sexta-feira, 30 de março de 2012

Motorista cego testa automóvel com piloto automático do Google

Com o intuito de avaliar o funcionamento de seu automóvel com piloto automático, o Google escolheu um motorista cego para o exame. A experiência foi registrada e a companhia publicou o vídeo no Youtube.

“Sem mãos, sem pés”, expressava Steve Mahan, com os braços para o alto, enquanto o veículo acelerava. A gravação intitulada 'Self-Driving Car Teste: Steve Mahan' mostra o passeio desse homem, com incapacidade visual de 95%, em um trajeto por sua cidade a bordo de um Toyota Prius equipado com a tecnologia do Google para autocondução.

"Estou muito acima do que se considera estar legalmente cego", comenta Mahan nas imagens, nas quais explica como a perda da visão lhe priva da realização de diversas tarefas e a relevância que representaria um automóvel como o da Google em seu dia a dia: "isto me daria independência e flexibilidade para ir a lugares onde tenho que ir e quero ir quando eu necessitar fazer coisas".

Em seu percurso, Mahan fez duas paradas: uma na pista de acesso para veículos de um estabelecimento de fast-food e outra no estacionamento de uma lavanderia para buscar roupas. Enquanto Mahan come tranquilamente o que encomendara, o volante viaja só e o carro circula seguindo as normas de trânsito.

O automóvel é equipado com um sistema de radares e lasers que oferecem a segurança necessária. O texto explicativo no YouTube ressalta que a condução com Steve Mahan foi realizada em "uma rota cuidadosamente programada" e que foi "um experimento técnico" que ofereceu "um olhar promissor sobre o que a tecnologia autônoma pode um dia conseguir se for obtida uma tecnologia rigorosa e com os padrões de segurança".

O Google acredita que os veículos não tripulados podem ajudar a reduzir os acidentes de trânsito e a realizar uma condução mais eficiente do ponto de vista energético.


Nenhum comentário:

Postar um comentário