terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Unidos contra o #Sopa

Google, Facebook, Twitter e Wikipédia estão juntos contra a lei antipirataria em discussão no Senado norte-americano.

Conhecida como S.O.P.A, sigla para Stop Online Piracy Act, a proposta quer atribuir a responsabilidade do conteúdo postado na internet por usuários aos sites. Se a lei passar, quando algum conteúdo postado no Facebook, por exemplo, for considerado ilegal, quem irá responder pela publicação é o próprio Facebook e não o usuário que colocou no site a publicação. Pelo projeto de lei, a pena para os sites incluem desde o bloqueio do endereço na rede até a prisão dos responsáveis por até cinco anos.

Os sites que são contra a S.O.P.A. estão preparando um blackout em protesto - a ação detalhada deve ser divulgada em breve. Facebook, AOL, eBay, Facebook, Foursquare, Google, LinkedIn, Twitter, PayPal, Wikimedia, Mozilla, Yahoo e Zynga estão agindo em conjunto através de uma associação, a NetCoalition. A Mozilla – dona do browser Firefox – já desligou seus serviços em um dia e a Scribd também já se manifestou contrária à proposta do Senado.

Veja a lista das empresas de internet que são contra a lei, aqui.

No último mês de novembro, uma carta foi enviada ao Congresso americano mostrando a preocupação geral em relação à lei e as consequências que traria para a indústria e para a “cibersegurança nacional”.

Leia mais sobre a S.O.P.A. aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário