segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Condenação da banda punk Pussy Riot expõe intolerância do Governo de Vladimir Putin

As redes sociais divulgaram, nesta sexta-feira, 17 de agosto, a condenação da Pussy Riot, uma banda punk feminista com letras que abertamente se opõem ao Governo de Vladimir Putin. A banda foi formada em setembro passado, depois que o Presidente afirmou que ia se candidar novamente ao cargo em março de 2012.

As integrantes, acusadas de vandalismo, foram consideradas culpadas por um tribunal russo e sentenciadas a dois anos de prisão. Criticando a pobreza, a corrupção e perda de direitor civis, a banda afirmou que a sua "oração punk" foi um ato político em protesto contra o apoio do líder da Igreja Ortodoxa Russa ao presidente Putin.


A música recheada de referências à intolerância das autoridades do país, repete: “Mãe de Deus, virgem, nos livre de Putin! Nos livre de Putin! Nos livre de Putin!”. A sentença da Justiça, causou protestos no mundo inteiro, além de Organizações em defesa da liberdade de expressão e celebridades como a cantora Madonna e Paul McCartney pediram a libertação delas.

Como resposta à condenação, as integrantes da banda de punk rock russa Pussy Riot divulgaram uma música intitulada “Putin acende a chama da revolução”, um dia após a sentença. Na letra, o grupo provoca o tribunal, que poderia ter condenado as cantoras a até sete anos de prisão, dizendo: "Sete anos não são suficiente para nós, nos dê 18”. Confira o video com a nova música abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário