quinta-feira, 10 de maio de 2012

O jornalismo e a revolução digital

"Estamos cada vez mais em um mundo de informação em tempo real", afirma Richard Gingras, chefe de Produtos de Notícias do Google. Para ele, os meios de comunicação precisam criar uma nova maneira de funcionar após um século desenvolvendo o mesmo formato ao repassar as notícias e defende ainda que jornalistas competentes são imprescindíveis, para garantir crebibilidade aos usuários, sendo mais importantes que as próprias marcas das empresas.

Gringras foi um dos convidados que participou, no mês de abril, em Madrid, do
Fórum Global dos Meios, evento organizado pelo Paley Center for Media, principal centro independente dos meios de Comunicação dos Estados Unidos, e pelo grupo espanhol PRISA, que entre outros meios inclui o jornal El País. O evento buscou discutir "a informação em tempo real e a reinvenção do jornalismo".

Estiveram apontando pespectivas aos meios de comunicação em suas palestras: Andrew Rashbass, conselheiro delegado de The Economist; Frank A. Bennack, vice-presidente de Hearst; Wolfgang Blau, diretor de Zeit Online; Vadim Lavrusik, diretor del programa de periodistas de Facebook; y John Paton, consejero delegado de Digital First Media. Confira o vídeo produzido por El País com as principais ideias dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário