Em época de internet e rede social, algo diferenciado e original para atrair e criar um diálogo entre os leitores e os jornalistas parece difícil. Mas não é. O jornal canadense Winnipeg Free Press abriu o News Café no centro da cidade de Winnipeg, e no mesmo lugar está a redação onde trabalham os seus repórteres e editores.
O café está decorado com as cores e a marca do jornal e serve um cardápio com produtos orgânicos. No local, está também o centro operacional da equipe de multimídia da publicação. O funcionamento é como de qualquer outro estabelecimento do ramo, abre todos os dias, de segunda-feira a domingo.
O diferencial do bar é que também serve para os eventos especiais do Winnipeg Free Press, como leitura de livros, e para as reuniões diárias da redação. Logo, os leitores regulares do jornal ou os demais frequentadores encontram ali os profissionais que atuam no impresso, tendo um acesso facilitado para perguntas, sugestões e críticas.
O Winnipeg Free Press divulgou que a quantidade de clientes está aumentando a cada mês, segundo informações do Springwise.com. Isso demonstra que criar um ponto de encontro do meio possibilitou um fomento da participação da comunidade.
O jornal tem uma tiragem de 116 mil exemplares de segunda a sexta-feira, e é o primeiro impresso do Canadá a abrir um café notícia.
Transparência e a acessibilidade está em voga no momento. No Brasil, jornais e instituições públicas poderiam se contagiar e abrir mais as portas. O público quer estar cada vez mais perto e saber como as coisas acontecem na prática.