quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Facebook: novo mito sobre privacidade circula na rede


Mais uma bobagem está fazendo os usuários do Facebook perderem seu tempo compartilhando um alerta falso. O boato cita a reportagem do programa “Fantástico” que colocou um falso vidente, que “acertava” tudo sobre a vida das vítimas a partir de informações captadas no perfil das pessoas no Facebook.

O alerta afirma que “com as mudanças do Face, agora todos ficam sabendo de coisas de gente que nem estão nos nossos contatos, só porque um contato faz um comentário ou ‘curte’ algo de alguém”. E, seguindo a mesma ideia de pegadinhas antigas na internet, pede para que repassem o alerta e para que os amigos alterem as configurações de privacidade. O falso comunicado já virou corrente e já chegou até os diretores da rede social de Mark Zuckerberg.

O Facebook fez questão de desmentir: “Você é proprietário de todo o conteúdo e informações que publica no Facebook e pode controlar como eles serão compartilhados por meio das suas configurações de privacidade e aplicativos”, disse a companhia.

Se as pessoas seguirem o que manda o alerta falso, irão apenas deixar de receber notificações de comentários ou “curtidas” de seu amigo no Feed de Notícias, a página de atualizações do Facebook. As configurações de exposição na rede social podem ser alteradas de verdade quando o usuário vai em Conta, depois em Privacidade. Há também um controle das atualizações individuais pelo “X” que aparece nas atualizações de seu perfil.

Também não é verdade que se um dos seus contatos curtir um post, isso será publicado no Google ou que qualquer pessoa fora da sua rede poderá vê-lo – essa informação circula em outra corrente falsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário