domingo, 9 de outubro de 2011

Cidadãos podem avaliar serviços públicos por meio de nova rede social



Incentivar a participação dos cidadãos nos assuntos municipais e avaliar a qualidade dos espaços urbanos: estes são os objetivos da "Myfuncity Cidades Sustentáveis", uma rede social lançada no Brasil na última quarta-feira (5). A partir de 12 indicadores relacionados ao trânsito, à segurança, ao meio ambiente, à saúde e à educação, os usuários podem avaliar, numa escala de 0 a 10, a qualidade das cidades.

Essas opiniões ficarão reunidas em um banco de dados e a pontuação recebida por cada indicador será utilizada para elaborar um mapa sobre a satisfação dos cidadãos com os serviços públicos de determinada cidade ou região. Através do Facebook e do Orkut, os usuários poderão dar sua opinião, além de poder trocar mensagens e fotos com outros participantes. A expectativa é alcançar 10 milhões de usuários no Brasil e 50 milhões no mundo até o fim do próximo ano.

Essa nova rede social faz parte do conceito civic engagement. "O civic engagement possibilita que um cidadão ativo participe na vida da comunidade, a fim de ajudar a moldar o futuro de determinada região. É uma plataforma capaz de nortear, através da colaboração dos usuários, as ações para tornar a cidade um lugar melhor de se viver", afirmou o presidente do Myfuncity, Mauro Motoryn, à Folha.com, que publicou uma matéria sobre o assunto na última quinta-feira (6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário