quinta-feira, 17 de maio de 2012

Mayara Petruso é condenada por ofender nordestinos via Twitter



No dia 31 de outubro de 2010, a estudante de Direito causou polêmica nas redes sociais por conta de um infeliz comentário: "Nordestisto (sic) não é gente. Faça um favor a Sp: mate um nordestino afogado!" O comentário preconceituoso se deu por conta da vitória nas eleições de Dilma Rousseff sobre José Serra. As ofensas publicadas em sua página no Twitter se converteram em denúncias e processos.

A jovem foi denunciada pelo Ministério Público com base no artigo 20, § 2º, da Lei n.º 7.716/89, que trata do crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional.

Nesta semana, Mayara Petruso foi condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de prisão pelo crime de racismo, por postar mensagens preconceituosas e incitar a violência contra nordestinos. A decisão foi da juíza federal Mônica Aparecida Bonavina Camargo, da 9ª Vara Federal Criminal em São Paulo.

A pena contra a estudante foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa. Mayara admitiu que publicou a mensagem e confessou ter sido motivada pelas eleições. Ela também disse não ter intenção de ofender, negou ser preconceituosa e se declarou arrependida. A estudante disse ainda que não esperava a repercussão que o caso teve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário