sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um jornalista é morto a cada 5 dias no mundo, revela ONG

Neste ano, um jornalista foi assassinado a cada cinco dias no mundo. Essa estatística assustadora foi divulgada pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) nesta quinta-feira (3), o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em nota, a entidade informou que, "desde o início do ano, 21 jornalistas e 6 blogueiros perderam a vida, sobretudo em zonas de conflito, como Síria e Somália". Ainda no comunicado oficial, a RSF fez uma crítica aos líderes que, segundo a organização, atuaram como "predadores da imprensa" e qualificou o presidente sírio, Bashar Assad, e as milícias somalis como "verdadeiros açougueiros"

Ao todo, 41 organizações e líderes "hostis à liberdade de imprensa" foram listados pela ONG. A lista de inimigos da liberdade de imprensa elaborada pela RSF recebeu seis novos membros: o grupo radical islâmico da Nigéria, Boko Haram; a junta militar que governa o Egito; o ministro da Informação da Somália, Abdulkadir Hussein Mohamed; e Vasif Talibov, governante da região autônoma de Nakhchivan, no Azerbaijão. Também foram incluídos na lista os serviços de inteligência do Paquistão e o novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un


A ONG pediu também que a imprensa reflita sobre a proteção dos profissionais e de seus colaboradores e fontes. E exigiu que os Estados cumpram suas obrigações legais e respeitem a profissão. A nota aborda ainda a questão de Cuba, onde "os ataques contra a imprensa independente e os blogueiros não cessaram. Raúl Castro não se comporta melhor que seu irmão mais velho, Fidel, desde que assumiu oficialmente o poder em 2008".

Sobre essa questão do assassinato de jornalistas, vale a pena ler ainda este texto (em inglês) da Anistia Internacional sobre os ataques a esses profissionais ao redor do mundo. Em tempo: foram encontrados, nesta quinta-feira no México, os corpos de dois jornalistas que estavam desaparecidos desde a última segunda-feira.


(A foto que ilustra esta postagem foi publicada originalmente neste link.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário