quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aplicativo transforma usuário de smartphone em repórter



De problemas da comunidade a concertos de música ou eventos esportivos: tudo pode virar notícia com o programa Meporter, que transforma os usuários de smartphones em repórteres diante de fatos que presenciarem. O aplicativo funciona como um tipo de rede social, porém destinada à publicação de informações pelos usuários de fatos importantes que estejam acontecendo em determinado momento.

A mecânica não é complicada e consiste em escrever, fotografar, filmar e publicar na internet, e, em seguida, compartilhar com os amigos e com qualquer pessoa relacionada ao assunto em questão. Para começar a utilizar o serviço, é preciso apenas se cadastrar na página do Meporter na internet e fazer o download gratuito do aplicativo para o smartphone.

“O aplicativo tem cinco abas: Map, Newswire, Post, Friends e Profile. Na primeira, ele mostra a sua localização e locais próximos ao que você está, como no Google Maps, por exemplo. Newswire é seu feed de notícias, que pode ser classificado em diversas categorias, entre elas vida noturna, notícias curiosas e esportes, por exemplo. Em Post, é possível publicar suas histórias. Friends é a lista de amigos e Profile o seu perfil”, explica o site TechTudo.

Na matéria sobre o aplicativo publicada na última quarta-feira (28), o TechTudo lista ainda os primeiros passos para utilizar o Meporter. Para ilustrar o tutorial, o site usa um hipotético acidente de carro como exemplo.

“Tire uma foto ou faça um vídeo; faça um check-in no local onde você se encontra no mapa; escolha a categoria em que a informação será publicada; escreva resumidamente o que está acontecendo; depois de realizar os passos acima, compartilhe as informações em suas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, e, é claro, no MePorter. Em apenas alguns segundos, sua história já estará online para seus amigos e para todos os usuários da região em que você estiver como uma notícia. Há a possibilidade de os leitores também interagirem com a publicação, comentando ou fazendo check-in como testemunhas do evento. Conforme o usuário for realizando mais e mais publicações, ele passa a receber prêmios parecidos com os utilizados no Foursquare. São selos que indicam o quão regularmente o internauta escreve, posta fotos, vídeos e etc. As insígnias ganhas podem ser trocadas por brindes posteriormente. Ou seja, além de atuar como repórter, você ainda pode ser recompensado por isso. E o melhor: usando um app gratuito”, finaliza o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário