domingo, 18 de dezembro de 2011

Jogos interativos contam histórias jornalísticas

Buscando novas formas de contar histórias, cada vez mais, os jogos estão presentes nas publicações jornalísticas. O formato aproveita as possibilidades tecnológicas para noticiar de maneira mais atrativa e interessante ao público.

De acordo com Shannon Perkins, criador de Cutthroat Capitalism, um jogo que conta as histórias de ataques dos piratas somales, pela via lúdica é possível desenvolver temas subjacentes de uma história e informar melhor o público.

Com base num artigo publicado no Journalism.co.uk, fizemos uma lista de jogos interativos que contam histórias de uma forma diferenciada. 


Em abril deste ano, lainformacion.com fez um jogo que convida o leitor a colocar-se no lugar de Mourinho, o polêmico técnico do Real Madrid.  O jogo é uma batalha discursiva entre Mourinho e outros treinadores. Alberto Aranguren, Chiqui Esteban e Aitor Amorós são o criados da peça lúdica. 

Outro jogo interativo interessante foi o realizado pela BBC para ilustrar o recorde de habitantes alcançado pela Terra em 2011: os sete milhões de pessoas. Unas 339, 149 internautas compartilharam a aplicação em Facebook. 

O público também pode experimentar ser um pirata da Somália em Wired.com. O jogo permite vivenciar a captura de emabarcações no Golfo de Aden para depois negociar um resgate dos sequestrados. 

Também é possível encarnar os técnicos que trabalharam no resgate dos mineiros chilenos no jogo da compahia Root33.

O jogos ainda permitem revisar as promessas realizadas por Obama durante a campanha presidencial nos Estados Unidos, verificando quais foram cumpridas ou não. O jogo foi criado pela PolitiFact.

Decide os recortes do orçamento dos EUA 

Aos leitores do New York Times é dado a possibilidade de organizar e planejar os recortes do orçamento dos Estados Unidos por meio de um jogo. Onde reduzir e aumentar investimentos? É o usuário que decide. 

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