sábado, 21 de janeiro de 2012

Por que o sistema virtual do Enem apresenta falhas frequentes?

O Enem, nas atribuições, deixou de ser “apenas” o Exame Nacional do Ensino Médio. Hoje, o projeto que contou com apenas 115 mil inscritos no primeiro ano (1998), computou mais de 4,5 milhões  em 2011. O marco para tamanha expansão foi a unificação dos vestibulares, em 2009, a partir de um novo modelo de prova. O Exame agregou funções e ganhou o que queria: responsabilidade, grandeza, visibilidade e poder.  Adjetivos que o colocaram, ao mesmo tempo, capacitado para errar e alvo de maior investigação.

Com o crescimento do Enem, o maior uso da Internet (pela facilidade que proporciona de tempo e espaço) foi inevitável. O problema é que não havia - e não há - um sistema eficaz criado pelos responsáveis para lidar com tamanha demanda. Afinal, foi a primeira vez que se implantou algo tão grandioso, num país continental, e o despreparo tornou-se evidente. Basta uma análise dos últimos escândalos que envolveram o Enem, para se perceber o quanto ele precisa ser aperfeiçoado.

O Exame de 2011, ainda hoje, estampa diariamente manchetes de jornais. Quase sempre as notícias são negativas e revelam falhas do sistema virtual. Teve o caso dos alunos do colégio particular que tiveram acesso antecipado a questões, a falha de segurança com a divulgação do tema da redação antes do tempo mínimo estabelecido, o boletim da candidata que deixou a prova em branco e tirou nota maior que a mínima, a dificuldade de acesso ao SISU, a determinação da Justiça sobre a prova de redação  e diversos transtornos sofridos por estudantes do Brasil. Em 2010, vale lembrar o vazamento de informações sigilosas   de inscritos, também pela internet.

O espaço como fonte de notícia

     Italia (12/01/12) | Digital Globe 
A notícia, geralmente, busca-se “na rua”, em terra firme,  mas agora também se pode acessá-la desde o espaço. Há alguns dias a Digital Globe chamou a atenção pelo seu trabalho.  Suas fotos espaciais apresentaram a grandiosidade do navio Costa Concordia, com capacidade para quatro mil passageiros, que encalhou e está afundando, aos poucos, em Giglio, Itália.

 Japão (11/03/11) | Digital Globe
 Digital Globe  mais uma vez  gera notícia. Mas sua fama não é de agora. Ela foi conquistada, no ano passado, com as fotos da Central Nuclear de Fkushima depois do tsunami que devastou parte do Japão.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Estudo mostra que, na internet, as pessoas mentem duas vezes mais do que pessoalmente

 A internet faz as pessoas mentirem duas vezes mais do que pessoalmente. É o que aponta um estudo realizado no Reino Unido com 2 mil britânicos. De acordo com a pesquisa, encomendada pela empresa britânica de seguros EInsurence, as pessoas mentem em média 28 vezes por mês para amigos, familiares e colegas de trabalho nos meios digitais. Foi verificado ainda que os homens faltam com a verdade com mais frequência: eles contam em média 31 mentiras ao mês, contra 24 das mulheres.

“Segundo o psicólogo forense da UBC Okanagan, Michael Woodworth, a diferença acontece porque, quando as pessoas estão interagindo pessoalmente, existe uma coisa chamada ‘efeito motivacional de enfraquecimento’. O mentiroso deixa algumas pistas e geralmente demonstra algum nível de nervosismo, o que torna a história menos crível. Já o diretor-executivo da Elnsurence, Alan Sanderson, destacou que, embora seja mais fácil mentir online do que offline, a atitude também pode ter graves consequências. De acordo com ele, as pessoas não têm noção dos riscos, e agem de forma bastante diferente quando conectadas: ‘Plataformas digitais como o e-mail, celular e redes sociais revolucionaram a forma como nos comunicamos, mas nossa pesquisa mostrou que a falta de contato cara a cara encoraja as pessoas a contarem mais mentiras’, afirmou”, segundo o Daily Mail, que publicou uma matéria sobre esse estudo em sua página na internet no início deste mês

(A foto que ilustra este post foi publicada originalmente neste link.)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Facebook é mais popular que o Orkut

Recente pesquisa da comScore revela que o Facebook ultrapassou o Orkut e se tornou a rede social mais popular do Brasil. De acordo com o relatório, divulgado no último dia 17, o site atingiu a marca de 36,1 milhões de visitantes únicos em dezembro de 2011, o que representa um crescimento de 192% em relação ao mesmo período de 2010. Esse número não indica a quantidade de cadastrados na rede, mas o de pessoas que visitam suas páginas.

O engajamento dos brasileiros no Facebook também aumentou de forma significativa. Em dezembro do ano passado, o usuário do país gastava aproximadamente 4,8 horas no site. Em 2010, a média era de 37 minutos. A pesquisa ainda revelou que, atualmente, as mulheres gastam mais tempo conectadas à rede: elas passam 5,3 horas no site, já os homens dedicam apenas 4,1 horas. E, os usuários, são em sua maioria de idade entre 25 e 34 anos (30,6%).

"O Brasil sempre foi um mercado interessante para o setor e possui a quinta maior população nas redes sociais. Apesar da afinidade cultural, contudo, a adoção do Facebook era muito defasada", explicou Alex Banks, diretor da comScore no país. O executivo ressaltou que o cenário mudou em 2011, quando o site triplicou em audiência e alcançou a primeira posição no Brasil.

De acordo com a pesquisa, o Orkut segue como a segunda maior rede social no Brasil. Confira os números da comScore abaixo:

Facebook - 36,1 milhões de visitantes únicos
Orkut - 34,4 milhões
Windows Live Profile - 13,3 milhões
Twitter - 12,5 milhões
Vostu - 4,9 milhões
Google+ - 4,3 milhões
Tumblr.com - 4 milhões
LinkedIn - 3,1 milhões

SOPA/PIPA não: da Internet para as ruas


Centenas de pessoas foram para as ruas em Nova Iorque e São Francisco, nos EUA, nesta quarta, 18, por um motivo: protestar contra o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect Intellectual Property Act). Os manifestantes denunciaram a influência do dinheiro da indústria do entretenimento e de lobistas para que as leis fossem para a frente.

Os projetos de lei em andamento no Congresso americano pretendem dar um basta na pirataria online, mas virou polêmica: opositores acusam de serem uma forma de censurar a internet - enquanto que as indústrias cinematográfica e da música apoiam. O presidente Barack Obama também já se declarou contra e, se for aprovada pelo Congresso, a proposta depende do aval dele.

Os manifestantes foram para as ruas no mesmo dia em que mais de 10 mil sites realizaram ações contra os projetos. A versão em língua inglesa da Wikipédia ficou todo o dia fora do ar, enquanto o Google exibiu uma tarja preta em sua página inicial. No Brasil, sites como o do Instituto de Defesa do Consumidor, da Turma da Mônica e do músico Gilberto Gil também saíram do ar em protesto.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Twitter deve ultrapassar os 500 milhões de usuários em fevereiro

Meio bilhão de usuários: esta é a marca que o Twitter pode atingir em fevereiro deste ano, segundo estimativas do site Twopcharts. De acordo com este último, existem atualmente 466 milhões de contas no microblog das mensagens com até 140 caracteres, que está ganhando 11 novos usuários por segundo. Se o crescimento continuar nesse ritmo, o 500.000.000º usuário deverá se cadastrar no Twitter na madrugada do dia 26 de fevereiro.

No caso do Facebook, essa marca já foi atingida em 2010 e, até agosto deste ano, a rede social criada por Mark Zuckerberg deve chegar a 1 bilhão de usuários. Com relação ao Twitter, vale lembrar, porém, que não podemos nos deixar enganar pelo alto número de usuários cadastrados no microblog. Isso porque apenas uma parte deles utiliza, de fato, o site. Em outubro do ano passado, o CEO do Twitter, Dick Costolo, anunciou que o serviço possuía 100 milhões de contas ativas e metade delas era acessada diariamente.

As informações são do site The Next Web, em uma matéria publicada na última segunda-feira (16).


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Wikipédia sairá do ar para barrar lei antipirataria


A Wikipédia sairá do ar por 24 horas. Segundo o fundador da enciclopédia online, Jimmy Wales, a ação de quarta-feira tem o intuito de buscar apoio contra a proposta de legislação antipirataria nos EUA. Outros sites, como Facebook e Google, também podem promover um black-out na Internet.
A proposta de lei "Parem a pirataria online"  ("Stop Online Piracy Act", ou SOPA, no acrônimo original) tem sido fortemente contestada nos EUA. Wales diz que "essa é uma legislação escrita atrapalhadamente e que representa um perigo à Internet aberta".  Por isso, após uma votação entre os membros da comunidade de contribuintes e de editores da Wikipédia, foi tomada a decisão de retirar o site de língua inglesa, que recebe mais de 25 milhões de visitantes diário, do ar.
Quem entrar na página, amanhã, visualizará apenas conteúdo sobre os polêmicos SOPA e Protect Intellectual Property Act (PIPA). A ideia é encorajar o leitor, a partir das informações disponíveis na Wikipédia, a procurar um membro do Congresso do local e convencê-lo a votar contra a proposta de lei.
A disputa ainda está no começo e promete ser acirrada. O movimento pró-pirataria terá como adversários principais os estúdios de Hollywood e selos de música. Estes estão baseados no argumento de que a legislação é necessária para proteger a propriedade intelectual e empregos. 

Michelle Obama adere ao Twitter

De olho nas eleições presidenciais, a primeira-dama norte-americana, Michelle Obama, estreou, na semana passada, nas redes sociais.

A esposa de Barack Obama abriu uma conta no Twitter (@michelleobama) para ajudar na campanha para a reeleição do marido. Seguindo o mesmo sistema adotado pelo presidente Barack para gerenciar seu Twitter (@barackobama), a conta terá conteúdos escritos pela própria primeira-dama, que terão suas iniciais, e outros criados por assessores.

Algumas horas após anunciar seu perfil oficial, Michelle já somava mais de 40 mil seguidores - hoje, já passam dos 340 mil. Os gerentes da conta definiram o perfil virtual de Michelle Obama como "uma nova via para conectar-se com a primeira-dama e a campanha do presidente".

O presidente dos EUA foi pioneiro ao, em 2008, utilizar as redes sociais em sua campanha. Atualmente, Obama conta com 11,8 milhões de seguidores e mantém-se presente na rede mesmo após assumir a Casa Branca. Em julho do ano passado, Barack realizou uma entrevista via Twitter.

Informações da EFE.

Leia mais:

Michelle Obama é insultada em sua estreia no Twitter
Internet será arma crucial na campanha presidencial dos EUA


segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Menina prodígio da Microsoft morre de infarto aos 14 anos


A paquistanesa Arfa Karim Randhawa, que aos nove anos se tornou a mais jovem menina do mundo a ser aprovada no teste para certificação profissional da Microsoft, morreu neste sábado (14/01), aos 14 anos, após um infarto na cidade de Lahore, no Paquistão.

Em julho de 2005, a jovem realizou seu sonho e conheceu o fundador da Microsoft, Bill Gates, nos Estados Unidos. A jovem se interessou por tecnologia quando seu pai lhe comprou um computador, aos 6 anos de idade. O encontro de Arfa com Gates foi patrocinado pela Microsoft para apresentar a menina a companhia e dar uma chance aos funcionários para conhecer a garota. Arfa impressionou Gates com um poema que escreveu em homenagem a ele e também ao indagar sobre o pequeno número de mulheres no campus. "Deveria ser equilibrado", explicou a menina.

A menor, segundo a agência de notícias EFE, sofreu um infarto no dia 22 de dezembro e os médicos se mostravam pessimistas em relação ao diagnóstico. A especialista em informática será enterrada perto da cidade de Faisalabad, na província oriental de Punjab, da qual é originária.

MMA: Jornalistas travaram duelo virtual durante UFC 142

A popularização do MMA - Mixed Martial Arts (em português, artes marciais mistas), no Brasil, foi comprovada dia 14 com a realização do UFC 142. O evento, na capital carioca, teve três lutas transmitidas pela TV Globo, chegou aos 23 milhões de telespectadores e tomou conta do Twitter.

Durante as vitórias de José Aldo, Belfort e Toquinho, entre postagens diversas, as de Jornalistas merecem destaque. O embate virtual mostra que, apesar do sucesso do UFC no país (em breve o 2º mercado do mundo), ele não é unanimidade. Há quem goste, há quem deteste, há quem só faz piada e há quem nem considera esporte.

domingo, 15 de janeiro de 2012

E o relógios entram na onda da internet...


Depois dos televisores, agora os relógios são a nova ferramenta de acesso à Internet. A novidade foi apresentada na CES, maior feira de eletrônicos do mundo, em Las Vegas.

Segundo a Folha.com, o novo brinquedo dos tecnomaníacos é criação da Sony e da italiana i'm Watch, que utiliza o sistema operacional Android, do Google, para navegar na internet, dando ao usuário a opção de checar e-mails e acessar os mais diversos web sites.

Os modelos variam de U$ 350 a U$ 15 mil, a depender das funções e do design do produto. Além de dar acesso à internet, o relógio permite ainda a realização de chamdas telefônicas e o recebimento de alertas de mensagens novas do Gmail e atualizações de redes sociais como o Twitter e Facebook.

A previsão é de que no final de março seja lançado um SmartWatch touchscreen para se conectar com celulares através do Bluetooth.