quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Prefeito de Salvador ganha paródia nas redes

Não é só a presidenta Dilma Rousseff que ganhou uma sátira e caiu no gosto popular. De carona no sucesso do Dilma Bolada, perfil falso da presidenta no Twitter e no Facebook, o prefeito de Salvador ACM Neto também ganhou a sua página na rede, o Prefeito Netinho, para contar seus problemas do dia a dia e interagir com os “vassalos” baianos.

No ar desde outubro de 2012, mais de 65 mil pessoas já curtiram a página. Com uma descrição que já dá o tom de humor ao que seria uma característica marcante do político real, “Sou prefeito, sou soberano, sou retado. Sou Netinho, mas não o da COHAB. Sou fake, mas pode se curvar e dizer “Ave Neto”. O criador (ou criadora) do perfil se mantém no mais absoluto sigilo e não dá qualquer dica de quem possa ser. “Desista de obter informações pessoais!”, respondeu por e-mail ao Interatividade o dona (ou dona) da página.

Os posts lembram totalmente o estilo da Dilma Bolada e o dono não esconde que se inspirou nessa página ao criar o Prefeito Netinho. “Isso é notório e público. Nunca escondi. A diferença é que os textos, a linguagem e o dia a dia contado na página refletem a nossa gente (de Salvador).”

E a linguagem para lá de soberba e arrogante de Netinho, que trata carinhosamente seus fãs por “súditos” e “vassalos”, conquista mais do que ofende os internautas. “Muitos disseram que pagaram a cota única do IPTU só por causa do fake, outros escrevem que não iam muito com a cara de Neto e que depois do perfil estão até simpatizando com ele, alguns dizem que quando encontram Neto na rua gritam "Ave Neto" ou "BNMP", etc.”, conta a pessoa por traz do Prefeito Netinho.

E os políticos já perceberam que esse tipo de perfil tem mais a acrescentar na popularidade do que denegrir a imagem. Tanto que o perfil de Netinho tem entre seus seguidores pessoas que trabalham para Neto.  ”Acho que o prefeito deve curtir. E é pra isso mesmo, afinal Prefeito Netinho ama ACM Neto!

Prefeito Netinho junta-se ao grupo que cresce a cada dia de personagens que satirizam personalidades e até marcas. Alguns dos “homenageados” não se importam, como no caso de Netinho e da Gina Indelicada, que levou a fábrica de palitos Gina a investir nas mídias sociais contratando o próprio dono da página. Outros, porém, não se dão tão bem. Há poucas semanas, a dona da foto usada para representar a Irmã Zuleide, outro perfil falso famosíssimo nas redes, denunciou o dono do perfil que agora está sendo processado por uso indevido de imagem.

Por um lado essas páginas ajudam na interação e, principalmente, na criação da imagem de uma personalidade popular. Por outro, pode ultrapassar os limites do que é divertido para constranger pessoas. Tudo depende do ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário