sábado, 10 de março de 2012

Pesquisa revela que crianças preferem fazer perguntas ao Google do que aos pais

Essa história de você ser pego de surpresa pelo seu filho com perguntas – das mais variadas, numerosas e, por vezes, embaraçosas – pode estar com os dias contados. Uma pesquisa feita por uma universidade britânica revela que mais da metade das crianças prefere perguntar ao Google quando surge uma dúvida do que aos próprios pais.

Foram entrevistadas pela Universidade de Birmingham crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos. Cerca de 54% delas disseram que usariam o Google antes de sanar uma dúvida com os pais. E pasmem: apenas uma a cada quatro crianças perguntaria algo primeiro aos pais do que ao Google.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Empresa de cartão de crédito dá desconto por tweets de seus clientes

As empresas estão cada vez mais atentas ao potencial das redes sociais. Nesta semana, por exemplo, uma delas resolveu demonstrar que leva mesmo a sério essa importância: trata-se da companhia de cartão de crédito American Express, que fez do Twitter o mais novo alvo de suas promoções. O microblog que recebe mensagens de até 140 caracteres faz parte do novo programa de descontos que pode garantir aos usuários preços mais baixos em vários estabelecimentos.

“Para conseguir os benefícios, o dono do cartão precisa acessar o site para sincronizar o cartão de crédito com a sua conta no Twitter. Depois disso, basta ficar de olho nos perfis das empresas parceiras do serviço (Best Buy, McDonald’s, Whole Foods Market e Zappos) e da própria American Express. Elas divulgarão hashtags promocionais que os usuários precisarão compartilhar nos perfis e, automaticamente, graças à sincronização feita no site da empresa, eles terão esse crédito salvo em seu cartão de crédito. Na hora de fazer a compra, não haverá mudança — a não ser no valor da nota final. Também não é preciso código, cupom, nada disso. Somente passar o cartão. O desconto vai ser concedido de maneira automática”, informou o site TechTudo na última quinta-feira (8).

Confira abaixo o vídeo explicativo desse processo (aúdio em inglês e sem legendas):


quinta-feira, 8 de março de 2012

Facebook e direção não combinam

Está comprovado, dirigir o carro e ficar conectado ao Facebook e ao que acontece na rede não é uma boa combinação. Uma jovem norte-americana, de 18 anos, morreu ao misturar essas duas atividades com outros agravantes: ela estava a 130 km/h numa rodovia interestadual e discutia sobre um time de futebol americano por meio do Face.

A cada 90 segundos, Taylor Sauer postava uma nova mensagem enquanto dirigia até que colidiu o seu carro na traseira de um caminhão-tanque. O fato aconteceu em janeiro desse ano, na estrada que liga Utah a Idaho, nos Estados Unidos, mas só veio à tona agora porque a família vê o mau exemplo como uma maneira de ajudar com a conscientização dos motoristas.

A última frase postada pela garota foi: "não posso discutir isto agora. Dirigir e falar no Facebook não é seguro! Haha". O amigo que conversava com ela, Mike, diz que não sabia que Taylor estava dirigindo até receber a última mensagem.

Novo iPad chega com alta velocidade



A 3ª geração do iPad foi lançada nesta quarta-feira (7) em São Francisco, Estados Unidos. O novo tablet da Apple impressiona pela ótima resolução da tela e qualidade de fotografia e vídeo.

O "display de retina" do aparelho, por exemplo, por proporcionar incríveis 2048 x 1536 pixels, o coloca com uma resolução bastante superior à das concorrentes. Além disso, para tornar a experiência de navegação até quatro vezes mais veloz e dinâmica, o iPad será 4G e terá um processador A5X, com gráficos quad-core.

Ele será lançado, dia 16 de março, em diversos mercados do mundo: Estados Unidos, Canadá, parte da Europa, Japão, Hong Kong e Austrália. Para o Brasil, ainda não há data.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Governo sírio usa a TV estatal para propagandear estabilidade no país


O governo sírio tem tentado esconder as evidências de crimes de guerra após um mês de intensivo bombardeio contra opositores na cidade de Homs. As medidas vão desde a retirada dos corpos de civis mortos até uma campanha de propaganda da TV estatal para demonstrar uma "estabilidade" no país.

O canal estatal da Síria tem acusado jornalistas internacionais, como o fotógrafo inglês Paul Conroy, de fazerem parte de uma conspiração internacional para enfraquecer o governo. Em uma matéria da TV estatal, a apresentadora questiona a veracidade das informações do fotógrafo. Paul Conroy, ferido em uma bombardeio na síria, relatou em entrevista para a rede Sky News na última sexta-feira, 2, que a repressão na Síria não é um “palco de guerra”, mas um “massacre cego” que está matando homens, mulheres e crianças.

Estudo mapeia o conteúdo dos blogs brasileiros em 2011

Um interessante estudo sobre o conteúdo dos blogs no Brasil em 2011 revelou, entre outros dados, que os principais temas abordados nas postagens foram basicamente três: entretenimento, tecnologia e educação. Também aparecem com certo destaque no ano passado assuntos como saúde, artes/design e esportes. Neste último caso, o mais citado nos blogs do país é o futebol (55%), algo totalmente coerente, já que se trata de uma das maiores paixões nacionais.

Ainda de acordo com o levantamento, o Google foi a marca mais citada nos blogs brasileiros, sendo seguido pela Samsung e pela Apple. Com relação aos países mais citados nas postagens, o Brasil ficou com a primeira posição, ultrapassando os EUA e o Japão. Entre as cidades mais citadas nos blogs nacionais, o pódio ficou formado, respectivamente, por Rio de Janeiro, Londres e Paris. Já as personalidades mais citadas foram atores e atrizes enquanto músicos e políticos apareceram em seguida na lista.

Elaborado pela boo-box, empresa brasileira de tecnologia para publicidade e mídias sociais, o estudo é oriundo de uma análise de cerca de 20 mil blogs nacionais. Para conferir o infográfico com os principais dados desse levantamento, clique neste link.


terça-feira, 6 de março de 2012

Até que o Facebook nos separe

Que você é seguido pelas redes sociais, disso você sabe. Mas, você imaginaria que sua companheira (ou seu companheiro) está aproveitando as redes e suas facilidades para lhe vigiar? Hoje, com a proliferação de câmeras digitais e de smartphones você pode ser pego com a "boca na botija" fácil fácil - e, pior, nas redes sociais, para todo mundo ver.

A constatação de que as tecnologias vêm tendo um papel cada vez maior nas separações de casais nos leva a pensar nas redes sociais, onde antigas paqueras se reencontram, velhos romances e até ficantes mais recentes... E o "amigo" acaba virando "amante". Segundo a Associação de Advogados Matrimoniais dos EUA, as publicações no Facebook já correspondam a 20% das provas apresentadas por cônjuges do país na hora da separação.

ANONYMOUS: A guerra da informação digital

Por Eduardo Febbro, na edição 683 do OI

Guy Fawkes nunca pensou que sobreviveria a tantos séculos, e menos ainda que, mais de quatrocentos anos depois de suas andanças, a máscara que o representa se converteria em pleno século 21 no emblema daqueles que – desde os indignados até os guerreiros digitais do Anonymous, passando por toda a galáxia dos grupos antiglobalização – se opõem ferreamente à ordem de um mundo ultraliberal, depredador e indolente.

Este católico que, no dia 5 de novembro de 1605, quase conseguiu fazer voar pelos ares o Parlamento inglês com 30 quilos de pólvora, com o rei James I dentro, é o rosto oficial da revolta ocidental e, mais precisamente, o distintivo com o qual o grupo de hackers reunido sob a denominação de “Anonymous” se apresenta ao mundo. Suas ações já são parte da resistência permanente contra toda forma de violação de liberdade segundo os critérios com os quais Anonymous a entende.

Presente há vários anos na cena do hacking contestatório, Anonymous ganhou fama quando, em 2010, em plena ofensiva oficial contra o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, o grupo atacou as empresas multinacionais que tinham se somado ao boicote instrumentalizado pelo governo dos EUA contra todas as fontes de financiamento do WikiLeaks: os portais de Amazon, PayPal, Visa, MasterCard e Postfinance, a filial dos serviços financeiros dos correios suíços, foram bloqueados pela operação Payback, montada por Anonymous contra essas empresas que, sem qualquer ordem judicial, trataram de impedir que o dinheiro chegasse ao WikiLeaks.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Pesquisa sobre segurança e gênero revela que mulheres são mais cautelosas do que os homens nas redes sociais

Pesquisa feita recentemente pela uSamp sobre Hábitos de Mídia Social e Inquérito de Privacidade revela as diferenças de gênero no uso das mídias sociais. Mulheres de todas as idades estão mais preocupadas com a privacidade e a segurança pessoal do que os homens nas redes sociais.

Apesar de estarem tão dispostas quanto os homens a fornecer informações sobre seus empregos, relacionamentos, preferências políticas e religiosas, as mulheres são muito mais cautelosas do que os homens nos assuntos relacionados a detalhes pessoais como números de telefone, emails e endereços. Três quartos dos homens e mulheres estão dispostos a compartilhar seu status de relacionamento, mas apenas 20% das mulheres partilhariam a sua localização, em comparação com 35% de homens dispostos a divulgar essa informação. E embora 55% dos homens disseram não se importar em compartilhar seu email pessoal, apenas 42% das mulheres o fariam.

domingo, 4 de março de 2012

Ferramenta gratuita mostra se alguém está vigiando você na internet

Atire a primeira pedra quem nunca se perguntou se existe alguma pessoa ou empresa vigiando as suas informações pessoais na internet... Mas agora já é possível solucionar essa dúvida com a ajuda de uma ferramenta chamada Privacy Score, que pode ser baixada gratuitamente. Ela faz a varredura de mais de 1.400 páginas de grande porte e envia ao usuário alertas de sites que rastreiam o seu nome na rede.

Ainda que rastrear o que os usuários fazem enquanto navegam em uma página seja algo comum entre sites de e-commerce e redes sociais, muitos internautas nem desconfiam que o rastreamento pode permanecer mesmo depois de eles fecharem as janelas. A Privacy Score utiliza, então, uma escala de 0 a 100 para definir o nível de compartilhamento de informações.

“Quanto mais alto o valor, maior a confiança no site. Se o valor for baixo, as informações vazam para anunciantes. As informações citadas se referem aos cookies armazenados no computador, e a finalidade é mostrar anúncios e propagandas personalizadas. Caso o usuário mantenha a pasta de cookies vazia, isso pode ser evitado”, de acordo com o Daily Mail.