quinta-feira, 14 de junho de 2012

Facebook desenvolve campanha contra o bullying


O Facebook Brasil lança a campanha “Chega de bullying: não fique calado”. Através da criação de uma página para combater o bullying, a rede social convoca os brasileiros a se unirem para acabar com esta prática nas escolas.

Com conteúdos em português relacionados ao tema, na página é possível compartilhar histórias particulares, informações e recursos úteis sobre o combate às agressões. O movimento surge no momento em que o Cyberbullying ganha notoriedade da mídia e espera a resposta dos internautas para os próximos passos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pesquisa americana revela que professores de Matemática favorecem alunos brancos do sexo masculino

Procurando noticias interessantes para escrever minha coluna nesse Blog, encontrei inumeros posts que tentavam explicar as razões pelas quais a participação feminina no mercado de tecnologia ainda é tão baixa. Um colunista da Forbes defendia que era preciso mostrar para as mulheres as vantagens competitivas do setor - concentrando-se nos salarios, of course - mas não entrava num ponto-chave para esse debate: a grande assimetria na relação entre os gêneros em sala de aula, que define futuras carreiras e o mercado profissional. Foi então que encontrei um artigo que, na minha modesta opinião, é o cerne para entender onde começa o problema da desigualdade entre sexos no mercado de trabalho: na escola.

De acordo com pesquisa da Universidade do Texas em Austin, divulgada no mês passado, professores de Matemática superestimam de forma persistente as habilidades matemáticas dos alunos brancos, enquanto menosprezam a capacidade das meninas e dos estudantes de minorias etnicas de ambos os sexos.