quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Jornal desenvolve espelho que interage com usuário



Falar com o espelho é uma exclusividade da bruxa da história da Branca de Neve, correto? Não necessariamente. No que depender do laboratório de novas mídias do jornal "The New York Times" — que busca inovações tecnológicas na área da comunicação para antecipar novas formas de disseminação de notícias —, nós também poderemos falar com o espelho e pedir a ajuda dele para conseguir informações cotidianas, até mesmo sobre o que vestir, como mostra o vídeo acima, sobre o funcionamento do aparelho.

Intitulado “Magic Mirror” (Espelho Mágico, numa tradução literal), o projeto que pode tornar isso não apenas possível como também normal utiliza tecnologia do Kinect, da Microsoft, para detectar os movimentos de quem está na frente do espelho. Ele conta ainda com um sistema de reconhecimento de voz, que possibilita às pessoas falarem os comandos para o mecanismo.

Através desse espelho, será possível acessarmos o conteúdo do jornal enquanto escovamos os dentes ou usamos o fio-dental e até conferirmos informações sobre produtos farmacêuticos ou ainda consultarmos a prescrição médica para algum remédio. Segundo o colunista da Folha.com, Gilberto Dimenstein, quem preferir vai poder ainda utilizar o espelho para solicitar informações sobre trânsito e fazer a reserva num restaurante, por exemplo. Isso tudo num futuro não muito distante. Moral da história? É bom já ir treinando o famoso “Espelho, espelho meu...”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário