domingo, 16 de outubro de 2011

Britânico acorda paralisado e é resgatado com a ajuda do Facebook


Trocar mensagens, postar e visualizar fotos, compartilhar links, informar-se das notícias que acontecem lá fora e também da vida dos amigos. Estas são algumas das possibilidades oferecidas pelas redes sociais. Mas a essa lista é preciso acrescentar uma nova função: salvar vidas. Foi exatamente isso o que fez o Facebook no último dia 9 de outubro.

Nesse dia, o fotógrafo britânico Peter Casaru (foto), de 59 anos, acordou paralisado em sua cama por conta de problemas na coluna (ele sofre espasmos nas costas desde uma queda de bicicleta há seis anos). Sem sentir as pernas, ele não conseguia se movimentar para chegar ao telefone e seu celular estava sem bateria. Chamar uma ambulância, parecia, então, ser uma missão impossível.

Porém, ele se lembrou do laptop. Após levar uma hora para rastejar até o computador, nele conseguiu escrever uma mensagem para seus contatos do Facebook: "Alguém ligue para a emergência, preciso de uma ambulância agora. Fraturei as costas. Estou preso no chão. Sem celular e óculos, digitando no laptop. Por favor, me ajudem", digitou.

A estratégia deu certo. De acordo com o jornal The New Zealand Herald, um vizinho dele, que estava a apenas seis milhas de Brecon, onde vive o fotógrafo, ligou para a emergência. E, em menos de vinte minutos, duas ambulâncias chegaram à casa de Peter Casaru. No hospital, ele recebeu a notícia de que poderia até ter morrido se não tivesse sido resgatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário