sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Filha do presidente de Cuba discute com blogueira no Twitter


Pouco menos de uma semana após criar uma conta no Twitter, Mariela Castro, a filha do presidente de Cuba, Raúl Castro, iniciou uma briga com a blogueira Yoani Sánchez no microblog. Ela e outros internautas teriam sido chamados de "parasitas deploráveis" pela herdeira de Raúl.

"Parasitas depreciáveis: vocês receberam a ordem de seus empregadores para me responder conjuntamente e com as mesmas frases predeterminadas? Sejam criativos" escreveu Mariela, refletindo o desdém dos líderes cubanos em relação aos que se opõem ao regime comunista de Cuba e a crença de que eles trabalham para seu inimigo de longa data, os Estados Unidos.

Esse pode ter sido o primeiro confronto direto entre um opositor às leis de Cuba e a um membro da família Castro, após anos de intrigas e desentendimentos entre os dois grupos.

Em seu blog Generación Y, conhecido internacionalmente, Yoani critica com regularidade a falta de liberdade no país comunista. "Quando é que nós cubanos sairemos de nossos armários?', perguntou, referindo-se à campanha de Mariela pelos direitos dos homossexuais, como chefe do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba.


"Tolerância é total, ou não é?", tuitou Yoani. Em seguida, Mariela respondeu dizendo: "Seu foco de tolerância reproduz os velhos mecanismos de poder. Para melhorar seus 'serviços' você precisa estudar".

Assim como está na vanguarda em Cuba no apoio aos direitos dos homossexuais, Mariela parece ser a primeira na família Castro a se engajar pública e diretamente no Twitter. Seu pai, de 80 anos, e seu tio, o ex-líder Fidel Castro, de 85, têm contas no Twitter, mas são usadas apenas para publicar artigos e colunas da mídia estatal cubana.

(do Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário