Tweet, trending topics, direct message, hashtag, (un)follow. Se você nunca ouviu/leu essas palavras ou desconhece o significado delas, está mais do que na hora de se atualizar a assuntos relativos a redes sociais e internet em geral. Isso porque o Twitter — microblog que recebe mensagens com, no máximo, 140 caracteres — completa, nesta quarta-feira (21), seis anos de existência.
No dia 21 de março de 2006, o co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, postava a seguinte mensagem: “just setting up my twttr”. Após seis anos no ar, o microblog conquistou milhões de pessoas ao redor do mundo, alcançando a marca de meio bilhão de contas cadastradas. Em pouco tempo, o Twitter se tornou um lugar na rede para trocar informações, saber das últimas novidades de quem seguimos e até reclamar dos serviços prestados por empresas. E até a palavra tuitar (postar uma mensagem nessa rede social) no dicionário entrou!
Outra demonstração da importância do Twitter está na sua capacidade de “furar” a própria imprensa. A morte da cantora Whitney Houston, em fevereiro passado, foi divulgada primeiro nessa rede social. Passados 27 minutos, os veículos jornalísticos começaram a noticiar o ocorrido. Esse é apenas um exemplo de como as mídias sociais estão produzindo informações cada vez mais rápido em relação aos meios de comunicação convencionais.
Mas nem tudo é um mar de rosas no microblog. “Como tudo na internet, o Twitter também é alvo de vírus e spam. De acordo com a BitDefender, companhia criadora do SafeGo, software para proteção aos usuários do microblog, pelo menos 1% dos 350 bilhões de tweets diários contém links para sites perigosos. Ainda segundo a empresa, cada usuário recebe em média 17 publicações contendo vírus. Isso acontece porque, como os internautas estão acostumados com a mensagem curta, acabam não se preocupando com os links que clicam”, de acordo com o site TechTudo.
Nesses seis anos de vida, o microblog já registrou vários casos em que usuários fizeram comentários considerados indecentes, racistas ou preconceituosos e foram banidos dessa rede social e até mesmo presos. Mas, para o bem ou para o mal, tudo isso ratifica a ideia de que o Twitter deixou de ser apenas uma ferramenta de relacionamento. Na verdade, ele consiste em uma maneira de se conectar com o mundo por meio de inúmeras possibilidades, tornando-se responsável por nos dar voz bem como por popularizar os assuntos e acontecimentos ao redor do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário