sábado, 12 de novembro de 2011

Jornal canadense abre café para aproximar leitores e jornalistas

Em época de internet e rede social, algo diferenciado e original para atrair e criar um diálogo entre os leitores e os jornalistas parece difícil. Mas não é. O jornal canadense Winnipeg Free Press abriu o News Café no centro da cidade de Winnipeg, e no mesmo lugar está a redação onde trabalham os seus repórteres e editores. 

O café está decorado com as cores e a marca do jornal e serve um cardápio com produtos orgânicos. No local, está também o centro operacional da equipe de multimídia da publicação. O funcionamento é como de qualquer outro estabelecimento do ramo, abre todos os dias, de segunda-feira a domingo. 

O diferencial do bar é que também serve para os eventos especiais do Winnipeg Free Press, como leitura de livros, e para as reuniões diárias da redação. Logo, os leitores regulares do jornal ou os demais frequentadores encontram ali os profissionais que atuam no impresso, tendo um acesso facilitado para perguntas, sugestões e críticas.

O Winnipeg Free Press divulgou que a quantidade de clientes está aumentando a cada mês, segundo informações do Springwise.com. Isso demonstra que criar um ponto de encontro do meio possibilitou um fomento da participação da comunidade. 

O jornal tem uma tiragem de 116 mil exemplares de segunda a sexta-feira, e é o primeiro impresso do Canadá a abrir um café notícia. 

Transparência e a acessibilidade está em voga no momento. No Brasil, jornais e instituições públicas poderiam se contagiar e abrir mais as portas. O público quer estar cada vez mais perto e saber como as coisas acontecem na prática.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Filha do presidente de Cuba discute com blogueira no Twitter


Pouco menos de uma semana após criar uma conta no Twitter, Mariela Castro, a filha do presidente de Cuba, Raúl Castro, iniciou uma briga com a blogueira Yoani Sánchez no microblog. Ela e outros internautas teriam sido chamados de "parasitas deploráveis" pela herdeira de Raúl.

"Parasitas depreciáveis: vocês receberam a ordem de seus empregadores para me responder conjuntamente e com as mesmas frases predeterminadas? Sejam criativos" escreveu Mariela, refletindo o desdém dos líderes cubanos em relação aos que se opõem ao regime comunista de Cuba e a crença de que eles trabalham para seu inimigo de longa data, os Estados Unidos.

Esse pode ter sido o primeiro confronto direto entre um opositor às leis de Cuba e a um membro da família Castro, após anos de intrigas e desentendimentos entre os dois grupos.

Em seu blog Generación Y, conhecido internacionalmente, Yoani critica com regularidade a falta de liberdade no país comunista. "Quando é que nós cubanos sairemos de nossos armários?', perguntou, referindo-se à campanha de Mariela pelos direitos dos homossexuais, como chefe do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba.


"Redes sociais dão voz aos que não tinham", afirma especialista

Não poderia estar mais enganado quem pensa que as redes sociais são apenas uma forma de duas ou mais pessoas ou organizações se comunicarem na internet. Na verdade, esses canais de comunicação vão além: eles dão voz a quem não antes não tinha e são uma ferramenta-chave para a existência de uma comunicação global. No Brasil para participar de um seminário sobre tecnologia, a especialista Jeanne Holm, arquiteta do conhecimento que participa de programas de comunicação digital na Casa Branca e na NASA, nos EUA, deu o recado: as mídias sociais podem erguer uma companhia a um patamar elevado junto aos consumidores, e, pelas mesmas razões, são capazes de destruir uma instituição em poucas horas.

“Entendido para além de uma simples ‘praça pública’ digital, o espaço online, quando bem usado, pode impactar o planeta de uma maneira que antes não seria possível. Em um mundo pré-redes sociais, se uma empresa fornecesse um mau serviço a uma única pessoa, a probabilidade de este se tornar um caso isolado era grande, como conta Holm. ‘Hoje, o usuário pode tuitar de uma loja e, em questão de segundos, milhares de pessoas - potenciais consumidores – saberão’, explicou. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estado americano testa voto pelo iPad

O Oregon, Estado norte-americano, testou o uso do iPad para votação na eleição desta última terça-feira, 8 de novembro. Cinco condados usaram o tablet da Apple para escolha dos integrantes de vários cargos públicos em diferentes níveis de governo, segundo informações do G1.

Nos locais de votação, o iPad foi usado para atender eleitores com deficiência. Quem não pode ir até o local recebeu a visita de uma equipe munida do equipamento, como asilos e centros comunitários.

Com o tablet, o eleitor apenas tocava na tela e escolhia o candidato. Aqueles com problemas de visão puderam ainda aumentar o tamanho das letras e mudar as cores da tela. Após o voto, a confirmação saia impressa em uma impressora conectada ao equipamento ou por meio do envio via correio.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ladrões utilizam redes sociais para monitorar suas vítimas, alerta pesquisa

Não é novidade que precisamos tomar cuidado com o que publicamos na internet. Porém, o alerta voltou à tona devido a uma recente pesquisa com ex-criminosos realizada pela empresa de segurança Friedland. O estudo revelou que 80% dos entrevistados utilizam redes sociais como Twitter e Facebook como principais fontes de investigação para assaltar residências. Algumas informações postadas nesses sites ajudam os bandidos a ficarem informados, por exemplo, quando os proprietários das residências estão ausentes.

“Mais da metade dos entrevistados disseram que um dos erros comuns dos internautas em sites de compartilhamento é disponibilizar informações como endereços e fazer check-in, via Foursquare, nos locais em que costumam ir. Bem como atualizar fotos de lugares diferentes durante as férias. Além disso, cerca de 3/4 dos ex-assaltantes entrevistados acreditam que o Google Street View, serviço de visualização de ruas da gigante de buscas, também tem papel significativo nos assaltos às residências”, diz o jornal Mail Online, que publicou uma matéria sobre a pesquisa no início deste mês.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eleições: campanhas digitais ganharão mais importância

Entrevista com Felipe Vaz - diretor da produtora Tecnopop e gerente nas produtoras Canvas e Raven10, atuou na linha de frente da campanha à Presidência da República de Marina Silva nas eleições de 2010, como coordenador de mídias sociais da candidata.

Leia+
Blog Minha Marina
Marina Silva atribui bom desempenho nas últimas eleições às redes sociais
Marina Silva (PV) é a candidata mais popular nas redes sociais

Atualmente, as mídias sociais têm sido um mecanismo de expansão de propostas e plataforma de campanha. Como o senhor enxerga a próximas campanhas tento em vista o aumento do número de usuários a cada dia de sites de relacionamento, tais como facebook e twitter?
Imagino que as campanhas digitais, sobretudo o uso das mídias sociais, ganhe mais importância, e deixe de ser uma pequena parte da maioria das campanhas

Acredita que estes mecanismos podem atingir a massa ou que é uma maneira de melhor se comunicar com os mais jovens apenas?
É possível atingir a massa, sem dúvida: as classes C e D já são a maioria na internet, e cerca de 50% da população tem acesso à internet.

Qual a melhor estratégia de utilização das redes sociais no contexto político?
Eu vejo várias formas, e elas vão variar para cada campanha. Sobretudo, é preciso dialogar com os eleitores, informá-los, esclarecer pontos sobre as propostas, e escutá-los. Se o candidato souber escutar o eleitor, vai ver que suas propostas encontram reverberação, e vai poder aproveitar a colaboração de seus eleitores nas redes em suas campanhas.

Entrevista inédita com Jobs vai para o cinema nos EUA


Fãs de Steve Jobs, o cofundador da Apple, terão uma chance de ver uma entrevista em vídeo inédita com o executivo no filme "Steve Jobs: The Lost Interview" (algo como “Steve Jobs: a entrevista perdida”, em tradução livre). A obra chega aos cinemas norte-americanos até o final do mês de novembro.

A conversa dura 70 minutos e foi gravada nos anos 1990, antes de Jobs retornar à Apple. O executivo e Steve Wozniak fundaram a Apple em 1976 e Jobs deixou a companhia em 1985. Depois de fundar a NeXT e se envolver com a Pixar, o empresário retornou à Apple em 1997, para tirar a empresa de uma situação financeira crítica.

Dez minutos da entrevista apareceram em uma minisérie da PBS de 1995, chamada “O triunfo dos nerds”. As fitas haviam desaparecido, mas uma cópia não editada foi encontrada recentemente.

O filme será exibido em 19 cidades nos Estados Unidos a partir do dia 16 de novembro. Steve Jobs morreu em 5 de outubro, aos 56 anos, depois de uma longa batalha contra o câncer. (Da Associated Press)

Roupas e óculos que Steve Jobs usava atrai fãs da Apple.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Lara Croft: a ícone da insdústria de games completa 15 anos


Dia 15 de Novembro, a personagem de videogames Lara Croft completa 15 anos. Croft que se tornou um ícone da indústria de games predominantemente machista será homenageada com a exposição de oito artistas que irão retratar suas leituras sobre a protagonista dos games. Entre os artistas convidados estão Andy Park e Camilla De'rrico.

A personagem, interpretada no cinema por Angelina Jolie, estreou nos games em 1996 em Tomb Raider para PlayStation. O que poucos sabem é que a arqueóloga sex symbol foi pensanda, em um primeiro momento, como uma mulher latina e que seria chamada de Laura Cruz. Para se adaptar melhor ao público americano, tornaram a personagem britânica e a deixaram com enormes seios. Para 2012, está previsto uma grande reformulação na protagonista que deve abandonar de vez a aparência sensual e ganhar um aspecto realmente humano.

domingo, 6 de novembro de 2011

Jovens consideram internet mais importante que namoro e festas

Ao contrário de outras gerações, os jovens atualmente têm a internet como parte integrante de suas vidas bem mais que carros, namoros e festas. Esse é um dos resultados do novo Relatório do Cisco.

O 2011 Cisco Connected World Technology Report buscou identificar como a próxima geração de trabalhadores irá influenciar a sociedade, nos negócios, por meio de seu estilo de vida, na segurança corporativa, nas habilidades para competir etc. A pesquisa foi realizada entre estudantes e profissionais de até 30 anos de 14 países (Estados Unidos, Canadá, México, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Itália, Rússia, Ìndia, China, Japão, Austrália), que responderam ao um questionário on-line. Veja metodologia.

Os dados mostram que um de cada três estudantes universitários e jovens profissionais considera a internet tão importante quanto as necessidades básicas humanas: como a água, o ar,  os alimentos e um teto para dormir. Outras informações surpreendestes são:
  • Dois terços dos alunos (66%) e mais da metade dos funcionários (58%) citam um dispositivo móvel (smartphones, laptop, tablet) como “a tecnologia mais importantes em suas vidas”. 
  • Menos de um em cada 10 estudantes universitários (6%) e funcionários (8%) disse que a TV é a tecnologia mais importante em suas vidas diárias. 
  • Mais de um em cada quatro estudantes universitários em nível mundial (27%) disseram que ficar atualizados sobre Facebook era mais importante do que festejar, namorar, ouvir música ou sair com amigos.