sábado, 5 de maio de 2012

"Imagine um mundo sem direito à informação, a questionar ou a expressar uma opinião"

Apesar de que "expressar uma crítica, exigir responsabilidades e justiça são direitos inalienáveis a todos", somente "17% da humanidade goza de liberdade de expressão sem restrições", segundo informa a Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias.

Para marcar o dia da Liberdade de Imprensa, comemorado em 3 de maio, a entidade divulgou um vídeo mostrando como a falta da liberdade de expresão mina o direito a todos os demais direitos dos cidadãos e afeta aos profissionais de comunicação que, muitas vezes, acabam "vítimas de violência física e perseguições por parte de governos, grupos terroristas ou traficantes". Confira o vídeo.

Rede varejista usa Facebook e Twitter para contratar novos funcionários

As redes sociais se tornaram de vez ferramenta para quem busca um emprego, inclusive para os profissionais da comunicação. Uma prova disso é a seleção que a Pontofrio.com, site de e-commerce de empresa varejista do país, lançou nessa semana: selecionar novos analistas de redes sociais pelo Facebook e Twitter.

Para candidatar-se às vagas é preciso estar concluindo ou ser recém-formado em comunicação, jornalismo, publicidade, marketing ou rádio e tv e possuir boa redação. É imprescindível o domínio das ferramentas de gerenciamento de rede e mídias sociais, além de conhecer o catálogo de produtos da empresa.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um jornalista é morto a cada 5 dias no mundo, revela ONG

Neste ano, um jornalista foi assassinado a cada cinco dias no mundo. Essa estatística assustadora foi divulgada pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) nesta quinta-feira (3), o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em nota, a entidade informou que, "desde o início do ano, 21 jornalistas e 6 blogueiros perderam a vida, sobretudo em zonas de conflito, como Síria e Somália". Ainda no comunicado oficial, a RSF fez uma crítica aos líderes que, segundo a organização, atuaram como "predadores da imprensa" e qualificou o presidente sírio, Bashar Assad, e as milícias somalis como "verdadeiros açougueiros"

Ao todo, 41 organizações e líderes "hostis à liberdade de imprensa" foram listados pela ONG. A lista de inimigos da liberdade de imprensa elaborada pela RSF recebeu seis novos membros: o grupo radical islâmico da Nigéria, Boko Haram; a junta militar que governa o Egito; o ministro da Informação da Somália, Abdulkadir Hussein Mohamed; e Vasif Talibov, governante da região autônoma de Nakhchivan, no Azerbaijão. Também foram incluídos na lista os serviços de inteligência do Paquistão e o novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Facebook agora permite que usuários se declarem doadores de órgãos na rede social

Incentivar os seus mais de 900 milhões de usuários a combater a falta de órgãos necessários para realizar transplantes que podem salvar vidas: este é o objetivo do Facebook ao lançar, nesta terça-feira (1º), uma ferramenta para que os usuários se declarem doadores de órgãos. A rede social habilitou a categoria "Doador de órgãos" no perfil como parte da opção "Saúde e bem-estar", sob a epígrafe "Acontecimento cotidiano". 

Uma vez ativada, a condição de doador poderá ser compartilhada com amigos e com a família. O internauta poderá indicar onde reside, desde quando é doador e os motivos que o levaram a essa decisão. Para os executivos da rede social, o Facebook pode desempenhar um importante papel para conscientizar as pessoas sobre os benefícios da doação de órgãos pelo simples fato de os usuários contarem a seus amigos que são doadores.

domingo, 29 de abril de 2012

O título "notícias urgentes" é mal usado pelos meios de comunicação

Nos últimos anos, as redações de jornalismo vêm buscando integrar as publicações impressas ao online, o design na internet dos cibermeios vem sendo aprimorado, mas algo mais tem mudado no ecossistema dos meios de comunicação. O título “notícia urgente” que antes classificava apenas os fatos “quentes”, “de última hora”, virou uma regra nas chamadas do jornalismo. Essa é análise de Adrián Fernández, editor da BBC Mundo, em um artigo publicado em seu blog

O conceito de notícias urgentes foi inventado pela agência Associated Press no início do século XX, para definir e destacar as notícias mais importantes em processo de apuração. Mas, na atualidade, segundo Fernández, “praticamente qualquer notícia recebe o título de “urgente”, “alerta informativo” ou "flash" (breaking news em inglês)”, sendo usados de maneira excessiva.