Buscamos, neste blog, apresentar os fatos mais interessantes, as descobertas mais inquietantes e as últimas novidades sobre tecnologia, as redes sociais, o jornalismo on-line, as empresas de comunicação e a potencialização da interatividade entre os webjornais e os usuários.
Os mais de 700 milhões usuários do Facebook podem ter, em breve, um dispositivo que vai permitir uma maior interação com internautas de todo o mundo. Trata-se de uma ferramenta que vai traduzir as mensagens postadas nessa rede social, possibilitando a comunicação entre pessoas, ainda que elas não entendam o idioma uma da outra.
Dois tipos diferentes de tradução serão oferecidos aos usuários: uma automática, que será providenciada pela Microsoft Bing Tranlate e feita por meio de um sistema, e uma outra, que consiste numa tradução comunitária, em que os usuários vão poder apresentar as suas próprias versões. Se aprovadas por outros internautas, elas passarão a ser oficiais e vão substituir as automáticas.
“Esse mecanismo não servirá somente para os usuários, uma vez que muitas empresas e marcas já estão construindo no Facebook uma base de fãs internacionais. Por essa razão, a opção de ter seus posts traduzidos significa que eles serão capazes de atrair o público estrangeiro. Atualmente, em sua fase de testes, o botão Traduzir só está aparecendo para usuários com sua linguagem definida como coreano, japonês, russo, tailandês e chinês. E, se essa ferramenta for bem recebida pelos usuários, o Facebook vai passá-la para outros idiomas mais populares”, explica a matéria sobre o assunto publicada no site TechTudo na última sexta-feira (7).
De 24 de outubro a 4 de dezembro de 2011, Centro Knight Center vai oferecer o curso online em português “Introdução à Infografia e Visualizaçao de Dados para Jornalistas”, com o jornalista espanhol Alberto Cairo (foto). O curso custa 60 dólares e terá duração de seis semanas.
Anteriormente, o curso foi oferecido duas vezes pelo Centro, sendo a segunda em português. De acordo com o professor Rosental Alves, diretor do Centro Knight, “infelizmente, na primeira vez que oferecemos o curso em português, em julho, a demanda foi tão grande que pudemos aceitar apenas a metade dos interessados”.
No curso, os participantes irão aprender como utilizar melhor os infográficos para comunicar informação. Não é exigido nenhum conhecimento em desenho ou em software específicos. . “O importante é se educar para pensar de maneira mais visual, algo que está ao alcance de praticamente qualquer um. Essa mudança de mentalidade é fundamental para o futuro do jornalismo”, explica o Cairo.
“Introdução à Infografia e Visualizaçao de Dados para Jornalistas” é direcionado aos jornalistas sem experiência em design que tenham interesse em aprender como organizar coberturas com infográficos, mas também está aberto a designers gráficos e artistas que desejem entender mais de jornalismo e da infografia.
As inscrições poderão ser feitas até as17h (horário de Austin, no Texas) do dia 12 de outubro no link:http://knightcenter.utexas.edu/es/node/7560. O programa do curso é dividido em módulos semanais, com presentações audiovisuais e endereços online para consulta. A cada semana haverá exercícios e discussões.
O instrutor Alberto Cairo é responsável pelo departamento de Infografia da revista brasileira Época. Também já foi professor do programaMaster em Jornalismo, no Brasil, e daUniversitat Oberta de Catalunya, na Espanha. Lecionou ainda na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e naUniversidade Carlos III, em Madrid. Entre 2000 e 2005, foi Diretor de Infografia Interativa do El Mundo, período em que o jornal espanhol ganhou prêmios da Society of Newspaper Design (SND) e do Malofiej. Cairo escreve no blog Periodismo con Futuro, do El País, e é autor de dois livros sobre infografia.
Centro Knight
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado pelo brasileiro Rosental Alves na Escola de Jornalismo da Universidade do Texas em Austin em agosto de 2002. Seus recursos são oriundos de doações da Fundação JohnS. e a James L. Knight. O Centro Knight também recebe contribuições de outros doadores, com as Fundações Open Society e aUniversidade do Texas em Austin. O Centro Knight busca com seus cursos contribuir para melhorar a qualidade do jornalismo praticado nos países da América Latina e do Caribe.
A melhor maneira de lembrar do guru da tecnologia, Steve Jobs (1955 - 2011), é usando a própria tecnologia. Afinal, seu sonho era que um dia os computadores "quase pudessem ter ideias".
O Twitter é apenas para falar banalidades ou acompanhar o que dizem as pessoas que você segue, correto? Não necessariamente. A equipe médica de Geoff Nestor, que sofria de epilepsia há oito anos, utilizou a rede social que já ultrapassa os 250 milhões de seguidores para testar uma nova modalidade de interação on-line: narrar uma cirurgia no cérebro do paciente, que estava internado em um hospital regional dos Estados Unidos.
Um notebook e alguns smartphones foram utilizados para a narração do procedimento cirúrgico via Twitter, que tinha como objetivo compartilhar informações sobre a operação (como passo a passo da cirurgia e fotografias) com outras pessoas que têm a mesma doença. E o paciente concordou com a transmissão de todo o processo pela rede social: “Se eu puder ajudar os outros, quero que eles veem o máximo possível de cada passo da cirurgia”, disse Geoff Nestor.
De acordo com o portal G1, com base em informações do canal TodaysTMJ4,"milhares de pessoas seguem o centro médico no Twitter e tiveram a chance de ver os procedimentos de uma cirurgia em primeira mão na última terça-feira (27). Os médicos que participaram da operação publicaram fotos e frases como: 'Agora estamos implantando um osso artificial'. Durante a cirurgia, Geoff foi acordado e contribuiu para a conversa on-line no Twitter".
O YahooContributor Network, rede de jornalismo colaborativo que atualmente está disponível apenas nos Estados unidos, terá uma verão brasielira, com o nome de Yahoo! Rede de Contribuintes. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de comunidades do Yahoo, Luke Beatty (veja entrevista), em uma palestra do evento Digital Age 2011, realizado entre os dias 28 de 29 de setembro, em São Paulo.
A versão brasileira deve ser implantada até o final de 2011. Beatty explicou ao IDG Now que já existem 700 colaboradores no Yahoo! Answers, e que estes serão selecionados segundo critérios como atividade e respeitabilidade. Depois, o site pretende abrir para a publicicação de conteúdo a qualquer usuário cadastrado, como nos EUA.
A escolha do Brasil foi justificada por ter um público “sofisticado” e uma rede de blogueiros “altamente engajada”, de acordo com o Portal Making Of. O Yahoo Contributor Network funcionada desde novembro de 2010, depois que o Yahoo, em maio daquele ano, adquiriu a Associated Content, plataforma de produção colaborativa cofundada por Beatty em 2005.
The Huffington Post
Quem também deve desembarcar no Brasil é o site de notícas The Huffington Post. A previsão é para novembro deste ano, segundo reportagem do jornal O Globo. Arianna Huffington (veja entrevista), responsável pelo site, esteve em setembro no país e ressaltou as características positivas do mercado local, como o “seu crescimento econômico e seu potencial no futuro”. Além dos EUA, o The Huffington Post tem versões no Canadá e Reino Unido e breve estará na França.
Será lançada nesta quinta-feira (6) pela Warner a série “Aim High”, que terá seis capítulos. Engana-se quem pensa, porém, que se trata de apenas mais um programa de televisão. A proposta é, na verdade, ser um web-seriado, ou seja, utilizar a interação com o espectador, por meio de perfis no Facebook, com a intenção de ser um programa social.
A peça-chave da série é o internauta: o programa será exibido em sua fan page no Facebook e vai utilizar programas de computador para acessar os perfis dos usuários que curtirem a página. “O show se torna pessoal. A música que os personagens ouvem sai da sua playlist, as fotos das paredes também… Tudo vai sair do seu perfil. Pela primeira vez, é possível realizar uma interação como essa. É uma experiência mais íntima”, explicou o diretor McG à agência de notícias Reuters.
Com estreia prevista para o dia 18 de outubro e protagonizada por Jackson Rathbone, da série “Crepúsculo”, o programa se concentra na vida de Nick Green, um aluno de ensino médio que se torna agente do governo e participa de missões secretas. As informações são do site TechTudo, que publicou uma matéria sobre o assunto na última quinta-feira (29).
O quadrinista Gus Morais tem um blog e escreve mensalmente sobre a internet e as nossas vidas. Quem não é tão velho nem novo demais vai se identificar e se emocionar ao reelembrar alguns episódios da rede que certamente fazem parte da nossa história. E quem não passou por nada disso vale conferir como a internet evoluiu.
A Folha de S.Paulo reformullou a sua página "Painel do Leitor" na Folha.com . As opiniões dos leitores receberam mais destaque e sua participação está sendo valorizada na produção do conteúdo. Com a mudança, a seção "Semana do Leitor" não será mais publicada no Painel do Leitor, abaixo da coluna da ombudsman, passando a estar disponível aos domingos na Folha.com.
O "Painel do Leitor" antigo era uma extensão on-line da versão impressa do jornal. Com a reformulação, os leitores poderão enviar comentários sobre o conteúdo jornalístico publicado na Folha S.Paulo e na Folha.com, além da possibilidade de mandar notícias, fotos, vídeos e áudios.
O leitor pode enviar suas colaborações à seção "Meu Olhar", meuolhar@grupofolha.com.br. O serviço irá complementar o "Envie sua Notícia", que já é utilizado e que receberá mais destaque no site. Quanto à interação com os usuários, foi desenvolvido um espaço especial, o "Vi na Web", que permitirá o compartilhamento de vídeos.
Outra novidade na nova página será diariamente o resumo dos assuntos mais comentados nas redes sociais, na seção "As Últimas das Redes Sociais". Os e-mail antigos leitor.online@grupofolha.com.br e leitor@uol.com.br continuarão recebendo as colaborações do leitores.
A reformulação vem num momento de recorde de audiência do webjornal. De acordo com reportagem da Folha. com, em agosto de 2011 foram 21.356.390 visitantes e julho 19,3 milhões.
Alguns jornalistas estão a twittar freneticamente. Outros apenas estão conectados às publicações de outros colegas no Twitter. Outra parte está a twittar, a ler e a responder o que dizem seus leitores, conseguindo, algumas vezes, boas histórias dessa interatividade.
Para atender a este público, os jornalistas, existe agora o “Twitter para Jornalistas” que pretende aprimorar e melhorar a relação entre o Twitter e os profissionais da comunicação (repórteres, editores, produtores, redatores etc).
Para facilitar e ajudar o trabalho dos interessados, foi desenvolvido um tipo de manual que traz as hahstags para um eficaz aproveitamento das notícias e um buscador com uma lista de plataformas e programas para ampliar o alcance do Twitter. O manual está somente em inglês e divide-se em quatro partes:
· #Report, estratégias de buscas, como encontrar fontes de informação e dicas para usar o Twitter pelo celular. ·#Engage, traz um glossário de recomendações para twitear de maneira melhor e construir uma marca na rede. · #Publish informações sobre como fazer a publicação das mensagens em outras páginas e meios de comunicação. ·#Extra, serviço de atenção ao consumidor que inclui informações as plataformas oficiais do Twitter, como a TweetDeck ou Twitter para Mac.
As redes sociais são, cada vez mais, também um instrumento de trabalho para jornalistas em qualquer parte do mundo. Para ajudá-los nesse esforço de usar a rede, há alguns meses o Facebook fez algo especial para os profissionais da comunicação, criando a sua página “Facebook for Journalists”, que mostra como utilizar a rede social.