quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Futuro da interatividade na TV passa pelo Twitter


O Twitter se prepara para ser o futuro da interatividade na televisão. Esta é a profecia do jornalista e criador de mídias Robin Sloan, que faz parte da equipe do microblog que conta com mais de 100 milhões de tweets diários. Em recente palestra na conferência NewTeeVee, em São Francisco (EUA), Sloan ressaltou que caberá ao Twitter a função de guia eletrônico de programação televisiva do futuro, como informou a coluna Digital & Mídia, da seção Tecnologia da página de O Globo na internet.

“Falamos sobre televisão interativa há mais de 20 anos, esperando que uma plataforma ou caixa mágica finalmente apareça, mas talvez o Twitter seja, de fato, a plataforma para a TV interativa. Afinal, ele é simples, cada vez mais onipresente, trabalha em cima de qualquer sistema... e todo mundo já o usa para falar de televisão”, afirmou Robin Sloan na ocasião. Para exemplificar, ele citou exemplos como programas do canal Discovery que exibem tweets em tempo real e o uso de um "Twitter Jockey" (TJ) na premiação de videoclipes da MTV americana, que trabalhava os tweets recebidos à medida que as atrações se apresentavam no palco.

No Brasil, esse cenário também é facilmente perceptível. Sobretudo nos dias de jogos de futebol televisionados e no horário das novelas. Um exemplo recente consiste no último capítulo da novela “Insensato Coração”, de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, exibida no horário nobre da Rede Globo. Logo após o término do capítulo final, o folhetim aparecia quatro vezes entre os assuntos mais comentados pelos usuários do microblog. A novela chegou até a entrar na lista mundial dos trending topics (assuntos mais comentados) do Twitter, com as hashtags #ProntoMorri — frase dita por Léo (Gabriel Braga Nunes) depois de forjar a própria morte — e #Vote Natalie, uma referência à personagem de Deborah Secco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário