãos e os transforma em ações. Para evitar que os movimentos confundam os aparelhos, a empresa também desenvolveu um comando que também desliga o controle por gestos. Em uma sala ou um quarto, por exemplo, duas câmeras são suficientes para que haja um bom funcionamento dos comandos.

A previsão é que no primeiro trimestre do próximo ano a tecnologia já esteja disponível no mercado. Além de aguardar a chegada do produto, o consumidor vai precisar esperar para saber quanto terá que pagar para ter essa comodidade em casa. Veja mais sobre o tema no vídeo: