sábado, 24 de março de 2012

Viciados em internet criam o Dia Nacional da Desconexão, nos EUA


Desde o anoitecer da sexta-feira (23) e durante todo este sábado (24) dependentes em tecnologia poderão (e deverão) desligar seus computadores, celulares e tablets e aderir ao Dia Nacional da Desconexão que, por enquanto, só existe no Estados Unidos mas, ganha adeptos ao redor do mundo.

O dia sem tecnologia acontece pelo terceiro ano consecutivo e serve como uma espécie de “sabbath”, período de recolhimento dos judeus. Aliás, o “jejum” é proposto justamente por uma organização livres e sem fins lucrativos judia chamada Reboot. O movimento proposto pelo Reboot ganhou o nome de “Ungligging” e teve ampla divulgação na internet.

O grupo propõe uma lista com dez mandamentos para que o viciado em tecnologia cumpra, durante o “Ungligging”. E cada adepto ao movimento terá a liberdade para praticar do jeito que quiser.

Os dez mandatos:1- Evite tecnologia;
2- Conecte-se com pessoas amadas;
3- Alimente sua saúde;
4- Saia ao ar livre;
5- Evite comércio;
6- Acenda velas;
7- Beba vinho;
8- Coma pão;
9- Encontre silêncio;
10- Retribua.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Um em cada cinco chefes usa redes sociais para avaliar candidatos em entrevistas de emprego, aponta pesquisa

Publicar no Facebook fotos da noitada regada a bebidas, reclamar de tudo e de todos no Twitter... Para o bem da sua carreira, é melhor pensar duas vezes antes de fazer coisas do tipo. Ainda mais se você está em busca de um (ou novo) emprego. De acordo com uma pesquisa realizada com 318 empresas — sendo 80% da Europa e 11% das Américas —, um em cada cinco chefes já dispensou candidatos por causa de seus perfis nas redes sociais.

O levantamento descobriu que, ao todo, 40% dos chefes utilizam as redes sociais como forma de avaliação em entrevistas de emprego. As mais visitadas por eles são, respectivamente, LinkedIn (74%), Twitter (67%), Facebook (64%) e Youtube (56%). Mesmo que a pessoa tenha um excelente currículo, a sua reputação se abala quando os empregadores resolvem avaliar o comportamento dos candidatos na Internet. “O homem do século XXI está aprendendo que cada ação deixa um rastro digital permanente”, afirmou Mads Christensen, diretor de relacionamentos da Eurocom Worldwide, empresa que realizou a pesquisa junto com a Six Degrees.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Google Street View lança imagens da Amazônia em 360º


O Google disponibilizou imagens da Reserva do Rio Negro, em 360º, nas ferramentas Street View e Maps imagens. Para alcançar tal feito, a equipe instalou câmeras em pequenos barcos e "passeou" pela região amazônica.

O trabalho, desenvolvido em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável, fotografou também as comunidades ribeirinhas e as trilhas no meio da floresta. Ao todo, segundo o Google, mais de 50 mil fotos foram registradas.

“Muitas áreas da Amazônia, incluindo a Reserva do Rio Negro, estão sob a proteção do governo brasileiro, com acesso restrito ao público. Por isso, esperamos que esta coleção possibilite o acesso a esse lugar especial do planeta, que muitos de nós não conheceríamos de outra forma”, escreveu Karin Tuxen-Bettman, líder de projetos do Street View, no blog da empresa.

Nos últimos meses, o Street View ampliou sua cobertura, fotografando o interior de lojas, parques, praias, estações de esqui e até regiões afetadas pelo tsunami no Japão.


FAKE: Mark Zuckerberg "está triste com os brasileiros"


A notícia se espalhou a partir de um site de humor, que "inventa" notícias com base em fatos reais, e alguns portais de notícias pelo Brasil saíram copiando. A notícia engraçadinha se baseia em uma entrevista, que não existiu, do fundador do Facebook ao canal CNN.

O texto diz que Mark Zuckerberg está triste com o comportamento dos brasileiros na rede social. "Se por um lado, os brasileiros fazem o Facebook crescer, por outro estragam tudo", teria declarado. E pior: "Qualquer serviço na Internet que tenha usuários brasileiros, em grandes proporções, vira um problema".

Confira a matéria completa: CNN diz que Mark está triste com o comportamento dos brasileiros no Facebook

Atualmente, o Brasil encontra-se em 4º lugar em usuários do Facebook, com 42,2 milhões cadastros. Dados levantados pela Socialbakers revelam que, se o Brasil continuar com o mesmo ritmo de crescimento, que foi de 20,03% em apenas um mês, o país será capaz de ultrapassar a Índia e a Indonésia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Hoje, o G17 publicou que o Google também está triste com os brasileiros. "O brasileiro trocou o Orkut pelo Facebook como troca um carro velho por um carro novo, sem dó nem piedade", disse um funcionário da empresa, que também está triste.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Com mais de 500 milhões de contas cadastradas, Twitter comemora aniversário de 6 anos


Tweet, trending topics, direct message, hashtag, (un)follow. Se você nunca ouviu/leu essas palavras ou desconhece o significado delas, está mais do que na hora de se atualizar a assuntos relativos a redes sociais e internet em geral. Isso porque o Twitter — microblog que recebe mensagens com, no máximo, 140 caracteres — completa, nesta quarta-feira (21), seis anos de existência.

No dia 21 de março de 2006, o co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, postava a seguinte mensagem: “just setting up my twttr”. Após seis anos no ar, o microblog conquistou milhões de pessoas ao redor do mundo, alcançando a marca de meio bilhão de contas cadastradas. Em pouco tempo, o Twitter se tornou um lugar na rede para trocar informações, saber das últimas novidades de quem seguimos e até reclamar dos serviços prestados por empresas. E até a palavra tuitar (postar uma mensagem nessa rede social) no dicionário entrou!
Outra demonstração da importância do Twitter está na sua capacidade de “furar” a própria imprensa. A morte da cantora Whitney Houston, em fevereiro passado, foi divulgada primeiro nessa rede social. Passados 27 minutos, os veículos jornalísticos começaram a noticiar o ocorrido. Esse é apenas um exemplo de como as mídias sociais estão produzindo informações cada vez mais rápido em relação aos meios de comunicação convencionais. 

terça-feira, 20 de março de 2012

‘Ativismo online funciona’


A Avaaz é uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global. Assuntos como desastres naturais, mudanças climáticas, corrupção, direitos humanos, mundo natural, paz, alimentos e produção agrícola são algumas das suas pautas atuais.

Avaaz, que significa "voz" em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem.

Confira entrevista concedida ao repórter Camilo Rocha (do caderno Link, do jornal Estadão) pela diretora de campanhas da rede, Emma Ruby-Sachs, sobre a repercussão do vídeo da campanha Kony 2012 e ativismo online.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Filha de Lord Byron foi a primeira programadora de toda a história

Pouca gente sabe, mas a filha do poeta britanico Lord Byron - Ada Augusta Byron King, a Condessa de Lovelace - foi a primeira programadora da historia. Durante nove meses, entre os anos de 1842 e 1843, Ada criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli, que constitui o primeiro programa escrito na história da humanidade.

Ada morreu em Londres, no dia 27 de Novembro de 1852, por causa de um câncer de utero. Cem anos depois, a máquina em que trabalhou - a analítica de Babbage - foi redescoberta e seu projeto e as notas entraram para história como o primeiro computador e software do mundo. Em 1980, o Departamento de Defesa Ameriano registrou a linguagem de programação Ada, em sua homenagem.

domingo, 18 de março de 2012

Articulação na Internet contra o AI 5 digital

Mais uma vez o projeto de Lei 84/99 conhecido como o AI 5 digital, que faz uma alusão ao ato decreto AI 5 da ditadura militar e dava total poderes ao regime militar, entrou esta semana na pauta da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado . 

O projeto do Dep. Eduardo Azeredo (PSDB), que tramita desde 2009, propõe novos crimes para o espaço cibernético, e tem gerado muita polêmica. Para os ativistas da internet o projeto restringe o uso da rede. A proposta que gera mais polêmica é o artigo que criminaliza o compartilhamento na rede “obter ou transferir, sem autorização ou em desconformidade com autorização do legítimo titular da rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, protegidos por expressa restrição de acesso, dado ou informação neles disponível.”

Assim que o projeto apareceu na pauta da comissão, rapidamente uma mobilização ocorreu pela internet para que fosse retirado. A articulação circulou através de um texto para que os usuários encaminhassem aos deputados da comissão e assim forçasse a retirada. O projeto foi retirado da pauta e será convocada uma audiência pública para debater.