sábado, 3 de março de 2012

Redes sociais e o preconceito



De forma muito intensa o preconceito se apresenta nas relações sociais e concomitantemente nas redes sociais, foi isso que demonstrou o Museu Memória e Tolerância instituição Mexicana que tem a proposta de difundir a tolerância e a diversidade através da memória.

Foram criados quatro perfis pelo Museu na rede social Facebook: Camila Peralta, Britani Cadena, Alonso Piccard e Brayan Carlo Rublo, as mulheres eram representadas pela mesma modelo e os dois homens pelo mesmo rapaz. A cor dos perfis de Britani Cadena e Brayan Carlo Rublodo foram alterados pela instituição para que eles tivessem o tom de pele mais escura, todas as outras características eram iguais.

Pesquisa conclui que internet vicia mais do que cigarro

O que era desconfiança agora foi comprovado pela ciência. Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que checar e-mails e navegar pelas mídias sociais vicia mais do que álcool e cigarro.

A pesquisa foi realizada com 205 pessoas com idades entre 18 e 85 anos, todas residentes na Alemanha. Os pesquisadores analisaram os níveis de “fracasso do auto-controle” durante uma semana. Os voluntários deveriam identificar sete vezes ao dia os desejos que sentiam e sua intensidade.


Os resultados da análise apontaram para aquilo que muita gente já desconfiava: a sensação de “fracasso do auto-controle”, quando se tratavam das mídias sociais, e-mails e trabalho ficaram na frente de um trago num cigarro ou um gole de bebida alcóolica.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Drogas são negociadas para jovens através das redes sociais, revela instituto da ONU


Em um notável exemplo de como é possível fazer mau uso da internet, as redes sociais estão sendo utilizadas por drogarias ilegais para negociar drogas para jovens de todo o mundo. O alerta foi feito pelo The International Narcotics Control Board (INCB), instituto da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por fiscalizar a utilização de substâncias ilícitas e medicamentos controlados.

Em uma entrevista coletiva realizada em Londres para anunciar os resultados do último relatório preparado pela organização, o presidente do INCB, Hamid Ghods, explicou que, tanto no Facebook quanto no YouTube, há usuários atraindo outros para sites onde há apologia e venda de drogas dos mais diversos tipos. Algumas páginas foram identificadas e o instituto já emitiu comunicados aos países envolvidos para tirá-las do ar.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Timeline do Facebook é liberada para marcas

As páginas de marcas no Facebook, assim como a dos usuários comuns, serão migradas para a Timeline. A empresa de Mark Zuckerberg anunciou a permissão nesta quarta-feira, 29.

Desde a criação do novo layout da rede social, as empresas almejavam aderir ao formato. O desejo se deve, em especial, ao fato da Timeline possuir, no cabeçalho da página, um espaço separado para uma imagem de destaque. Outra vantagem da Timeline para as marcas é a possibilidade de publicar imagem e vídeo em tamanho duas vezes maior do que o disponível no layout atual.

A Skol, por exemplo, está no novo formato.



O Manchester United, principal time de futebol da Inglaterra, estreou na Timeline com uma foto da equipe comemorando um título e colocou fotos que contam um pouco da história do clube e homenageiam os fãs.








As empresas que estão no Facebook têm até 30 de março para organizar suas páginas. Depois dessa data, a migração para a Timeline ocorrerá automaticamente. Vale lembrar que publicações antigas ficam mais visíveis com o novo layout, já que a linha do tempo, à direita, divide os posts por mês e ano. Veja, como exemplo, as páginas de Livestrong, Coca-Cola, Starbucks e Coldplay.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Conheça o Pinterest, a rede social que prioriza as imagens


Facebook, Twitter, Orkut, Google+, Sonico, Badoo, etc. A lista de redes sociais, que parece não ter fim, ganhou recentemente mais um nome: Pinterest. Criado em março do ano passado, o endereço consiste num mural virtual de fotos e vídeos, ou seja, um espaço onde o texto é mero detalhe: o que importa mesmo são as imagens.

E esse novo nome promete ser de peso. Nos últimos meses, o Pinterest tem experimentado um boom no seu número de usuários: de setembro a dezembro, a alta foi de 429%. A velocidade de crescimento dessa rede social impressiona e, em janeiro passado, ela ultrapassou a marca de 10 milhões de usuários. Destes, 58% são mulheres, segundo a empresa Experian Hitwise.

“O Pinterest é como um grande painel de cortiça, um mural virtual em que o usuário alfineta não só fotos suas ou de amigos mas também qualquer tipo de imagem que o atraia na internet. Tais fotos são divididas em álbuns temáticos, criados pelo usuário (como ‘receitas de bolo’, ‘ideias para decorar a casa’, ‘livros que li’). Também é possível ver murais dos outros, segui-los e republicá-los (como no Twitter), além de curti-los e comentá-los (como no Facebook).

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O jornalismo digital deve ir além do jornalismo

Por Cleyton Carlos Torres*, na edição 683 do OI


Qual conteúdo o jornalismo digital está produzindo? Qual o melhor formato para que os leitores, com novos hábitos e preferências, possam optar? A empresa jornalística em questão está pensando em ir além do jornalismo propriamente dito? Aparentemente, tais questões são perguntas meramente ilustrativas sobre o mercado de mídia como um todo, porém demonstram como o jornalismo digital se consolida, de fato, como um negócio.

Segundo um estudorealizado pela empresa de pesquisa de mercado Gfk MRI, nada menos do que 72% dos entrevistados que leram uma revista em um tablete ou e-reader no último mês disseram que preferem uma versão digital de uma revista pelo simples fato de ser mais prático do que ir atrás de uma edição impressa na banca ou esperar por uma publicação amassada no final do mês. Porém engana-se quem pensa que isso é o bastante. Para 65% dos usuários de tablet, ler uma revista impressa é mais gratificante do que ler uma digital.

A pesquisa evidencia outros pontos interessantes. Para 70% dos entrevistados, os anúncios deveriam ser personalizados com o gosto de cada um. Customização no meio digital não é algo impossível e, principalmente, prova que até mesmo os leitores já não suportam mais a publicidade pasteurizada. O mesmo número percentual de entrevistados afirmou que gostaria de comprar um produto apenas clicando no anúncio. Customização mais praticidade pode trilhar os rumos do negócio chamado “jornalismo”.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mulher se coloca à venda em leilão virtual para conseguir emprego

Para conseguir emprego, a inglesa Deborah Bowen, de 38 anos de idade, arranjou uma maneira inusitada de chamar atenção dos empregadores. Ela decidiu “se oferecer” no site de leilões eBay.

A inglesa ganhava £ 33 mil anuais, cerca de R$ 88 mil, antes de ser demitida e não estava mais conseguindo se recolocar no mercado de trabalho com esses valores. Com a dividas chegando, Bowen colocou um anuncio no site dizendo: “À venda uma funcionária disposta e capaz, para vaga temporária ou permanente”, além de disponibilizar uma copia do currículo e detalhes das suas habilidades profissionais. Mesmo assim a moça ainda não conseguiu emprego, mostrando a dificuldade que mulheres em altos cargos enfrentam para se recolocarem no mercado de trabalho.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Acompanhe o Oscar pela Internet

Você pode acompanhar a maior festa do cinema, o Oscar, pela TV ou internet. A cerimônia, que acontece no Kodak Theatre, em Hollywood, começa por volta das 22h30 e será transmitida pelo canal pago TNT, já com as atrações do tapete vermelho, a partir das 21h30 e pela TV Globo, depois do Big Brother. 

Aos que não possuem acesso ao TNT e não querem perder o início da cerimônia, uma vez que a Globo inicia sua cobertura em torno das 23h, a Rede oferece alternativas. Aqui, o tapete vermelho terá transmissão por streaming no site E!Online e o resto do evento em sites como o Oscar2012live.com e Oscar Academy Awards.

Caso os canais acima estejam congestionados,  você possui mais 20 opções aqui.