segunda-feira, 16 de julho de 2012

Homens e mulheres discordam ao explicar porque as carreiras de TI são tão pouco atraentes para as mulheres

POST ORIGINAL:
Men and women disagree on reasons why IT is less attractive to women

Por que há tão poucas mulheres na profissão de TI? Homens e mulheres têm respostas diferentes para essa pergunta. Um homem responsabilirá a natureza nerd da TI e as falhas no sistema de ensino. Pergunte agora às mulheres e elas dirão que é uma combinação da cultura machista em TI e a necessidade de trabalhar muito mais duro para ser reconhecida. Mas tem uma coisa que ambos concordam: ser a minoria em uma equipe cheia de homens é um enorme impedimento.

Conduzida pelo ComputerWeekly, participaram da pesquisa 512 profissionais de tecnologia com experiência em todo o Reino Unido, dos quais 199 eram do sexo feminino e 313 do sexo masculino. Uma das conclusões é que 9 em 10 (86%) mulheres da tecnologia recomendam outra mulher para cargos similares. Mais da metade (58%) das mulheres disse que a cultura machista de equipes de TI diminui a vontade das mulheres de trabalharem no setor. Além disso, 52% disseram que isso acontece em função preocupações sobre ser a única mulher no departamento.

Em contraste, os homens vêem a imagem de nerd, associada com empregos de TI, como o maior motivo por que as mulheres fugirem das carreiras de TI. 61% dos homens acha que esta é a razão principal, enquanto as mulheres viram isso como um fator menos importante, ocupando apenas a quarta posição de uma lista de oito possíveis razões (veja a Figura 1).


Figura 1

Sheila Flavell, diretora operacional do Grupo FDM e vencedora do prêmio “Líder do Ano” da Everywoman da Cisco, disse: “Como uma mulher na área de TI, eu entendo que entrar num ambiente tão dominado pelos homens pode ser assustador, mas quando eu comecei logo ficou claro que existe uma rede de apoio para as mulheres na indústria que outros setores não oferecem.”

Harry Gooding, chefe de compromisso com o cliente em Mortimer Spinks, disse: “Estamos presos em uma situação catch-22 – as mulheres nem chegam a se candidatar para os cargos de TI devido ao pequeno número de mulheres em tais cargos.

“Grande parte do problema é a imagem. A indústria da tecnologia ainda precisa descobrir como vai fazer para atrair as mulheres trabalharem, e, rapidamente, elas descobriram como as carreiras são gratificantes e passaram a colocá-las como primeira opção.”

Ambos os homens (92%) e mulheres (90%) que trabalham no setor de tecnologia disseram que suas carreiras são gratificantes e não têm dificuldade de encontrar empregos. No entanto, duas em cada três (65%) mulheres disseram que se sentiam discriminadas em seus empregos por causa de seu gênero.

TI: carreiras agradáveis e gratificante

Segundo a pesquisa, dentro das equipes de tecnologia apenas um em cada sete pessoas são do sexo feminino.Ambos, homens e mulheres, querem mais diversidade dentro da indústria (ver Figura 2).


Figura 2

Dois terços dos homens (68%) e três quartos das mulheres (79%) entende que deveria haver mais mulheres nas equipes de tecnologia. No entanto, as razões pelas quais ambos gostariam de ver mais mulheres dentro de suas equipes revelou novamente uma diferença de opinião (ver Figura 3).

Figura 3

As mulheres apontam como os três principais benefícios de se ter mais mulheres, os seguintes:
  1. Comunicações melhor departamentais
  2. Melhor organizado
  3. Melhor ligação com os clientes
Já os homens apontaram os seguintes três motivos como principais:
  1. Ambiente mais criativo / inovador
  2. Um ambiente mais divertido
  3. Comunicações melhor departamentais
“Os resultados da pesquisa destacaram ainda mais que as mulheres são vitais nos papéis que desempenham atualmente na indústria de TI no Reino Unido. E os seus homólogos masculinos sabem reconhecer que o ambiente se torna mais divertido, criativo e inovador com comunicações mais claras devido as mulheres da equipe”, disse Flavell.

“Com resultados como esses, acho que é chocante que o sexo feminino represente apenas 7% do setor, precisamos fazer mais para atrair as mulheres”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário