Não poderia estar mais enganado quem pensa que as redes sociais são apenas uma forma de duas ou mais pessoas ou organizações se comunicarem na internet. Na verdade, esses canais de comunicação vão além: eles dão voz a quem não antes não tinha e são uma ferramenta-chave para a existência de uma comunicação global. No Brasil para participar de um seminário sobre tecnologia, a especialista Jeanne Holm, arquiteta do conhecimento que participa de programas de comunicação digital na Casa Branca e na NASA, nos EUA, deu o recado: as mídias sociais podem erguer uma companhia a um patamar elevado junto aos consumidores, e, pelas mesmas razões, são capazes de destruir uma instituição em poucas horas.
“Entendido para além de uma simples ‘praça pública’ digital, o espaço online, quando bem usado, pode impactar o planeta de uma maneira que antes não seria possível. Em um mundo pré-redes sociais, se uma empresa fornecesse um mau serviço a uma única pessoa, a probabilidade de este se tornar um caso isolado era grande, como conta Holm. ‘Hoje, o usuário pode tuitar de uma loja e, em questão de segundos, milhares de pessoas - potenciais consumidores – saberão’, explicou.
Quando a especialista fala sobre a boa utilização das redes, ela se refere a não desprezar o sentido real e o primeiro dessas relações: a interação. ‘Ter uma página na web não é suficiente. As pessoas querem ouvir sobre você, saber o que os outros pensam sobre você e fazer perguntas’, explicou. Na NASA, por exemplo, os astronautas são encorajados a usar o Twitter do espaço para compartilhar a experiência deles diretamente com os usuários, humanizando um processo que, aos olhos de quem não faz parte dele, pode parecer intimidador”, afirmou em uma matéria publicada no portal Terra na última terça-feira (8).
Quando a especialista fala sobre a boa utilização das redes, ela se refere a não desprezar o sentido real e o primeiro dessas relações: a interação. ‘Ter uma página na web não é suficiente. As pessoas querem ouvir sobre você, saber o que os outros pensam sobre você e fazer perguntas’, explicou. Na NASA, por exemplo, os astronautas são encorajados a usar o Twitter do espaço para compartilhar a experiência deles diretamente com os usuários, humanizando um processo que, aos olhos de quem não faz parte dele, pode parecer intimidador”, afirmou em uma matéria publicada no portal Terra na última terça-feira (8).
Ao ser entrevistada pelo portal de notícias, a especialista comentou ainda o futuro das mídias sociais. Para Holm, os dispositivos móveis e toda a plataforma de mobilidade, que abrange serviços específicos e aplicativos voltados para o compartilhamento cada vez mais acentuado das experiências cotidianas, vão influenciar o futuro do uso das redes sociais, que deve ser intensificado por causa das novas tecnologias.
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