Valeria Lukyanova, 21 anos, é a mais nova celebridade da internet depois que começou a postar em seu blog pessoal fotos dela mesma como "a Barbie de verdade". Exatamente como o brinquedo famoso, a jovem tem cintura quase impossivelmente fina, seios grandes, rosto perfeito e cabelo loiro. Mas Lukyanova compartilha com Barbie mais do que isso: ambas têm um olhar vazio, sem falhas e emoções e um ego plastificado, dispensável e descartável.
Ao contrario de Pinóquio - o boneco que queria ser humano - Lukyanova cria sua propria fábula: transformando-se em plena mercadoria. Não importa aqui questionar a quantidade de cirurgias ou maquiagem que a ucraniana fez para se tornar uma boneca, mas qual a motivação que leva uma pessoa a abdicar de si mesmo para se transformar num modelo sintético, construindo sua identidade em cima de um ser irreal, cujo unico objetivo é o consumo?
Em vídeos postados no YouTube, como uma animação de um canal de entretenimento de Taiwan, usuários se perguntam também se a figura dela é saudável. Mas, dentro de um contexto onde a maioria das pessoas se apresentam como "historias" a serem consumidas publicamente no Facebook, não é de se estranhar que uma boneca se transforme em uma referencia para as jovens, como um brinquedo a ser desejado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário