terça-feira, 29 de novembro de 2011

Números revelam que vivemos com excesso de informação

12 mil livros simbolizam a quantidade de dados que cada habitante da Terra recebe diariamente
Atualmente, existem 325 milhões de sites na internet. No tempo que você leu essa frase, 20 milhões de e-mails foram enviados. No celular, 200 mil mensagens de texto são enviadas por segundo. Para assistir a todos os vídeos que são publicados em um dia na rede, uma pessoa levaria cerca de seis anos. Todos os dias, recebemos sete exabytes de dados, o equivalente à capacidade de armazenamento de 1,4 bilhão de computadores pessoais.

Para absorver toda informação que é publicada, seria o mesmo que cada ser humano ler cerca de 12 mil livros em apenas um dia. Esse levantamento foi feito pelos organizadores de uma mostra realizada no Museu da Comunicação, em Berna, na Suíça.

A intenção da mostra é alertar para os malefícios do excesso de comunicação e propor um tratamento para o problema. "Em princípio, a comunicação é algo importante, algo prazeroso, mas atualmente há um excesso de informação", explicou a diretora do Museu da Comunicação, Jacqueline Strauss.

"Você está estressado, sobrecarregado, esgotado?"
Antes de entrar para ver a exposição, é diagnosticado o nível de dependência de infomação de cada visitante e, de acordo o resultado, cada um pode entrar por portas diferentes. Para os "doentes" há dois tipos de tratamento intensivo: uma "sala de meditação", onde o visitante se acomoda em almofadas pretas, uma luz vermelha o obriga a fechar os olhos e uma voz feminina o convida a relaxar. E outro em uma sala laranja, onde um passeio pela natureza é simulado.

No final, uma máquina entrega ao visitante o medicamento Comucaína, que resume os principais conselhos dados na exposição.

A instalação fica aberta ao público até o dia 12 de julho de 2012 e oferece serviço online na Fanpage da exposição no Facebook.

Assista a reportagem de Pedro Bassam, exibida no último domingo, 27 de novembro, no Fantástico:
Exposição ajuda a eliminar o estresse provocado pelo excesso de informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário