quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Obras de Shakespeare ganham versão para iPad



Dramaturgias de William Shakespeare ganharam uma versão para iPads. O aplicativo, lançado pela Cambridge University Press, faz parte de uma nova série chamada “Explore Shakespeare”. Nela, por US$ 13,99, o consumidor pode adquirir performances de áudio, comentários e outros conteúdos interativos de textos como “Romeu e Julieta” e “Macbeth”.
 
A série pretende, ao inserir tais obras no mundo digital, torna-las mais populares e atuais. “Muitas pessoas têm uma cópia de Shakespeare em sua estante de livros que nunca chegou a ler, porque têm essa ideia de que Shakespeare é difícil ou tem que ser estudado para ser apreciado”, disse John Pettigrew, produtor executivo da série.
 
Pettigrew acredita que o projeto desempenhará um importante papel na educação. Para ele, os alunos terão mais facilidade de aceitar o aplicativo do que o texto impresso. “Para um estudante de 13 anos, a linguagem de Shakespeare pode ser uma barreira e ter algo ali na página é realmente útil”, acredita o produtor.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Jovem de 17 anos cria eletrocardiograma para celulares

 A estudante Catherine Wong, de 17 anos, inventou um aplicativo de baixo custo capaz de realizar um exame de eletrocardiograma (ECG) pelo celular. O protótipo, apresentado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, lê e amplifica os sinais cardíacos, transmitindo-os via Bluetooth para um telefone celular.

Dessa forma, é possível visualizar os batimentos cardiaco e enviá-los via 3G para que médicos possam avaliar o paciente à distância. Para Catherine, o objetivo desse projeto é beneficiar pacientes em países do terceiro mundo, que não têm a oportunidade de realizar este exame em centros médicos devido ao seu alto custo. Como o acesso a telefonia celular é grande, é possível fazer deste dispositivo uma alternativa de baixo custo aos tradicionais eletrocardiógrafos.