sábado, 7 de abril de 2012

MARCO CIVIL DA INTERNET: É avanço, e não retrocesso

Por Marcelo Feitoza* 
Observatório da Imprensa

Na quarta-feira (28/3), foi instalada na Câmara dos Deputados uma comissão especial de parlamentares para analisar e aprofundar as discussões sobre o projeto de lei 2126/2011, de iniciativa do Poder Executivo, que cria o Marco Civil da Internet Brasileira. Em fóruns espalhados pela grande rede é comum aparecerem distorções sobre o real objetivo do marco civil. Muitos, talvez por total desconhecimento do texto do projeto, falam em censura, em criminalização da rede, em restrições aos direitos dos usuários. É preciso, então, lançar algumas luzes sobre essa discussão.

Em primeiro lugar, ressalte-se que a iniciativa que originou o texto base do projeto nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ) e a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (Direito/Rio), que lançou em 29 de outubro de 2009 o projeto para a construção colaborativa de um Marco Civil da Internet no Brasil.

Dessa parceria resultou um formato de consulta pública aberto, democrático, singular e colaborativo, que usou como ferramenta a própria internet, através da plataforma Cultura Digital, visando a estimular a participação da sociedade civil e do próprio usuário da rede na discussão e elaboração de um anteprojeto de lei, ampliando o conceito de participação dos cidadãos no processo legislativo. Assim, a população teve entre outubro de 2009 e maio de 2010 para contribuir com o projeto.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Conheça o Cosmo Learning, um site com 1,7 mil documentários e quase 500 cursos online gratuitos


Não é novidade alguma que a internet pode ser uma importante aliada para a aquisição de conhecimentos. A Web possui inúmeros recursos educacionais livres capazes de auxiliar o aprendizado. Nesta sexta-feira (6), o blog Interatividade apresenta uma dessas opções aos seus leitores. Trata-se do site Cosmo Learning, que conta com um acervo de 1,7 mil documentários disponíveis e catalogados.

No endereço em questão, é possível encontrar filmes sobre os fundadores do Google, a história da matemática, o físico Albert Einstein, o gângster Al Capone, entre outros. Quem preferir pode buscar os documentários por tema: os assuntos vão de ayurveda e medicina alternativa à Guerra do Vietnã, passando por biologia, física, história e matemática. Os documentários vêm de fontes como BBC, Fox News e Bloomberg e podem ser vistos em streaming. Além disso, há quase 500 cursos online – tudo de graça.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Facebook: ex-comandante da Rota felicita filho por ação com morte


Durante operação das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) na Zona Sul de São Paulo, um suspeito de tráfico de drogas foi morto. A ação, realizada no início da noite desta quarta-feira (4), foi parabenizada, via Facebook, pelo ex-chefe da Rota, o coronel Paulo Telhada.

“Hoje por volta das 18 horas, a viatura de Rota 91402, comandada pelo meu filho Tenente Telhada, ao averiguar Disque Denúncia que tratava de tráfico de entorpecente, pelo Jardim Miriam, acabou se deparando com um meliante que de arma em punho enfrentou a equipe de ROTA, não restando outra alternativa para meu filho e equipe a não ser revidar aos disparos. O meliante foi baleado e socorrido ao PSM Diadema onde faleceu. Felizmente nenhum PM foi ferido. Foi apreendido com o meliante um revólver cal. 38 e grande quantidade de drogas escondidas em dois cofres. A ocorrência está sendo apresentada no DHPP. Parabéns ao meu filho e toda equipe, bem como a toda ROTA.”, escreveu o coronel.

De acordo com a Rota, o homem, suspeito de traficar drogas na região, recebeu os policiais com disparos após uma denúncia anônima. Segundo o tenente Rafael Telhada, filho do ex-comandante da Rota, a corporação recebeu a denúncia de que o homem mantinha dentro de casa uma grande quantidade de drogas e armamentos.

Facebook: crie sua lista de inimigos

Um novo aplicativo promete tumultuar o Facebook. Os usuários da rede poderão declarar publicamente sua lista de inimigos. O EnemyGraph é um app que permite ao usuário do Facebook elencar seus inimigos em seu próprio perfil ou na lista de amigos de outras pessoas.

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, a motivação para o projeto foi sociológica. “O Facebook possui uma positividade artificial um tanto quanto imposta. É saudável falar que você não gosta de alguma coisa, que alguém é seu inimigo, porque assim você pode criar um diálogo e agregar desgostos comuns das pessoas”, argumenta Harrison Massey, um dos estudantes envolvido na iniciativa.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Professora é demitida nos EUA após se recusar a dar senha de seu perfil no Facebook

A polêmica relação que muitos empregadores mantêm com as redes sociais, que já foi tema de uma postagem aqui no blog Interatividade, fez mais uma vítima. Trata-se da professora Kimberly Hester, que leciona na escola Less Cass Intermediate School District, em Michigan, nos Estados Unidos. Ela foi demitida por ter se recusado a revelar a senha de seu perfil no Facebook para os seus supervisores.

A confusão teve início quando o pai de um aluno foi até a escola para se queixar da professora devido a uma imagem postada por ela na rede social criada por Mark Zuckerberg. A foto em questão mostrava um colega de trabalho com as calças arriadas e estava acompanhada da legenda “pensando em você”. A ideia de Hester era apenas fazer uma piada, mas um superintendente da escola, desde então, passou a exigir a senha do perfil da professora no Facebook, mas ela se negou a repassá-la.

“Irritados, os diretores enviaram um comunicado para a Hester. ‘Na ausência de fornecer voluntariamente a senha de acesso ao Facebook, nós assumimos que aconteceu o pior e agiremos de acordo com isso’, dizia a nota. Em entrevista ao jornal South Bend Tribune, Hester revelou que foi suspensa após receber o recado e que, depois disso, sequer recebeu os pagamentos aos quais tinha direito pelo trabalho feito na escola. ‘Não fiz nada errado e não deixaria eles entrarem no meu Facebook. Não acho certo um empregador perguntar isso a você’, comentou. Hester decidiu processar a escola. O julgamento está marcado para maio”, de acordo com o site The Daily Dot.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Aluno ofende professora na internet, e pais o obrigam a fazer pedido público de desculpas

Um aluno de 16 anos, revoltado com uma lição de casa, resolveu desabafar no Facebook e acabou ofendendo a professora de Artes, Rosana Franco, de uma escola pública de Londrina (PR).

No Face, o aluno disse que gostaria de colocar fogo na professora. A postagem repercutiu na cidade, e os pais foram chamados à escola. Envergonhados, fizeram o filho pedir desculpas à professora pessoalmente, cancelar a conta na rede social e publicar, em um jornal, um outro pedido de desculpas, para que toda a cidade ficasse sabendo.

Apesar de ter ficado assustada, a professora Rosana, que tem 20 anos de profissão, disse já ter perdoado o aluno. “Óbvio, é um adolescente, foi um ato impensado”.

domingo, 1 de abril de 2012

Empresas digitais deflagram ofensiva financeira sobre a imprensa

Por Carlos Castilho 
Observatório da Imprensa 

A edição 2012 do informe sobre o estado da imprensa norte-americana aponta uma tendência que pode mudar a cara das indústrias da comunicação tanto lá como no resto do mundo, inclusive no Brasil. Trata-se do crescente interesse das principais empresas da internet nos conglomerados jornalísticos que controlam os mais importantes jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão do planeta.

Amazon, Google, Facebook, Yahoo! e Apple emitiram recentemente claros sinais de que podem se aproveitar das dificuldades da imprensa convencional em enfrentar a aguda queda de receitas publicitárias para fazer “ofertas irrecusáveis” de parcerias em que a cereja do bolo é o valiosíssimo arquivo de notícias publicadas ao longo de mais de um século -- e a não menos cobiçada relação entre jornais e revistas com um público fidelizado há décadas.

Até agora as gigantes da internet preocupavam-se quase que exclusivamente em disputar mercados digitais entre si, sem dar muita importância para a imprensa convencional, vista com um certo desdém pelos executivos de Silicon Valley, a Meca dos empreendedores e nerds da internet.

Mas segundo o informe State of the News Media 2012, tudo isso está mudando. O YouTube fechou uma parceria com a Reuters, por meio da qual agência de notícias começará a produzir documentários jornalísticos para serem divulgados conjuntamente pelo site de vídeos controlado pela empresa Google e pela Reuters TV. O Yahoo! fez um acordo com a rede norte-americana de televisão ABC para ter a exclusividade de divulgação dos telejornais e séries da emissora ligada ao grupo Disney.