sábado, 9 de fevereiro de 2013

Programa usa notícias para prever surtos e doenças



Que o jornalismo de hoje pode virar história amanhã muitos já sabem. Agora que ele também pode ajudar a prever o futuro é novidade. Mas um software, ainda em fase experimental, atesta que é possível, sim, detectar possíveis desdobramentos, como surtos e doenças, através da análise de fontes jornalísticas.

O programa de computador está sendo desenvolvido numa parceira da Microsoft com o Instituto Technion de Tecnologia de Israel, e utilizou na pesquisa duas décadas de matérias jornalísticas, principalmente do jornal The New York Times.

Segundo os pesquisadores do projeto, para que o software aumente suas chances de acerto nas previsões, são necessárias que outras fontes mais aprofundadas estejam armazenadas, como informações econômicas, sociais e políticas de cada lugar.


O software não deve ser lançado oficialmente no mercado tão cedo. As pesquisas devem continuar para mais análises, avisam os pesquisadores. Até o momento o programa já foi capaz de prever surtos de cólera em Angola, nos anos de 2006 e 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário