sábado, 17 de março de 2012

Internet tem três vezes mais audiência que a TV no Brasil

Eduardo Moreira
Tech Tudo
Um relatório feito pela Forrester Research, e publicado pelo site AdAge revela que os sites de mídias sociais e vídeos on-line contam com mais audiência que TV no Brasil. Hoje, a adoção da web como principal meio de informação e entretenimento é de 48%, e a previsão é que em 2016, esse número alcance a marca de 57%.

O estudo mostra que as iniciativas feitas pelo governo brasileiro começam a se refletir no número de pessoas conectadas, e no aumento do consumo de conteúdo dessas mídias. Apesar de um avanço lento, o Plano Nacional de Banda Larga está em operação, e conta com a parceria das empresas de telecomunicações para oferecer aos brasileiros uma oferta básica de conexão à Internet com preços acessíveis.

O relatório consultou 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à web em 22 cidades brasileiras. O estudo foi feito em novembro do ano passado, e procurou observar o comportamento dos internautas. Os brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os brasileiros gastam 89% do tempo nas mídias sociais, e nesse grupo, 81% usam regularmente o Facebook, e 63% são de usuários do Orkut.

Circle.me, nasce mais uma rede social


Após seis meses de testes numa versão beta, está no ar oficialmente desde a última quinta-feira (15) a página do Circle.me, a rede que promete “plantar” seus interesses na internet.

Segundo os idealizadores do site, o Circle.me engloba ferramentas do Facebook, Foursquare, Blogger e Pinterest. A lógica do “plantar” está em compartilhar os conteúdos dos quais goste, sejam livros, músicas, artistas, filmes ou qualquer assunto que ache interessante. Depois os outros usuários da rede (seus amigos ou não), poderão participar da discussão sobre os temas, enviar fotos e sugerir o seu contato para outras pessoas.

A companhia Innogest Capital investiu 2,5 milhões de dólares para montar a estrutura do Circle.me, que além do site possui um aplicativo para iPhone.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Twitter não pode ser usado por partidos e pré-candidatos como propaganda eleitoral antecipada


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira, 15, por 4 votos a 3 que fica proibido o uso do Twitter por pré-candidatos ou partidos com o objetivo de pedir votos ou promover candidaturas antes da data oficial para início da campanha eleitoral municipal, dia 6 de julho.

Os ministros entenderam que como a televisão e o rádio, o Twitter também é um meio de comunicação efetivo para a propaganda eleitoral e que as regras também devem ser seguidas para a rede social. O PPS já sinalizou que vai recorrer da decisão e ingressar no TSE com um mandado de segurança.

Conheça o 'Resolvaweb', o site para enviar reclamações a empresas no Twitter


Foi-se o tempo em que o Twitter era utilizado apenas para entrar em contato com amigos, divulgar ideias e conhecer pessoas. Uma nova e importante função vem ganhando força no microblog, que já conta com mais de meio bilhão de contas cadastradas: ele se transformou em mais um canal para enviar reclamações e sugestões a empresas.

No ano passado, por exemplo, essa rede social teve 272.181 mensagens publicadas com a hashtag "#FAIL" para reclamar de serviços ou de produtos, segundo dados da companhia especializada em gestão de redes sociais E.life.

Com o objetivo de potencializar esse canal de interatividade entre clientes e empresas, foi lançado na última quinta-feira (15), Dia do Consumidor, o Resolvaweb. Este consiste em um site criado para ajudar os usuários do Twitter a entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor das empresas e, em sua estreia, já conta com 419 companhias adicionadas, que estão divididas em categorias (carros, entretenimento, bebidas, planos de saúde, celulares, etc.). Através do Resolvaweb, o usuário, que precisa ter uma conta cadastrada no microblog, pode enviar reclamações, críticas, solicitações e elogios às empresas.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Mulher descobre bigamia do marido através do Facebook


Incontáveis casais já tiveram algum problema por conta das redes sociais. Fotos, comentários, amizades e diversas formas de interação são motivos comuns de discussões de relação. Nos Estados Unidos, um casal, ou melhor, um triângulo, protagonizou uma curiosa situação.

Elleonora Fulk descobriu que o marido havia se casado com outra através do facebook. Ao usar a ferramenta “Pessoas que você talvez conheça”, ela chegou ao perfil de Teri Wyatt-O’Neill e, quando viu a foto do profile, tomou um susto: Teri tomava champanhe - ao lado de um bolo de casamento - com Alan Fulk, marido de Elleonora.

Apesar de não terem se divorciado, Elleonora e Alan não viviam juntos desde 2009. Por não se separar legalmente, Alan O’Neill responde por bigamia, em Tacoma, Washington, após Elleonora notificar às autoridades sobre a fraude.

"Sopa brasileiro" caiu


Assim como o projeto de lei norte-americano, apelidado de Sopa (Stop Online Piracy Act), a versão brasileira foi retirada da pauta do Congresso. O deputado que propôs o projeto 3336/2012, Walter Feldman, cedeu às críticas e, ele mesmo, solicitou a retirada.

Pelo Twitter, ele justificou, primeiro em inglês: “Estou respeitando a opinião mundial. Estou retirando o projeto da agenda do Congresso”. Em seguida e em português: “já retirei e manifestei meu equívoco”.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Homem cria mecanismo para alimentar seu cachorro através do Twitter

Não é novidade alguma que a interatividade proporcionada pela internet, sobretudo pelas redes sociais, desconhece limites. Mas, ainda assim, não é difícil se surpreender com o uso criativo das mídias sociais pelos seus usuários. Um exemplo recente envolve o Twitter. Utilizando o microblog que recebe mensagens de até 140 caracteres, Nat Morris, um consultor de tecnologia da informação de 30 anos, desenvolveu um método diferenciado para alimentar seu cachorro, o terrier Toby. Funciona assim: através do envio de uma simples mensagem para o perfil @FeedToby, um dispenser é aberto e oferece comida ao animal.

“Quando a mensagem é enviada, um microcontrolador Nanode, que está conectado a um motor retirado de uma impressora HP Deskjet 500, é responsável por interpretar a ação. Feito isso, uma campainha começa a tocar, e Toby se senta debaixo de um tubo existente no compartimento, que, em seguida, aciona o motor liberando a porta por onde saem os biscoitos. Morris explica que focou na criação desse facilitador, pois passa muito tempo fora de casa trabalhando, o que o impede de alimentar o cachorro da forma convencional”, de acordo com o site Ubergizmo.

terça-feira, 13 de março de 2012

Hiperconectividade afeta saúde física e mental


Vivemos na era da informação, estamos sujeitos a uma imensa quantidade de estímulos e sensações, que inunda nosso dia a dia com toneladas de ideias, graças às tecnologias e aos meios de comunicação. E fica cada dia mais difícil se desligar.

O celular, a internet e as redes sociais são a representação máxima nesse contexto. Mudamos com o impacto dessas tecnologias. As relações sociais hoje são totalmente diferentes das de 20 anos atrás.

Com isso, problemas de saúde vêm sendo causados pela hiperconectividade, um deles é a dificuldade de dormir durante à noite.

O uso excessivo de computador, do tablet ou do celular, sobretudo nos momentos anteriores à hora de dormir, é péssimo para o sono. A própria luminosidade emitida pelas telas é uma interferência, uma vez que o organismo precisa de ambientes escuros para repousar.

Confira outras complicações.

O vídeo "mais viral" de todos os tempos



Lançado no YouTube e Vimeo há sete dias, o vídeo Kony 2012 já foi visto mais de 100 milhões de vezes no total, espalhando-se via Facebook, Twitter, Tumblr e outras redes sociais. Isto o torna o vídeo que se espalhou mais rápido de todos os tempos, ganhando de astros pop, Susan Boyle, Rebecca Black e Annoying Orange.

Mas quem é Kony, e por que este vídeo é tão polêmico?

Joseph Kony é o líder do Exército de Resistência do Senhor (LRA na sigla em inglês), um perigoso grupo religioso e militar que atua em Uganda e em países vizinhos da África. O LRA é acusado de assassinatos, sequestros e uso de crianças nos conflitos – eles aliciaram cerca de 30.000 crianças nos últimos 20 anos. Kony fugiu de Uganda há seis anos, caçado pelo exército do país, e o LRA perdeu muito de sua força em Uganda, mas continua ativo em áreas remotas de países vizinhos.

Então a instituição de caridade Invisible Children criou um vídeo de 30 minutos para tornar Kony famoso, “não para celebrá-lo, mas para obter apoio para sua prisão e criar um precedente para a Justiça internacional” – eles igualam Joseph Kony a Adolf Hitler. A Invisible Children quer que os EUA intensifiquem sua presença em Uganda, hoje limitada a 100 consultores militares, para encontrar e julgar Kony em tribunal internacional — ele já foi indiciado por crimes de guerra pela Corte Criminal Internacional. A mensagem é simples: Stop Kony. E ela se espalhou – e rápido.


(Do blog Gizmodo Brasil)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Grace Hopper: uma das responsaveis pelo desenvolvimento da linguagem COBOL

Você usa smartphone, faz operações bancárias pela internet e usa o programa JAVA, sem saber que uma das responsaveis pelo desenvolvimento dessas tecnologias foi uma mulher. Isso mesmo, a Contra-Almirante Grace Hopper, da Marinha dos Estados Unidos foi uma das primeiras pessoas, entre homens ou mulheres, a programar o computador Harvard Mark I, criado em 1944.

A nova iorquina Grace Hopper era uma analista de sistemas na Marinha dos Estados Unidos e Ph.D em matemática, que atraves de sua experiência no Mark 1 criou o conceito e a especificação da linguagem de programação COBOL. Sua programação era feita diretamente no hardware, com fios, sendo a primeira linguagem de programação de computadores a se aproximar da linguagem humana ao invés da linguagem de máquina. Ela tambem foi autora do termo "bug", usado para designar uma falha em um código-fonte. Em 1992, Hopper morreu aos 85 anos, mas seu legado sera eterno.