sábado, 19 de novembro de 2011

Continente asiático tem os jornais de maior tiragem do mundo

Cinco dos 100 diários com maior tiragem do mundo se encontram no Japão. Essa informação e mais a quantidade de exemplares por cada mil habitantes em cada um dos países pesquisados são possíveis de análise no mapa criado por Mark Graham, Scott A. Halle, Monica Stephens e Corinne M. Flick, pertencentes ao Institude de Internet da Universidade de OxFord

De acordo com o mapa, que traz informações do 
Banco Mundial e do portal Newspapers 24, a maioria dos jornais com tiragem acima de um milhão de exemplares está no continente asiático. Reino Unido está à frente na tiragem na Europa. Na Espanha, a tiragem é entre 151 e 300 exemplares por cada mil habitantes.

Na América Latina, infelizmente, nenhum dos diários consegue alcançar a cifra de um milhão de impressões. No continente africano, somente o egípcio Al-Ahram, fundado em 1875, supera a cifra do milhão. Os 10 primeiros colocados mundiais são os seguintes :

1. Yomiuri Shimbun (Japan)
2. The Asahi Shimbun (Japan)
3. Mainichi Shimbun (Japan)

4. Nihon Keizai Shimbun (Japan)
5. Chunichi Shimbun (Japan)
6. Bild (Germany)
7. News of the World (UK)
8. The Sun (UK)
9. Sankei Shimbum (Japan)
10. Canako Xiaoxi (China)

No Brasil, os dados da ANJ (Associação Nacional dos Jornais) de 2010 apontam que a circulação diária de todos os jornais do país, um total de 652, chega a cifra de 8.358 milhões. Em uma comparação com o continente asiático, onde um jornal tem tiragem de mais de um milhão, percebe-se o quanto é preciso avançar no mercado local. Mais investimento em educação  e incetivo à leitura podem fazer a diferença.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário