domingo, 29 de abril de 2012

O título "notícias urgentes" é mal usado pelos meios de comunicação

Nos últimos anos, as redações de jornalismo vêm buscando integrar as publicações impressas ao online, o design na internet dos cibermeios vem sendo aprimorado, mas algo mais tem mudado no ecossistema dos meios de comunicação. O título “notícia urgente” que antes classificava apenas os fatos “quentes”, “de última hora”, virou uma regra nas chamadas do jornalismo. Essa é análise de Adrián Fernández, editor da BBC Mundo, em um artigo publicado em seu blog

O conceito de notícias urgentes foi inventado pela agência Associated Press no início do século XX, para definir e destacar as notícias mais importantes em processo de apuração. Mas, na atualidade, segundo Fernández, “praticamente qualquer notícia recebe o título de “urgente”, “alerta informativo” ou "flash" (breaking news em inglês)”, sendo usados de maneira excessiva. 



“Na maioria dos casos, as notícias não são importantes nem estão em apuração”, explica Férnandez. Em outros casos, embora as notícias possam estar sendo apuradas e sejam importantes, elas perdem o caráter da urgência porque já foram publicadas no Twitter e Facebook com mais antecipação. Por isso, de acordo com o jornalista, a BBC só usa urgente se for “absolutamente necessário”.

E você  concorda ou discorda que os meios de comunicação exageram no uso de alertas informativos? Dê a sua opinião aqui no Blog Interatividade.

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