“Falamos sobre televisão interativa há mais de 20 anos, esperando que uma plataforma ou caixa mágica finalmente apareça, mas talvez o Twitter seja, de fato, a plataforma para a TV interativa. Afinal, ele é simples, cada vez mais onipresente, trabalha em cima de qualquer sistema... e todo mundo já o usa para falar de televisão”, afirmou Robin Sloan na ocasião. Para exemplificar, ele citou exemplos como programas do canal Discovery que exibem tweets em tempo real e o uso de um "Twitter Jockey" (TJ) na premiação de videoclipes da MTV americana, que trabalhava os tweets recebidos à medida que as atrações se apresentavam no palco.
No Brasil, esse cenário também é facilmente perceptível. Sobretudo nos dias de jogos de futebol televisionados e no horário das novelas. Um exemplo recente consiste no último capítulo da novela “Insensato Coração”, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, exibida no horário nobre da Rede Globo. Logo após o término do capítulo final, o folhetim aparecia quatro vezes entre os assuntos mais comentados pelos usuários do microblog. A novela chegou até a entrar na lista mundial dos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter, com as hashtags #ProntoMorri — frase dita por Léo (Gabriel Braga Nunes) depois de forjar a própria morte — e #Vote Natalie, uma referência à personagem de Deborah Secco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário