domingo, 6 de novembro de 2011

Jovens consideram internet mais importante que namoro e festas

Ao contrário de outras gerações, os jovens atualmente têm a internet como parte integrante de suas vidas bem mais que carros, namoros e festas. Esse é um dos resultados do novo Relatório do Cisco.

O 2011 Cisco Connected World Technology Report buscou identificar como a próxima geração de trabalhadores irá influenciar a sociedade, nos negócios, por meio de seu estilo de vida, na segurança corporativa, nas habilidades para competir etc. A pesquisa foi realizada entre estudantes e profissionais de até 30 anos de 14 países (Estados Unidos, Canadá, México, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Espanha, Alemanha, Itália, Rússia, Ìndia, China, Japão, Austrália), que responderam ao um questionário on-line. Veja metodologia.

Os dados mostram que um de cada três estudantes universitários e jovens profissionais considera a internet tão importante quanto as necessidades básicas humanas: como a água, o ar,  os alimentos e um teto para dormir. Outras informações surpreendestes são:
  • Dois terços dos alunos (66%) e mais da metade dos funcionários (58%) citam um dispositivo móvel (smartphones, laptop, tablet) como “a tecnologia mais importantes em suas vidas”. 
  • Menos de um em cada 10 estudantes universitários (6%) e funcionários (8%) disse que a TV é a tecnologia mais importante em suas vidas diárias. 
  • Mais de um em cada quatro estudantes universitários em nível mundial (27%) disseram que ficar atualizados sobre Facebook era mais importante do que festejar, namorar, ouvir música ou sair com amigos.
Outro relatório divulgado pelo Pew Internet também mostra uma mudança do 'mundo real'  em direção ao virtual quando se trata de conexão: 83% dos adultos americanos têm celulares e três quartos deles (73%) enviam e recebem mensagens de texto . Desse grupo, 31% disseram que preferem enviar mensagem do que falar ao telefone.  E os jovens adultos são os que mais enviam mensagens de texto. Os proprietários de celulares entre as idades de 18 e 24 de trocam em média de 109,5 mensagens por dia- mais de 3.200 textos por mês. 

O professor João Canavilhas também fez um estudo semelhante em Portugal. Entres suas descobertas está que a ligação dos jovens com a imprensa é sobre tudo com as publicações online, como os webjornais que eles leem mais de uma vez ao dia.


O mundo está mudando mais rápido que qualquer previsão ou pesquisa poderia antever, tendo a internet como o centro de tudo. E isso é evidente ao observar a maneira de agir da nova geração. Não é possível saber com segurança qual será a tecnologia preferida de uma criança, com 10 anos hoje, ao chegar a idade adulta.

Para saber mais sobre as implicações do estudo global da Cisco, confira o infográfico abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário